Domingo, dia 14 de dezembro de 2025, com início às 9h, na Paróquia Menino Jesus, cidade de Canoinhas, estado de Santa Catarina, foi celebrada a Divina Liturgia de Ordenação Presbiteral do Diácono Alexandre Hanchuck, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Bispo Eparca Dom Meron Mazur.
Estavam presentes os seguintes padres, que concelebraram: Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior Provincial da Província Basiliana; Pe. Valdomiro Pastuch – Pároco em Canoinhas; Pe. Cláudio Melnicki – Pároco da Catedral de Prudentópolis; Irineu Vaselkoski – Pároco em Antônio Olinto; Pe. Neomir Gasperin – Pároco na Colônia Marcelino; Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco em União da Vitória; Pe. Luiz Pedro Polomanei – Vigário Paroquial em União da Vitória; Pe. Sérgio Chmil – Pároco em Cascavel; Pe. Clayton Katerenhuk – Pároco em Rio das Antas, Cruz Machado; Pe. Sandro Dobkowski – Pároco em Pato Branco; Pe. Edson Ternoski – Pároco da Arquicatedral em Curitiba; Pe. Michael Barbusa – Pároco em Dorizon; Pe. Samoel Hupolo – Pároco no Pinheirinho, Curitiba; Pe. Marcos Chmilowski, OSBM – Vigário Paroquial em Ivaí; Pe. Domingos Starepravo, OSBM – Diretor Espiritual dos Seminários Maiores ucranianos de Curitiba; Pe. Juliano Makoski, OSBM – Vigário Paroquial em Ivaí; Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Convento Basiliano de Iracema; Pe. Inácio Malinoski, OSBM – Mestre de Noviços em Ivaí; Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM – Vigário Paroquial em Ivaí; Pe. Paulo Serbai, OSBM – Superior do Convento Basiliano em Prudentópolis; Pe. Marcos Gery – Vigário Paroquial da Catedral em Prudentópolis. O Diácono Permanente João Basniak, residente na Colônia Marcelino, concelebrou nas suas funções litúrgicas.
Entre os convidados especiais, destaque-se a presença da Prefeita de Canoinhas Juliana Maciel.
A celebração contou com os serviços litúrgicos dos Diáconos Alexandre Hanchuck até o rito de sua ordenação, substituído depois pelo veterano Diácono João. Os Seminaristas Maiores de Curitiba serviram como acólitos e sacristãos. A cerimônia de quase três horas de duração foi toda transmitida pela equipe da PASCOM da Paróquia Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, município de São José dos Pinhais. A cantoria da celebração litúrgica ficou por conta do Coral da mesma Paróquia, sob a regência do Maestro Leonardo Davibida.
Vindo em procissão, os celebrantes se posicionaram na entrada da igreja. O Bispo Eparca foi recepcionado primeiramente pelas crianças da catequese que cantaram uma linda canção ucraniana. Alguns membros da comunidade o acolheram com pão e sal, proferindo palavras de agradecimento por sua presença em ocasião da ordenação presbiteral do Diácono Alexandre Hanchuck. O Pároco Valdomiro fez a saudação ao Eparca, ao Superior Provincial, aos sacerdotes e diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e a toda comunidade presente. Ele disse que o dia da ordenação presbiteral é um dia muito especial na vida de um jovem que se entrega totalmente ao serviço da Igreja. Destacou que a ordenação do Diácono Alexandre é um marco para a comunidade, pois é a primeira celebração do rito de ordenação presbiteral ocorrido na Paróquia Menino Jesus. A ordenação é considerada um dos momentos mais importantes da vida religiosa cristã, marcando oficialmente o início do ministério sacerdotal, com a missão de servir às comunidades, celebrar os sacramentos e fortalecer a fé dos fiéis.
Os celebrantes adentraram o templo, dando continuidade à celebração.
Em sua homilia, Dom Meron saudou todos os padres, religiosas, religiosos, seminaristas, catequistas e todos os fiéis que se fizeram presentes nesse dia tão especial. O Bispo ressaltou que a Igreja Greco-Católica Ucraniana se alegra nesse dia, pois o Senhor envia mais um operário para a sua messe. A vocação do jovem Alexandre amadureceu na fé de sua família, na vida paroquial, no testemunho dos padres e na perseverança do seminário. Sendo assim, a Igreja louva a Deus por mais essa vocação sacerdotal.
Ao final da celebração, em seus agradecimentos especiais, o neossacerdote Alexandre dirigiu-se a Dom Meron, ao Pe. Edson Ternoski, ao Pe. Neomir Gasperin. Ele agradeceu também à Comunidade da Paróquia Santíssima Trindade, à equipe da PASCOM e também ao coral que cantou a Divina Liturgia. Externou agradecimentos à Comunidade da Paróquia Menino Jesus, bem como à Paróquia de Cascavel e a da Catedral da Eparquia da Imaculada Conceição de Prudentópolis. Agradeceu a todos os presentes e todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente no seu processo de discernimento vocacional até o presente momento.
Após a Divina Liturgia, a programação festiva seguiu com o almoço de confraternização por adesão ao meio-dia, com churrasco e pratos típicos, como “varennykys”, saladas e serviço completo de bar e cozinha. Às 14 horas, ocorreu a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Soloveiko da Colônia Marcelino, reforçando a ligação cultural com a tradição da comunidade.
Louvado seja o Senhor da messe pela vocação correspondida do Padre Alexandre Hanchuck! Que seja ele sempre um fiel servidor do Reino e da Igreja! Que Maria, Mãe de Jesus e dos sacerdotes, o acompanhe sempre!
Texto: Seminarista Willian Carlos Ferreira
Fotos: Eugenio Szeliga