Administratura de Canoinhas tornou-se Paróquia

O domingo do dia 13 de dezembro de 2015 foi muito especial para a comunidade católica ucraniana de Canoinhas e comunidades adjacentes: a Administratura Menino Jesus foi elevada ao status canônico de Paróquia e o Pe. Daniel Horodeski tomou posse como o primeiro Pároco.

As atividades pastorais mais remotas remontam aos anos 30 e as mais próximas – aos anos 50. Mais recentemente, no dia 31 de outubro de 1967, sob a presidência e orientações do Pe. Voldemiro Barabach, vários membros da comunidade ucraniana se reuniram no antigo pavilhão da igreja latina Cristo Rei em Canoinhas. Durante esta reunião foi debatida a necessidade de formar uma comunidade organizada e vivente da fé católica no próprio rito. O objetivo principal deste evento era iniciar “a obra reativadora da comunidade ucraniana em Canoinhas”. Constava em pauta a constituição do primeiro Conselho Administrativo, sendo eleito o Sr. Júlio Sidorak como presidente-executivo. Na mesma reunião, foram traçados os seguintes objetivos: 1) aquisição de um imóvel na cidade; 2) construção de um pavilhão; 3) construção da igreja do rito ucraniano. Todos os projetos foram competentemente executados. A construção da igreja se concluía até a véspera da sua inauguração, que se realizou no dia 22 de agosto de 1982, data em que foi criada a Administratura.

Desde 1972, as Irmãs Basilianas marcaram uma presença positiva no desenvolvimento e na direção da vida da comunidade ucraniana. Elas sempre ajudaram na catequese, na sede e nas colônias, no ensino do canto litúrgico, na preparação do altar e de tudo o que se faz necessário para as celebrações da Divina Liturgia e outros cultos. Através da atividade escolar, elas também colaboraram para que as crianças herdassem experiências religiosas positivas e muitas delas demonstram isso na idade adulta. O seu testemunho de pessoas consagradas foi sempre uma luz que iluminou espiritualmente a comunidade de Canoinhas.

A caminhada eclesial continuou firme, com momentos de louvor e também momentos de fraqueza. Por causa de alguns problemas surgidos nos últimos anos, a Metropolia não possuía sacerdotes do clero diocesano em número suficiente para atender as necessidades pastorais. Então, o Pe. Basilio Koubetch, pertencente à Província Basiliana, vindo de Curitiba, por quase dois anos, cumpriu a função de Administrador.

Dentro do projeto “Paróquia Viva: lugar de encontro com Cristo vivo” da Igreja Católica Ucraniana e também considerando o projeto da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil “Nova Paróquia: comunidade de comunidades”, a recém-criada Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba, tendo à frente o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, decidiu criar a Paróquia de Canoinhas com o objetivo de poder oferecer uma assistência pastoral mais adequada e mais profunda, dentro do sentido que vem sendo impresso à Igreja pelo Papa Francisco para que o “pastor sinta o cheiro das ovelhas”.

Na tarde do dia 13 choveu torrencialmente e isso dificultou bastante a chegada de mais paroquianos da sede e das localidades adjacentes para a Divina Liturgia em que foi criada a nova Paróquia e foi dada a posse a seu primeiro Pároco. No entanto, os “corajosos” presenciaram uma celebração bela e comovente. Com a chuva dando trégua, às 18:40, na entrada da igreja, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e o Pároco nomeado Daniel foram recepcionados pelas lideranças paroquiais. A menina Sofia Bobko Rosa Gulicz falou umas palavrinhas e uma jovem integrante do grupo folclórico de Três Barras entregou ao Metropolita um buquê de flores. A saudação com o pão e sal foi feita pelo casal Clemente Chupel e sua esposa Tereza. O Presidente-Executivo Sr. Luiz Amarildo Pereira discursou em português. Em ucraniano, saudou os celebrantes o Sr. Nicolau Arendarchuk – Secretário do CAP.

Após os “tropários”, o Chanceler da Metropolia Pe. Basilio Koubetch, OSBM fez a leitura dos decretos de criação da Paróquia e nomeação do Pároco. A seguir o Pe. Daniel Horodeski fez o juramento como primeiro Pároco da Paróquia Menino Jesus de Canoinhas. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre os planos da Metropolia e desejou ao Pároco Daniel muito sucesso em seu novo rebanho. Com o Ano da Misericórdia aberto e a proximidade da Festa de Natal, o prelado desejou a todos que o Menino Jesus renasça em todas as mentes e corações e também nas famílias e comunidades.

A Divina Liturgia foi concelebrada pelos já citados Padres Daniel e Basilio e ainda pelos seguintes sacerdotes: Pe. Valmor José de Deus – Pároco latino da Matriz Santa Cruz, Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Pe. Sandro Dobkowski – nomeado Reitor do Seminário de Mallet. O Diácono João Basniak de Mallet prestou o serviço litúrgico e os Seminaristas de Curitiba Juliano Rumoviski, João Kerniski, Samoel Hupolo, Michel Barbusa e Thiago Protexe serviram como acólitos. O coral da jovem Paróquia de Mafra, sob a direção de Marcos Aurélio Barão, abrilhantou a solenidade com sua cantoria possante e afinada.

Antes da bênção final, tomaram a palavra: o Ex-Administrador Pe. Basilio para dar um “até breve” e agradecer pela oportunidade de poder trabalhar pastoralmente em Canoinhas, o que foi para ele um “aprendizado”; e o Pároco Daniel, colocando-se à disposição para dar o melhor de si no pastoreio que hoje inicia, com as orações de todos.

Todos os presentes foram convidados para o coquetel servido no salão paroquial. O juveníssimo grupo folclórico ucraniano de Três Barras alegrou os convidados com algumas danças.

Que o Menino Jesus ilumine sempre o jovem Pároco Daniel Horodeski e todos os seus paroquianos da nova Paróquia de Canoinhas!

FOTOS
1. Recepção do Arcebispo e do Pároco
2. Leitura dos decretos – Chanceler Pe. Basilio Koubetch, OSBM
3. Pe. Daniel Horodeski faz o juramento como Pároco
4. Fieis, coral de Mafra
5. Pe. Basilio se despede
6. Pe. Daniel profere seu primeiro discurso oficial
7. Celebrantes e acólitos
8. Família do Pároco
9. Grupo folclórico de Três Barras
10. Coquetel