Abençoada virada

Duas paróquias ucranianas vizinhas, Sagrado Coração de Jesus de Mallet e São José de Dorizon, encerraram o ano velho de 2019 e iniciaram o ano novo de 2020, em alto estilo, com muita alegria e satisfação, mas também com fé e esperança, presenciando a celebração litúrgica de uma Ordenação subdiaconal e festejando um Padroeiro, dentro do tradicional contexto festivo e eufórico da virada de ano. Por isso, foi uma virada abençoada.

No último dia do ano, na igreja de Mallet, com início às 20 horas, foi celebrada a Divina Liturgia durante a qual os Seminaristas Samoel Hupolo e Michael Barbusa receberam as Ordens Menores – Ordenação Subdiaconal, que não é ainda o Sacramento da Ordem, mas que prepara e habilita os candidatos para as Ordens Maiores – Diaconato e Presbiterato. Familiares dos dois Subdiáconos vieram em bom número de Lageado, “querência” do Samoel, e União da Vitória e Porto União, origem do Michael, para rezar por eles e apoiá-los na caminhada sacerdotal. Chovia copiosamente – uma bênção, porque a chuva era esperada.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Pároco Ireneu Vaselkoski, que fez a função do arquidiácono, e o Diácono João Basniak, em seu comum serviço litúrgico. Em sua homilia, Dom Volodemer primeiramente manifestou contentamento em ter em breve mais dois jovens presbíteros para os diversos serviços administrativos, formativos e pastorais na Metropolia. E como mensagem de final de ano, ele insistiu na atitude interior que cada pessoa deve ter para vencer os obstáculos e alcançar seus objetivos, sempre pensando no bem dos outros e do planeta.

No Seminário Menor São Josafat, o Sr. Cenesio Basniak preparou um bom churrasco a um pequeno grupo do “pessoal da casa” e alguns convidados a fim de comemorar a ordenação dos Subdiáconos Samoel e Michael e despedir o ano de 2019. Como nas grandes cidades, também em Mallet e Dorizon, tendo parado a chuva, o réveillon foi muito barulhento, reluzente e colorido. Se serve mesmo para “levantar o astral”, num sentido existencial mais abrangente, tudo bem.

Em Dorizon, a Divina Liturgia foi iniciada às 10h30min – para a maior parte de fiéis vindos das localidades vizinhas, porque os paroquianos estavam muito ocupados nos preparativos da festa. Mesmo festejando no domingo mais próximo ao dia 26 de dezembro, que é o dia do Padroeiro São José, a festa no dia 1º de janeiro se tornou tradicional, atraindo muita gente que quer começar o ano “em alto astral”. Para abrilhantar a celebração, foi convidado o grupo de cantores de Mallet, que está fazendo um trabalho de formação de um coral, aprendendo melodias coralistas, executadas “de ouvido”, o que, certamente, traz certa dificuldade harmonização. E o próprio reconhece que precisa ensaiar muito. Dirigido pelo Subdiácono Samoel Hupolo, que estava substituindo Tiago Henrique Oszust, o grupo cantou bonito, demonstrando importante potencial para formar um coral paroquial misto.

A celebração litúrgica foi presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada pelo Pároco Vassilio Burko Neto. O Diácono João Basniak e os Acólitos Jairo Kutianski (Dorizon) e Eduardo Barbosa Araújo (Mallet), sempre disponíveis, prestaram o devido serviço litúrgico.

Em sua pregação, Dom Volodemer comentou o dia de hoje como um dia “multifestivo”, de muitas festas, porque se inicia o novo ano civil, celebra-se o Padroeiro da Paróquia – São José, liturgicamente lembra-se a circuncisão de Jesus e a Festa de São Basílio Magno e, também, é o Dia Mundial da Paz. O Metropolita destacou principalmente dois pontos: 1) o ensinamento de São Basílio no que se refere ao tema do Sínodo dos Bispos, que propôs a reflexão sobre a comunhão e a unidade na Igreja com ações concretas; ele disse que a vida de comunhão é algo evangelicamente essencial para a fé cristã e para a Igreja; 2) a conversão ecológica, que já vem sendo discutida pelo Papa Francisco em seus documentos e pregações e foi lembrada com destaque na carta por ocasião do Dia Mundial da Paz. “Com tantas guerras, violência, desunião e exploração da natureza, que mundo deixaremos para os nossos filhos, netos e bisnetos?”, indagou. “Costurando” um pouco os temas, Dom Volodemer disse que não haverá paz sem respeito à natureza e sem espírito de comunhão.

Ao final, por ocasião do onomástico do Pároco Vassilio, o Metropolita dirigiu-se a ele, agradecendo pelos seus trabalhos prestados em nível de Paróquia e de Metropolia, sobretudo estando à frente do Projeto “Paróquia Viva” por alguns anos, e agora, sendo eleito pelo Clero, fazendo parte do Conselho Presbiteral; bem como fez votos de um ano bem vivido com as graças divinas e de profícuos sucessos pastorais à frente da Paróquia São José de Dorizon. Então, foi cantado um solene “Mnohaia lita”.

Terminada a celebração litúrgica, exatamente ao meio-dia, todos dirigiram-se ao enorme e bem ventilado salão de festas para o almoço festivo em homenagem ao Padroeiro São José e para iniciar o ano de 2020 com muita energia física e espiritual.

Com as orações de final e início de ano nas Paróquias e Comunidades e, principalmente, com os últimos eventos de Mallet e Dorizon, a Metropolia teve uma virada abençoada. E para que esse “clima” de réveillon continue no seu significado original – réveiller (francês) “acordar, deixar de dormir”, velare “fazer vigília”, não só para se divertir, mas para evitar o mal e fazer o bem – a Metropolia agradece a todos pelas felicitações e colaborações e deseja um abençoado 2020!

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Wilson Surmacz