42ª Romaria Penitencial em Iracema

No terceiro domingo da Quaresma, chamado Domingo da Veneração da Santa Cruz, dia 03 de março de 2024, na Paróquia Sagrada Família, em Iracema, Município de Itaiópolis, aconteceu a 42ª Romaria Penitencial.

No sábado, dia 02, ao anoitecer, durante a celebração da Divina Liturgia em português, presidida por Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita, concelebrada por Dom Dionísio Lachovicz – Exarca dos Católicos Ucranianos da Itália e pelo Pe. Emerson Sergio Spack, OSBM – Pároco foi abençoada a nova Via-Sacra, no estilo de ícones. Em sua homilia, Dom Volodemer destacou o significado da oração e contemplação da Via-Sacra, que nos faz entrar no cenário do Calvário e participar do mistério pascal – a morte e ressurreição de Jesus. No sentido prático, temos que viver a nossa própria Via-Sacra.

No dia seguinte, domingo, às 08:30, os celebrantes saíram em procissão da igreja Matriz até a capelinha da benção da água. O Pároco fez a recepção das autoridades e dos romeiros. Em seguida, Dom Volodemer fez, no breve formato, a bênção da água.

Logo, deu-se início à Via-Sacra, que foi dirigida pelo Revmo. Pe. Irineu Kraiczyi, OSBM, com os respectivos cantos entoados pelos cantores da Paróquia Coração de Maria, de Irati. O Pe. Irineu fez reflexões sobre a paixão de Cristo a partir do Evangelista Marcos.

Pelas 10 horas, iniciou-se a Divina Liturgia, presidida por Dom Volodemer, concelebrada por Dom Dionísio e pelos Padres Antonio Zubek, OSBM – Superior Provincial, Émerson Sergio Spack, OSBM – Pároco e Irineu Kraiczyi, OSBM – condutor da Via-Sacra. O Diácono Iwan Kerneski prestou os serviços diaconais litúrgicos. Esteve presente o Diácono Pedro Bodnar, de Papanduva. Os cantores de Irati conduziram a cantoria litúrgica. Dom Dionísio proferiu a homilia falando sobre a cruz de Cristo e dando testemunho de sua própria cruz: a experiência que teve ao vivenciar o estado de morte por causa do Covid, mas fazendo a entrega total a Cristo, e tendo a graça de ter voltado à vida milagrosamente.

Durante a Via-Sacra e a Divina Liturgia, os Padres atenderam confissões, constatando-se uma procura do Sacramento da Penitência muito significativa. Notou-se que a concentração dos romeiros durante a Via-Sacra e a Divina Liturgia foi marcante. O povo de Deus precisa de momentos mais intensos e profundos de espiritualidade.

Às 15 horas, na igreja Matriz, foi celebrada a Novena em louvor a São Josafat e os romeiros puderam receber a benção ministrada pelos Padres.

Secretariado Metropolitano