40ª Romaria Penitencial em Iracema

No domingo dia 15 de março de 2020, na Paróquia Sagrada Família em Iracema município de Itaiópolis, Estado de Santa Catarina, transcorreu a 40° Romaria Penitencial.

A programação iniciou às 08:30 na igreja onde transcorreu a bênção do iconostas, realizada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e demais sacerdotes presentes.

Em seguida foi efetuada a recepção das autoridades e dos romeiros pelo Padre Marciano Pensak OSBM, grande historiador da comunidade local e arredores, o qual em seu discurso apresentou a comunidade de Iracema com o seu morro denominado Monte Claro como um lugar de forte significado religioso. Com base no Antigo Testamento, sobretudo, no livro de Gênesis (Gn 34, 29; Gn 8,4 e Gn 22,2), apresentou a importância do morro/montanha, como um lugar de proximidade de Deus com o povo. Já com base no Novo Testamento, especificamente no Evangelho de Mateus 17,1, discorreu sobre o monte como um lugar da manifestação divina na pessoa de Jesus Cristo.

Apresentando um pouco da história da Via Sacra e da Romaria Penitencial, disse que tudo teve início no ano de 1895 quando chegaram os primeiros habitantes dessa comunidade, tendo como principal preocupação, que só foi realizada em 1898, a construção de uma igreja de madeira, dedicada a São José e, no pé do morro, uma escola.

No entanto, em 1903 com a chegada da Ucrânia do primeiro missionário nessa comunidade, Pe. Clemente Bzuchovski OSBM, foi efetuada a construção de igreja uma maior, também de madeira, a qual foi inaugurada em 1910. Simultaneamente foi construído um campanário e a residência dos padres que posteriormente foi ampliada para ser utilizada como um seminário.

Porém, na noite de 30 de abril para primeiro de maio de 1955, em um incêndio ocorrido após a novena e procissão a Nossa Senhora tudo foi consumido pelo fogo, sendo que somente a imagem de Nossa Senhora ficou intacta. Mas do mesmo modo, no dia 01 de maio a noite, por ocasião da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, ocorreu a procissão que levou a imagem da Nossa Senhora que se encontrava na igreja para a gruta.

Segundo Pe. Marciano, a nova igreja, já em alvenaria, foi inaugurada em 1959.

Naquilo que se refere a Via Sacra, a mesma foi construída do início até a parte de cima do morro sendo inaugurada no dia 15 de agosto de 1972. Durante a quaresma, em todas as sextas feiras os paroquianos, até os dias de hoje, se reúnem para celebrar a Via Sacra.

A ideia de convidar todos os fieis da então Eparquia, hoje Metropolia, para participarem, surgiu no ano de 1980 com o próprio Pe. Marciano que havia sido nomeado pároco nesse mesmo ano. Sendo assim, no ano de 1981 foi realizada a primeira romaria no dia 22 de março sendo celebrada até os dias atuais. Um fato importante recordado pelo Pe. Marciano, foi a sua participação em todas as 39 romarias anteriores e a 40 romaria realizada no dia de hoje.

Finalizando sua fala, Pe. Marciano recordou que, a paróquia Sagrada Família de Iracema é rica em pastoral, constando com 14 comunidades com 1350 famílias ucranianas. Também se trata de uma paróquia rica em vocações tendo 37 padres, 1 bispo, 6 irmãos religiosos, 50 irmãs da religiosas Servas de Maria Imaculada, 6 irmãs da Ordem de São Basílio Magno, 6 catequistas consagradas do Sagrado Coração de Jesus e 2 irmãs catequistas de Sant`Ana.

Após a fala do Pe. Marciano Pensak OSBM, o provincial dos padres basilianos, Pe. Antônio Zubek OSBM, apresentou alguns cuidados a serem tomados por causa da pandemia Corona vírus e aproximadamente as 09 horas da manhã, foi efetuada a bênção da água pelo Metropolita Dom Volodemer, com aspersão dos fiéis romeiros.

Tendo se findado este momento, se deu início a Via Sacra, a qual foi celebrada pelo Padre Ricardo Mazurek Ternoski, pároco da paróquia Santíssima Trindade de São Cristóvão, União da Vitória, cantada pelos seminaristas basilianos e os demais romeiros, os quais se deslocaram orando até o morro onde iria transcorrer a Divina Liturgia.

Sendo assim, por volta das 10 horas teve início a Divina Liturgia a qual teve como celebrante principal Dom Volodemer, sendo concelebrada pelos sacerdotes presentes e cantada pelo grupo de cantores da Paróquia Santíssima Trindade.

Em sua homilia, fundamentada na passagem bíblica do Bom Samaritano, o Arcebispo efetuou uma contextualização sobre a quaresma, uma reflexão sobre a campanha da Fraternidade bem como a necessidade de agirmos como Verônica e Simão Cirineu, ou seja, ajudando a aliviar o sofrimento daqueles que sofrem. Ainda discorreu sobre a pandemia do Corona Vírus. Dando sequência, abordou a realidade do mal e do pecado. Concomitantemente, discorreu sobre a finitude da vida. Por fim, falou sobre a vivência de um paradoxo, ou seja, de um lado a lei máxima do amor, que exige a empatia e, por outro, o distanciamento dos outros por causa do Corona Vírus, evitando o contágio exatamente por amor.

Tendo sido findada a Divina Liturgia, o Pe. Antonio Nazarco OSBM, pároco, ao fazer uso da palavra, realizou os agradecimentos as autoridades religiosas e civis, a todos que ajudaram na organização da romaria e a presença de todos romeiros. Após, todos os fiéis se dirigiram ao salão paroquial onde estava sendo servido o almoço.

Por fim, por volta das 14:30 os fiéis se reuniram na gruta onde ocorreu a celebração do Moleben pelo Arcebispo, o qual enfatizou a importância da Palavra de Deus, classificando-a como Palavra de amor e a Cruz como instrumento de salvação e manifestação da glória divina. Discorreu ainda sobre a necessidade de termos empatia pelo nosso próximo. Tendo terminado o Moleben, o Arcebispo com os demais celebrantes efetuou a bênção e a despedida dos romeiros.

Texto e fotos: Subdiácono Michael Barbusa