30ª Romaria Mariana em Antônio Olinto

No domingo, dia 19 de novembro, a Paróquia Imaculada Conceição e o Santuário Nossa Senhora dos Corais de Antônio Olinto celebraram a 30ª Romaria Mariana. Em preparação dessa romaria, houve um tríduo com uma programação especial. Estando ainda num ano vocacional, a motivação espiritual foi a vocação de Maria Santíssima: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). No convite ainda se lia: “Com Maria somos chamados a cumprir a vontade do Pai”. Toda a programação pretendia louvar Maria e contemplar as maravilhas que Deus continua realizando através de Nossa Senhora dos Corais. Completaram-se 30 anos de devoção à Padroeira do povo ucraniano no Brasil.

Dia 15 – Quarta-feira

No primeiro dia do tríduo, com início às 19:00, primeiramente foi rezado o Santo Terço dos homens e depois foi celebrada a Santa Missa. O Pároco da Paróquia latina São José, o Revmo. Pe. José Damião dos Santos Souza e comunidade se encarregaram da celebração.

O Pároco José fez uma reflexão sobre os dois pulmões da Igreja e destacou as qualidades espirituais da Comunidade católica ucraniana: a beleza do Santuário, o espírito de oração, a fidelidade às tradições religiosas e culturais, a devoção ao Ícone de Nossa Senhora dos Corais, a contemplação do mistério. Tendo afirmado “que gostaria de ter nascido ucraniano”, o Pe. José animou seus paroquianos latinos a virem com mais frequência rezar com os ucranianos no Santuário, “que é um lugar sem barulho, onde o silêncio leva à contemplação, à oração mais profunda”.

Dia 17 – Sexta-feira

No segundo dia do tríduo, às 17:30, no Posto Shell, entrada da cidade de Antônio Olinto, os membros das comunidades ucranianas da Matriz, Mico Magro, Campina e Santos Andrade, juntamente com os coordenadores das capelinhas, se reuniram para fazer a procissão até o Santuário Nossa Senhora dos Corais. Deu-se início, então, às 18 horas, à procissão motorizada, indo à frente um veículo com o Ícone de Nossa Senhora dos Corais, seguido de outros levando as capelinhas de cada comunidade.

Por volta das 18:30, em frente ao Santuário, o Reitor do Seminário Maior São Josafat, Pe. Edson Ternoski, recepcionou o Ícone de Nossa Senhora, as capelinhas e os fiéis devotos. O Pároco Pe. Irineu Vasselkoski proferiu algumas palavras de acolhida. Enquanto era entoado um canto mariano, o Pe. Edson realizava a bênção dos fiéis presentes.

Em seguida, deu-se início à Divina Liturgia, presidida pelo Pe. Edson e concelebrada pelo Pe. Irineu. Em sua homilia, o Pe. Edson enfatizou a importância da vocação, referindo-se ao terceiro ano vocacional no Brasil e colocando a vocação de Maria como modelo. Ele explicou o que significa o dizer do convite: “Com Maria somos chamados a servir e cumprir a vontade do Pai”. Maria, foi aquela que, muito jovem, e com certo receio, aceitou o chamado de Deus a ser Mãe do Salvador.

Ao término da Liturgia, o Pe. Edson dirigiu a adoração ao Santíssimo Sacramento com a “Suplikatsia” e a benção. Ele ainda proferiu algumas palavras de agradecimento aos coordenadores das capelinhas e também àqueles que a recebem em suas casas, pois as ofertas nelas depositas são encaminhas para o Seminário. Enfatizou a importância de rezar pelas vocações, tanto sacerdotal, religiosa, consagrada ou leiga, e proclamou: “rezemos por nossas crianças e jovens, pois a messe é grande as os operários são poucos”.

Os Seminaristas se apresentaram dizendo o nome, de onde são e tempo de permanência no Seminário. Por fim, eles entoaram o canto mariano “Vospoyte sohlasno” como forma de agradecimento para com a comunidade.

Dia 18 – Sábado

Os Seminaristas iniciaram suas atividades pastorais pelas 9 horas da manhã com uma visita às crianças da catequese da Paróquia Imaculada Conceição. No centro catequético, a Ir. Aurélia Romankiu, SMI mostrou o ambiente, popularmente conhecido como escolinha.

Os seminaristas se apresentaram juntamente com seu Reitor Pe. Edson Ternoski. O Reitor fez uma breve explicação a respeito de como é a formação de um sacerdote. Ele incentivou a oração pelas vocações nas famílias, porque é nas famílias que novas vocações são descobertas e encaminhadas.

Em seu violão, o Seminarista Eduardo Ternouski tocou a canção “Maria na minha infância” do Pe. Zezinho que tem por mensagem a oração e o amor por Maria desde a infância. Os catequizandos participaram cantando.

A seguir, umas das crianças chamada Laura fez uma breve homenagem, cantando lindamente uma canção do Pe. Marcelo Rossi – “Maria passa na frente”.

Após esse momento de conversa e interação com os catequizandos, os Seminaristas ajudaram na preparação para a festa em honra a Nossa Senhora dos Corais, descascando batatas, auxiliando nos arranjos de flores, limpeza do local e demais serviços.

Às 19:00, o missionário Pe. Antônio Royk, OSBM presidiu a Divina Liturgia pelos organizadores da Romaria. Concelebraram o missionário Pe. Marcos Chmilouski, OSBM e os Padres Irineu e Edson. Comentando o Evangelho do dia, sobre o Bom Samaritano, a homilia abordou as vocações, destacando a sua importância: todas elas partem da mesma raiz, a família, havendo uma interdependência entre elas. “Vocação é missão, e bem aventurado é aquele que escuta o chamado vocacional e o segue com amor”, disse o missionário. O Pe. Royk falou especialmente sobre a vocação de Maria e seu espírito sinodal “de estar sempre com o coração ardente e colocar os pés nos caminhos do Senhor”.

Após a celebração litúrgica, houve a exposição do Santíssimo Sacramento, rezou-se a “Suplikatsia” e foi dada a bênção com o Santíssimo.

Dia 19 – Domingo

Choveu à noite e o tempo amanheceu bem nublado, mas aos poucos as nuvens foram se dissipando e o sol aparecendo, ficando brilhante a partir do meio-dia. Assim, a Romaria aconteceu de forma tranquila, agradável e piedosa. Visível e tocante a fé do povo simples.

Das 7 às 08:30, no Centro de Eventos, os romeiros foram recepcionados com o café da manhã. Partindo do centro, logo começou a procissão com o Ícone de Nossa Senhora dos Corais, a oração do Santo Terço, conduzido pelo grupo de jovens da Paróquia Natividade de Nossa Senhora de Paulo Frontin e motivado pelos Padres missionários basilianos Antonio Royk e Marcos Chmilouski.

Pelas 9 horas, na gruta, sob a direção dos missionários, se fez a bênção de água. A procissão continuou até o Santuário Nossa Senhora dos Corais. O Metropolita reverenciou o Ícone de Nossa Senhora dos Corais. Sob a direção da Ir. Aurélia Romankiu, SMI, portando rosas brancas e rodeando o ícone, os catequizandos homenagearam a Santa.

A Comunidade local fez uma recepção ao Arcebispo. O Pároco Irineu o cumprimentou e o Coordenador do Conselho Administrativo Paroquial Luiz Romário Iurkiv e sua esposa o saudaram tradicionalmente com pão e sal.

A Divina Liturgia foi solene pontifical, concelebrada pelos sacerdotes Pe. Irineu, Pe. Royk, Pe. Edson e Pe. Michael Barbusa – Reitor do Seminário Menor. Foi cantada pelo Coral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet, sob a regência do Sr. Tiago Oszust. Os Diáconos João Basniak e Iwan Kerneski prestaram seus respectivos serviços litúrgicos. Os Seminaristas maiores de Curitiba serviram como acólitos. Os sacerdotes estavam disponíveis para o atendimento da confissão e direção espiritual e ajudaram a comungar os fiéis: Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Convento basiliano de Iracema, Pe. Jaime Fernando Valus, OSBM – Pároco de Mafra, Pe. Arcenio Krefer, OSBM – Vigário Paroquial da Paróquia do Martim Afonso de Curitiba, Pe. André Pistun, OSBM – Vigário Paroquial da Paróquia São Josafat de Prudentópolis.

Em sua homilia, o Metropolita falou sobre Maria como mulher sinodal e inspiração de sinodalidade. “Todos os cristãos devem ser sinodais com e como Maria; ela foi a organizadora do Pentecostes, unindo os caminhos dos apóstolos para poderem continuar a missão de Cristo, formando e iniciando a missão da Igreja”, enfatizou Dom Volodemer. Sendo ela modelo de sinodalidade e seguidora de Cristo por excelência, ela mesma se tornou o caminho para Cristo como reza a expressão muito conhecida: “a Cristo por Maria”, concluiu o Metropolita.

Antes da benção final, Ir. Anísia Kochmanski, SMI – Superiora do convento local, chamou à frente a jovem Ana Carolina Barbosa e seus pais Paulo Miretzki e Maria Balan Barbosa provenientes de Mafra, e em nome deles deu o testemunho de cura da jovem. Ela sofria de uma síndrome linfoproliferativa autoimune e, no ano passado, estava internada por seis meses. Durante a romaria do ano passado, seu pai rogou a intercessão de Nossa Senhora dos Corais e sua filha ficou totalmente curada.

Após o “Mnohaia lita” devidamente motivados pelo Arcebispo Metropolita, ele ainda deu a benção apostólica e foi rezado um Pai nosso, uma Ave Maria e Glória na intenção do Santo Padre para a obtenção da indulgência plenária.

Finalizada a celebração litúrgica, os romeiros e visitantes puderam se servir de um almoço completo com comida típica ucraniana, mas também com um bom churrasco, muito bem preparados pelas cozinheiras e churrasqueiros locais.

A parte da tarde, como em todos anos anteriores, foi preenchida por atividades religiosas, culturais e festejos populares: apresentação do grupo folclórico local Jettia, tarde recreativa e animação do Grupo Marca Fandangueira, jogos, brincadeiras, venda de lembranças. Pelas 15 horas, sob a presidência do missionário Pe. Antônio Royk, OSBM, foi rezado o Moleben a Nossa Senhora, os romeiros e especialmente os enfermos receberam a bênção pessoal pela imposição das mãos.

Nossa Senhora dos Corais, rogai por nós!

Texto: Seminarista Eduardo Ternouski e Secretariado Metropolitano

Fotos: Ana Paula Ortiz de Camargo e Seminarista Felipe Onesko