25 anos de diaconato de João Basniak

Na terça-feira, dia 12 de novembro de 2024, dia em que celebramos a solenidade do martírio de São Josafat, transcorreu nas dependências da Paróquia Sagrado Coração de Jesus a celebração da Divina Liturgia de comemoração e em ação de graças pelos 25 anos de diaconato do Diácono João Basniak.

A celebração da Divina Liturgia teve início às 9 horas, com transmissão feita pela Studio W TV da cidade de Mallet, e contou com a presença da Sua Excelência Reverendíssima Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que a presidiu com a presença dos seguintes sacerdotes: Pe. Daniel Horodeski – Pároco de Malllet, Pe. Irineu Vasselkoski – Pároco de Antônio Olinto, Pe. Samoel Hupolo – Pároco do Pinheirinho, Curitiba, Pe. Iwan Kerneski – Vigário Paroquial em Marcelino e da Arquicatedral, Pe. Michael Barbusa – Reitor do Seminário Menor de Mallet, Pe. Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior de Curitiba e Pároco da Arquicatedral, Pe. Vassilio Burko – Pároco de Dorizon. O homenageado Diácono João Basniak exerceu sua função litúrgica.

A celebração também contou com a presença dos seminaristas do Seminário Maior São Josafat de Curitiba, de religiosas e dos paroquianos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e demais paróquias próximas.

Antes de iniciar a celebração litúrgica, o paroquiano Dario Baran efetuou a leitura da biografia do Diácono João e, ao término da leitura, a celebração iniciou com o canto entoado pelos seminaristas e demais fiéis presentes. A leitura foi entoada pelo seminarista Felipe e o evangelho proclamado pelo Diácono João.

Em sua homilia, o Metropolita externou alegria de celebrarmos os 25 anos de diaconia do Diácono João justamente no dia em que se celebra um dos maiores Santos da nossa Igreja Católica Ucraniana, o Mártir da união São Josafat. O Arcebispo recordou que os dois seminários diocesanos são dedicados a este santo que lutou pela unidade da Igreja e discursou brevemente sobre a história deste grande santo. Após a sua homilia, a celebração transcorreu normalmente.

Ao finalizar a celebração da Divina Liturgia, foi celebrada a novena em honra a São Josafat pela passagem do dia do seu martírio.

Após a novena, foi feita uma breve homenagem e agradecimento por parte de Dom Volodemer, frisando toda a vida de trabalho e serviço que o Diácono João dedicou à Igreja Católica Ucraniana no Brasil.

Ao terminar as celebrações, todos foram convidados a se dirigirem ao salão paroquial para o almoço festivo dedicado ao Diácono.

Desejamos ao Diácono João Basniak todas as graças e bençãos divinas para que possa continuar a exercer seu ministério diaconal aonde quer que esteja, que continue sendo exemplo e inspiração para que tenhamos boas vocações. Que Deus o abençoe!

Pe. Michael Barbusa