A Paróquia Exaltação da Santa Cruz de Rio das Antas – Cruz Machado-PR acordou cedinho para recepcionar os peregrinos-romeiros com um delicioso café no salão paroquial. De ônibus, chegaram romeiros de vários lugares, de longe e de perto. Vieram de Curitiba, Paulo Frontin, Antônio Olinto, Rio Azul e São Cristóvão. Muitos vieram de várias outras localidades com seus carros. Contando com a presença dos paroquianos das capelas da Paróquia Exaltação da Santa Cruz e também com a honrosa presença dos romeiros vizinhos da Paróquia Latina Sagrado Coração de Jesus de Cruz Machado. Muitos peregrinos vieram das capelas vizinhas a pé, andando vários quilômetros.
Às 9h30, iniciou-se a celebração na igreja, por ocasião do Ano Jubilar. Os fiéis entraram na igreja, na medida da sua capacidade. Foram disponibilizadas cadeiras no pátio para acomodar bem todos os presentes.
Os romeiros foram acolhidos com um discurso feito pela Sr.ª Isabel Zabandzala. O Pe. Clayton Katerenhuk – Pároco desta paróquia também fez acolhida aos romeiros, explicando sobre o Ano Santo e a Indulgência Plenária, que é concedida aos romeiros.
Em seguida, iniciou a celebração da Divina Liturgia presidida pelo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Pe. Clayton. Foi cantada muito bem por um coral formado pelos romeiros de várias comunidades, as Irmãs da Congregação das Servas de Maria Imaculada e da Congregação das Irmãs de São José, a maioria delas vieram acompanhando os romeiros.
De manhã, contamos com a presença dos sacerdotes: Pe. Vassílio Burko Neto – Pároco de Vera Guarani (residindo em Paulo Frontin), Pe. Irineu Vasselkoski – Pároco de Antônio Olinto, Pe. Josafat Roiko – Pároco de São Cristóvão e Pe. Luis Pedro Polomanei – Vigário Paroquial de União da Vitória, que estavam atendendo as confissões para que os fiéis pudessem receber dignamente a Indulgência Plenária. Muitos romeiros aproveitaram deste valioso sacramento.
Na homilia, o Metropolita falou sobre a nossa conversão, fazendo uma analogia com a conversão no trânsito, para melhor entender que precisamos mudar de rumo sempre que nos desviamos do caminho certo. E, para isso, o primeiro passo é reconhecer o próprio erro e fazer uma boa confissão. Todos somos peregrinos nesta terra e devemos caminhar com fé, esperança e amor. Nunca desanimar com os desafios que fazem parte da vida. Temos exemplos de muitos santos que já passaram por esta terra, e superaram tudo com a graça de Deus.
Após a Divina Liturgia, foi concedida a Indulgência Plenária e a benção Apostólica pelo Metropolita.
Às 12h, foi servido o delicioso almoço festivo no salão paroquial com um saboroso churrasco e serviço completo de cozinha. Logo após o almoço, seguiram as atrações como jogos e bingos.
Para maior aproveitamento espiritual dos romeiros, às 15h, na igreja, foi rezado o terço meditado e feita a benção dos objetos adquiridos. Finalizando esse dia de espiritualidade, os sacerdotes fizeram a imposição das mãos aos doentes e a todos que desejavam receber uma benção especial por ocasião do Ano Santo.
A participação dos romeiros foi muito boa, pois a igreja estava novamente lotada de fiéis. Logo após, os romeiros que vieram de ônibus se reuniram para retornar para suas cidades.
Continuando a festividade popular, no salão paroquial, às 16h, teve o sorteio de bingo eletrônico, com o encerramento às 18h.
Foi um dia de muita paz e muita bênção.
Texto: Ir. Verônica Koubetch, SMI
Fotos: Amanda Gural Zawadzki e Silvana Naida