14º Congresso Nacional de Gestão Eclesial

Tendo o lema “Gestão eclesial: valorizando as conquistas e os resultados”, realizou-se no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, Aparecida-SP, nos dias 14 – 17 de agosto de 2018 mais um Congresso Nacional de Gestão Eclesial. Especialistas do mais alto nível ministraram temas muito interessantes e diretamente ligados ao cotidiano de toda a Igreja católica, das suas Arqui/Dioceses, comunidades e de cada um de seus fiéis.

O Congresso era destinado a sacerdotes, religiosos-religiosas, diáconos, seminaristas, secretários-secretárias, ecônomos, administradores, agentes de pastoral, membros de conselhos administrativos e pastorais, mas aberto a todos os que estão comprometidos com suas comunidades e aos interessados pelo tema. Os participantes tiveram excelente oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e aprender sobre novas ferramentas, estratégias e técnicas para uma administração eclesial eficaz.

Com foco na formação pessoal do gestor e no desenvolvimento de sua paróquia, eis os palestrantes e respectivos temas:

Dom Edson Oriolo – Os desafios de uma cultura pós-humana à evangelização;

Pe. José Carlos Pereira – Como aprender e executar uma gestão multidisciplinar com foco na gestão de pessoas;

Ricardo Costa Lima – Liderança resiliente: aprendendo técnicas que beneficiam a gestão paroquial;

Dra. Elisete Dias Raposo Ribeiro e Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, SCJ – O novo cenário trabalhista e as atitudes fundamentais do gestor religioso;

Aristides Luis Madureira – Consciência de valores na gestão eclesial – compreensão e análise;

Dra. Patrícia Lange – O exercício da fé e as obrigações para com o Estado Brasileiro;

Paulo Cesar C. de Oliveira – Gestão criativa para um ambiente sadio;

Pe. Paulo César Gil – Agentes de pastoral: novos caminhos e projetos de formação;

Juliana Albanez – Comunicação assertiva com resultados: qual é o seu papel?

Fábio Castro – Marketing e inovação digital: a tecnologia articulando uma gestão criativa; e

Pe. João Carlos Almeida, SCJ – O planejamento estratégico na gestão eclesial.

Abordar conteúdos e técnicas para favorecer e promover uma administração moderna e eficiente, dando simultaneamente a atenção necessária às questões especificamente eclesiais e canônicas. Eis o objetivo alcançado plenamente pelo Congresso. Os congressistas tiveram também oportunidade para debater e partilhar suas conquistas e resultados colhidos em decorrência da aplicação das propostas oferecidas pelo CONAGE nos últimos anos.

A Metropolia Católica Ucraniana São João Batista enviou o Revmo. Pe. Basilio Koubetch, OSBM – Chanceler, com intuito de, através dele, receber e aplicar na gestão desta Arquieparquia e de todas as suas comunidades.

Secretariado Metropolitano