13ª peregrinação em honra à Irmã Ambrósia

As homenagens à Serva de Deus Irmã Ambrósia Sabatovicz, SMI, respeitando rigorosamente as prescrições sanitárias referentes à pandemia do Covid-19, foram mais intensas em relação ao que se realizou no ano passado. Com a orientação do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, o Pároco Luiz Pedro Polomanei, as Irmãs Servas de Maria Imaculada Uliane Brekailo, Cecília Zamulak e Albina Martenichen e as lideranças paroquiais leigas, os fiéis e devotos da região foram orientados a comparecerem em número reduzido a uma das celebrações que foram programadas durante três dias: de 28, 29 e 30 de maio de 2021, conforme relatado a seguir.

Sexta-feira, dia 28, às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, após a qual se fez a exposição do Santíssimo, se rezou a “Suplicatzia” e se fez a bênção da saúde. Devido à pandemia, para evitar o contato com outras pessoas, foram preparados cotonetes e um recipiente com o santo óleo sobre uma mesinha; os fiéis se aproximavam, tomavam o seu cotonete e o mergulhava no recipiente com o óleo, enquanto e Padre fazia a oração com a cruz direcionando-a para a pessoa; e, em seguida, ao pronunciar a Santíssima Trindade, a pessoa ungida se dirigia diante o Santíssimo para fazer suas orações.

Após a celebração, foi feita a procissão até o monumento, onde o Pároco fez a oração à Serva de Deus Irmã Ambrosia.

Às 19 horas, já com a presença do Metropolita Dom Volodemer, houve a exposição do Santíssimo, adoração, que foi dirigida pelo Pároco Luiz Pedro, baseando-se num texto do Pe. Reginaldo Manzotti. Em seguida, foi rezada a “Maivka” – Novena a Nossa Senhora do mês de maio. O Arcebispo fez uma pregação sobre a Santíssima Trindade e Maria; comentando o texto do Evangelho de João 17,13-21, ele falou sobre o significado de estar ligado à Santíssima Trindade. A celebração terminou com a “Suplicatzia” e bênção com o Santíssimo.

No dia seguinte, sábado, dia 29, às 18 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco. Após a proclamação do Evangelho, Dom Volodemer falou sobre a fé de Abraão em base ao texto de Hebreus 11,8-19 e fé de Jesus a partir de João 4,34-42, em que ele fala que seu alimento é fazer a vontade do Pai. Após a reza da “Maivka”, aconteceu a procissão até o cemitério de Rio das Antas, cantando hinos e preces marianas. Chegando ao túmulo da Serva de Deus Irmã Ambrósia, foi rezado o Santo Terço. Foi um momento muito especial em que se respirava uma atmosfera de emoção e espiritualidade. Foi a primeira vez que se realizou um ato desse gênero.

Domingo, 30 de maio, às 09h30min, após a leitura das intenções, foi dado início à Divina Liturgia, celebrada pelo Metropolita e concelebrada pelo Pároco, com a presença das religiosas locais e das Irmãs de São José vindas de Cruz Machado e Linha Vitória. Conforme o decreto estadual, a presença dos fiéis foi restrita a 25% da capacidade do espaço físico da igreja, além de todos os cuidados diante do vírus. Sendo hoje Domingo de todos os Santos, o Metropolita falou sobre a santidade em geral, explicando um pouco mais os tipos e a essência da santidade, que consiste em seguir o caminho de Deus, realizando sempre a sua santa vontade. Ele enfatizou que a Serva de Deus Irmã Ambrósia, mesmo não sendo ainda beatificada, é um grande exemplo de santidade de virtudes heroicas. Disse Dom Volodemer: “Fazendo as coisas mais simples da vida, mas com muita fé e entrega a Deus, ela ficou preparada para aquele ato derradeiro em que ela foi consumida pelas chamas do incêndio para salvar suas coirmãs e as meninas”.

Após a Divina Liturgia, se fez a exposição do Santíssimo, foi rezada a “Maivka” e a “Suplicatzia”, encerrando-se assim o mês de maio consagrado a Nossa Senhora. Novamente, os presentes foram em procissão até o monumento da Serva de Deus Irmã Ambrosia, onde se fez a oração de súplica pela sua glorificação, se for da vontade de Deus, oração essa que se encontra numa placa.

Os fiéis, com muita humildade e confiança na misericórdia divina, acreditando na santidade da Serva de Deus Irmã Ambrósia, cuidando-se responsavelmente, imploraram para que ela interceda junto a Deus para que no próximo ano todos nós tenhamos a graça de se encontrar novamente, mas numa situação de total controle da pandemia. Assim seja.

Texto: Secretariado Metropolitano

Fotos: Ir. Simone ISJ e Secretária Rose