130 Anos de Fundação e Jubileu das Irmãs Servas

É com muito apreço e dedicação que as Irmãs Servas celebraram no dia 15 de agosto de 2022, os 130 anos de Fundação de sua querida Congregação, cuja figura imponente foi e é a Bem-Aventurada Ir. Josafata Hordashevska, a alma da Congregação, que alicerçou a ideia de “servir onde há maior necessidade”, ler e responder aos desafios e necessidades da época, abertura às necessidades das pessoas, permanecendo com o povo. O “SIM” da Ir. Josafata deu à luz uma nova Congregação para IGCU.

Ir. Celina Sloboda, com muita eficácia e maestria, o que lhe é peculiar, conduzia a cerimônia, relatando: “130 anos é uma grande história criada por nossas predecessoras… Uma história que conhecemos e que não conhecemos, porque a vida de cada Irmã é um grande mistério de amor, lealdade e devoção ao Senhor” (Madre Geral Ir. Sofia Lebedovicz).

As treze Jubilandas, com velas acesas, bem ornamentadas, entram em procissão na capela para o sacrifício da Divina Liturgia. Ir. Celina continua: Velas queimando… A lâmpada é um símbolo de fé que ilumina nossa vida, o óleo simboliza o Espírito Santo que torna a luz da fé frutífera e confiável.

Madre Josafata era e é aquela lâmpada, uma luz como um farol para as nações: “Vós sois a luz para o mundo. Uma cidade no topo de uma montanha não pode se esconder”. Proteger o óleo (paz) é evitar que ele lhe seja roubado. É a sabedoria das “virgens prudentes” para entrar na Luz do Noivo. Esta é a tarefa de cada Irmã Serva. “Por todos estes anos, vocês, queridas Irmãs, foram e continuam preservadas pelo óleo da graça de Deus, o Pai sempre olhou para vocês com amor e atenção. É este óleo divino, a graça que lubrifica e preserva a vida, dá sabor e significado a tantos momentos vividos”.

Aproveitando a significativa data, tão querida a cada SMI, as 73 Irmãs se reuniram para dar ação de graças ampla, profunda e elevada na Divina Liturgia a qual foi celebrada pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelos Padres: Inácio Malinoski, OSBM, que pregou o retiro, Eufrem Krefer, OSBM e Arcenio Krefer, OSBM. Graças ao Senhor, por seu amor, que Ele demonstrou olhando para nós durante 130 anos de trabalho missionário e pela fidelidade na consagração de suas filhas: 75 anos de vida consagrada da Ir. Eufrosenia Roik e Ir. Maria Joaquina Oribka; 50 anos da Ir. Ana Martenichen, Ir. Maria Kerninski, Ir. Maria Ivone Kerecz, Ir. Nadia Andruchiv, Ir. Nadia Krefer, Ir. Rosa Kerninski, Ir. Rosinha Oribka, Ir. Teresinha Pastuch; 25 anos da Ir. Alzira Poliuva, Ir. Dorilde Chiarentin, Ir. Lucia Kapuscinski.

Cada uma delas ouviu a voz de Jesus em diferentes circunstâncias, de diferentes maneiras e em diferentes momentos. Mas o que encorajou cada uma foi o exemplo de vida das próprias irmãs, sua lealdade a Deus em circunstâncias difíceis, prontidão para o sacrifício e consagração. “Hoje, é a festa da vossa fidelidade, queridas Irmãs Jubilares, falou Ir. Celina, fidelidade a Deus, à Igreja, à Congregação. Que a Puríssima Virgem Maria continue a cuidar e guiar-vos, e cubra todas com o seu manto maternal, para que, seguindo o seu exemplo, renovemos a nossa fidelidade a Jesus e à Mãe de Deus”. Continuou Ir. Celina: “Somos gratas hoje pelas durezas da vida, exílios, dificuldades, paciência, alegria, conquistas, bênçãos vividas pelas Irmãs durante os 130 anos, conforme está escrito na história. E nenhum poder infernal a quebrará. Agradecemos por suas famílias e amigos. Foi um dom e tanto para a Glória de Deus, Honra a Maria e a todos a paz”.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre Maria Santíssima nos caminhos de Deus. Ela é a mulher sinodal que mostra e faz convergir os caminhos para o Caminho – Jesus Cristo. Comentando o encontro de Maria com sua prima Isabel (Lc 1,39-56), ele disse que nesse encontro aconteceu a sinodalidade. Um encontro de duas mulheres diferentes, distantes em idade, porém são pessoas sinodais, que unem suas vidas em prol de algo maior, algo divino. Maria e Isabel são espelhos para uma comunidade sinodal, que deve acontecer no encontro de gerações, de pessoas, na partilha de experiências de vida, na busca de Deus, da verdade, do bem comum, na vivência do Reino. Concluiu Dom Volodemer: “Com Maria e Isabel, vamos nos abrir e nos disponibilizar corajosa, alegre e criativamente a novas perspectivas, a novas possibilidades, a novas tentativas, a novas ações, a novos caminhos. Pelo nosso ‘sim’ humilde, forte e convicto, o Senhor também fará maravilhas salvíficas!”

Durante o canto “Достойно є – és digna” três Jubilandas traziam um belo ramalhete de flores para oferecer à Virgem Imaculada. As demais Jubilandas se uniram a elas e levantaram, segurando bem alto as flores.

Ir. Celina interpretou o momento: Flores e louvor à Mãe de Deus! A Santa Mãe de Deus é para as irmãs um modelo de perfeita consagração. Sob sua proteção, as irmãs tornam-se capazes de se sacrificar a Cristo todos os dias, para cooperar com Ele na salvação do mundo. A Santíssima Theotokos – Mãe de Deus fez a vontade do Pai: mostrou zelo na obediência, coragem na pobreza e na sua pura virgindade – prontidão para aceitar a vida. Esses sinais de sua total dedicação à vontade de Deus são um ideal a ser seguido pelas irmãs. O gesto de trazer flores está profundamente ligado ao próprio dom da vida e também tem a ver com sentimentos de gratidão.

Com a Festa da Assunção da Mãe de Deus há a tradição de trazer ervas, flores e os primeiros frutos da nova colheita. Por ocasião da celebração dos 130 anos de fundação, trazemos a germinação, nascimento e florescimento de nossa Congregação. A flor da santidade de nossas predecessoras, a flor do amor e do sacrifício de cada seguidora da Josafata. Cada flor é a virtude e fruto da missão de nossas irmãs… Cada flor é a fragrância da santidade levada ao céu por nossos justos membros, filhas de Maria. “Vocês, Irmãs Jubilandas, ao longo de suas vidas consagradas, semearam as sementes da Palavra de Deus em um bom campo… e quantas pessoas estão colhendo hoje os frutos de seus ensinamentos! Humildemente cantem: ‘Deus em nós fez maravilhas… Santo é o seu Nome’”, proclamou Ir. Celina.

Ir. Deonisia Diadio, Superiora Provincial, após a Divina Liturgia, fez a sua saudação às Jubilandas: “Hoje, dia da Assunção de Nossa Senhora, nós, Irmãs Servas de Maria Imaculada, celebramos duas datas importantes para nossa Congregação: 130 anos de fundação e Jubileu das nossas Irmãs, 25, 50 e 75 anos de Vida Consagrada. Este é um grande presente pelo qual glorificamos e agradecemos ao Senhor, porque Ele fez grandes coisas por nós!”

A primeira a trilhar os caminhos das Servas foi a Ir. Josafata Hordashevska. Desde então, as Irmãs entregam diariamente sua vida à missão de amar e servir a Deus e ao próximo na alegria, simplicidade, hospitalidade e humildade, sempre buscando representar Cristo na sua maneira única e pessoal. Ir. Deonisia comparou as duas datas festivas a uma construção: Uma obra de arte chamada VIDA. 130 anos de Congregação, uma linda construção – quantas irmãs com coragem, escuta a Deus e abertura à graça foram tijolinhos imprescindíveis; e, hoje, ainda continuamos a construção desta linda história. Ao recordarmos, sentimos que, no projeto divino, neste espaço de tempo e nos corações de todos que foram e são protagonistas no passado e no presente, há um grande desejo de perpetuá-lo para muitos anos, porque o que é obra de Deus é de responsabilidade nossa, através da missão, darmos continuidade com a mesma generosidade com a qual foi sonhada, construída e concretizada.

Celebrar o Jubileu é celebrar uma linda construção, uma obra cheia de trabalho, dedicação, entrega, e sustentada pelo Senhor. Jesus Cristo as chamou irmãs, motivou-as com a sua Palavra, para que, passo a passo, ano após ano, seguindo-O, pudessem encontrar o sentido da vida e alegria no servir através da consagração.

Concluiu Ir. Deonisia: “Com alegria, compartilhamos com vocês a construção da vida consagrada, valorizando cada tijolinho colocado, o projeto mais importante que Deus escolheu e chamou para a consagração na Vida religiosa. Unimo-nos juntos às irmãs Jubilandas para glorificar o Senhor pelo dom da vida e o serviço de entrega total a Deus. Que o amor de Deus, a iluminação do Espírito Santo, as sustente em todos os momentos para que possam, cada vez mais, construir uma vida de bondade, amor e solidariedade a exemplo de Josafata. Que este dia nos renove, nos traga as bênçãos do Pai para vivermos nossa vocação, na certeza de que todas as irmãs são importantes e indispensáveis. Cada uma, à sua maneira, nos leva à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade. Nossa infinita gratidão a Deus pela linda construção que é a nossa Congregação, uma linda obra de arte, abençoada por Deus. Com certeza, juntos podemos elevar nossas preces de gratidão, amor e identificação de que a realização desta obra nos direciona ao infinito e misericordioso amor de Deus que nos faz dignos de sermos seus instrumentos para a concretização do seu desígnio salvífico. Com Maria, que disse ‘Eis me aqui Senhor’, queremos continuar com os olhos fixos em Jesus, reafirmando assim nossa vocação de segui-Lo na fidelidade criativa e na esperança renovada! Нехай Ваше життя буде піснею хвали і прослави Бога за Його добродійства зглядом Вас, приносячи Вам правдиву радість і шасття на довгі лiта!”

Ir. Benigna Koroluk, SMI