10º Aniversário das Novenas a Santa Terezinha em Rio Azul

A dinâmica comunidade ucraniana de Rio Azul se orgulha em ter como Padroeira Santa Teresinha, uma das Santas mais queridas da Igreja Católica. Santa Teresinha do Menino Jesus, como é conhecida, é doutora da Igreja, proclamada pelo agora Santo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 1997. No dia 18 de outubro deste ano, durante o Sínodo dos Bispos, os pais da grande Santa também serão canonizados, valorizando a família estruturada nos moldes cristãos e católicos. A Novena iniciada pelo Pe. Joaquim Sedorowicz há 10 anos, em honra à Padroeira da Comunidade, atrai muitos fiéis da cidade e da redondeza, incluindo muitos fiéis do rito latino.

Desde o dia 12 de setembro, à noite, celebrou-se a Divina Liturgia em português, seguida da Novena a Santa Teresinha. Cada celebração era presidida por um sacerdote especialmente convidado: Pe. José Ratuchnei, OSBM, Pe. Sandro Daniel Dobkowski, Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Josafat Roiko, Pe. Ricardo Mazurek Ternouski, Pe. Sergio Hrinievicz, Pe. Josafat Firman, Pe. Daniel Horodeski. O tema das homilias foi sobre os Sacramentos na Igreja e na vida cristã. Foram realizadas os seguintes ritos e bênçãos: cura e libertação, imposição das mãos, bênção da água, velas, crianças, jovens, enfermos e medicamentos, ervas medicinais, renovação do matrimônio e bênção dos casais, bênção das famílias. Diariamente foi dada oportunidade para fazer uma boa confissão. Também foram realizadas duas encenações sobre Santa Teresinha.

Domingo, dia 20 à noite, com início às 19 horas, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM foi convidado para fazer o encerramento da Novena. Ele celebrou a Divina Liturgia com o serviço diaconal do Sr. João Basniak. O Pe. Daniel Horodeski estava atendendo confissões e concelebrou somente no final. A homilia discorreu sobre Santa Teresinha como exemplo de vida sacramental. Seguiu a terceira encenação sobre a vida de Santa Teresinha no Carmelo até sua morte, realizada por um grupo de jovens. A Santa de Lisieux foi representada pela jovem Vanessa. Depois, foi rezada a nona novena com exposição do Santíssimo. Seguida por um séquito de anjinhos, a cerimônia prosseguiu com o gesto de Santa Teresinha entrando pela porta principal da igreja e jogando pétalas de rosas nos fiéis. A nona novena foi encerrada com a unção do santo óleo ministrada pelo Metropolita e com a distribuição de rosas pela Santa na pessoa da jovem Vanessa.

Após a celebração, no salão de festas, foi oferecido um coquetel a todos os presentes. Os refrigerantes, alimentos e outros petiscos foram trazidos e compartilhados pelas famílias. Um grande bolo foi confeccionado para a ocasião festiva e foi cortado por Dom Volodemer e todas as Teresas presentes.

Tudo foi muito bem organizado e realizado, merecendo um agradecimento e elogio especial.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

FOTOS: Janete Vasco