Nasceu em Antônio Olinto, no dia 7.3.1937. Filho de Volodymyr e Catarina Romanovitch Karpovitch. Tem dois irmãos: Antônio e Meron. Fez os estudos elementares na Escola Rural de Campina, Antonio Olinto, entre 1945 e 1948.
O Pe. João Michaltchuk, Vigário de Antonio Olinto, o preparou para a Primeira Comunhão.
Em 1949, tendo falecido o Vigário, a Paróquia foi entregue aos cuidados dos Padres Basilianos. O Pe. Benedito Melnik, OSBM fazia suas visitas à Paróquia periodicamente. E como sempre, o Pe. Melnik procurava e encaminhava os meninos para o Seminário de Prudentópolis. Assim, em 1951, João foi encaminhado ao Seminário de Prudentópolis, onde fez o Ginásio entre 1951 e 1954. A vida no Seminário era agradável, em boa convivência com os Padres professores.
Concluindo o terceiro ano ginasial em 1953, visitou seus pais e em 1954 foi aceito no Noviciado Basiliano, de Ivaí. O Pe. Nicolau Lysko, OSBM era o mestre de noviços. Após alguns dias, foi nomeado mestre de noviços o Pe. Doroteu Shimtsiy, OSBM.
Durante o Noviciado, frequentemente era tomado pela epilepsia, uma grave doença, que começou a se manifestar nos tempos do Seminário Menor.
Concluindo o tempo de prova, fez os votos temporários e com outros colegas foi para Prudentópolis fazer os Estudos Humanísticos (Escolaticado). O novo Seminário estava em construção. No primeiro ano, a doença se intensificou a tal ponto que o jovem estudante basiliano teve que abandonar os estudos. Voltou para Ivaí, onde trabalhou na encadernação de livros. De Ivaí, viajava a Curitiba para se tratar.
Na deliberação sobre os votos perpétuos, os superiores decidem pelo afastamento da Ordem por causa da epilepsia, o que foi muito difícil aceitar.
Após 5 anos de vida no mosteiro, dia 6.2.1959 retornou para a casa de seus pais em Antônio Olinto. Neste mesmo ano, casou-se com a jovem Lúcia Jurkiv.
No início de 1960, conseguiu do Governo a sua nomeação para professor da escola local de Campina, onde ainda dava aulas de catecismo e preparava as crianças para a Primeira Comunhão.
Tendo sido renovado o Diaconato Permanente pelo Concílio Vaticano II, sob a orientação de Dom José Romão Martenetz, OSBM, o Pe. Taras Oliynek, OSBM o preparou convenientemente para poder ser ordenado Diácono, ministrando cursos particulares entre 1968 e 1970. Nos dias 16- 18.11.1970, no Seminário São Basílio de Curitiba, com o Pe. Taras, fez os retiros como preparação para as Ordens Menores. Na igreja de Antônio Olinto, Dom José lhe conferiu as Ordens Menores (Subdiaconato).
Obtendo o acordo de sua Esposa Lúcia, em documento assinado no dia 8.11.1970, a aprovação da Congregação para as Igrejas Orientais (N. 285/70, 11.11.1970), e se preparando com o retiro espiritual, orientado pelo Pe. Hilário Bardal, nos dias 27-30.12.1970, OSBM, Dom José Martenetz, OSBM o ordenou Diácono no dia 14.2.1971, em Antônio Olinto.
Desde aquela data até os dias atuais, continua exercendo as atividades próprias de Diácono em Antônio Olinto.
Nasceu no dia 6.5.1936 em Fluviópolis, São Mateus do Sul. Seus pais: Pedro Basniak e Maria Mazur.
Os estudos iniciais foram feitos no Colégio São Vicente em Rio Claro, Mallet, entre 1945 e 1949.
Em 1953, a família foi morar na Colônia Santa Cruz, em Mallet, trabalhando na agricultura.
Em 18.4.1964, casou-se com Nádia Polishko. Estabeleceu-se perto dos pais, sempre trabalhando na roça, como pequeno agricultor.
Com a graça de Deus, formou 4 filhos – duas moças e dois rapazes: Maria Margarida é casada com Jonas Maievskij, Ana Maria é casada com João Novatski, Genésio José solteiro, Severo Pedro é casado com Andréia Flecher.
Em Santa Cruz, além do trabalho agrícola, João trabalhou na escola, exercendo a função de secretário e dirigia as reuniões do Apostolado da Oração.
Em 1978, mudou-se para Mallet, Terceira Colônia, a fim de poder dar melhor estudo aos filhos e participar mais intensivamente da vida da Igreja e auxiliando mais os sacerdotes.
Na Paróquia de Mallet, dirigia as reuniões do Apostolado da Oração, lia a Epístola e auxiliava nas celebrações litúrgicas. Por três anos foi Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial. Dirigiu a Associação dos Pequenos Agricultores durante 5 anos.
Para sua tristeza e provação, no dia 8.1.1994 faleceu sua esposa Nádia. João ficou com seus dois filhos, suas filhas já estavam casadas.
Aconselhado pelo Pe. Sérgio Krasniak e tendo a bênção de Dom Efraim Krevey, OSBM, ingressou no Seminário Maior São Josafat de Curitiba para estudar Teologia no Studium Teologicum dos Padres Claretianos, entre 1996 e 1999.
João foi ordenado Diácono por Dom Efraim Krevey, OSBM no dia 18.7.1999, na Igreja Sagrado Coração de Jesus de Mallet, onde presta serviços pastorais até os dias de hoje. Especialmente, o Diácono João ajuda na manutenção e no acompanhamento formativo dos seminaristas menores do Seminário São Josafat.