Existe o clero diocesano e o clero regular.
Mais especificamente, pode-se identificar o clero diocesano como clero eparquial ou metropolitano, quer dizer, pertencente a uma Eparquia ou Metropolia. É o clero que depende diretamente doBispo Eparca ou do Arcebispo Metropolita, fazendo o juramento de obediência no ato da Ordenação Presbiteral.
O clero regular segue uma regra, faz votos de pobreza, obediência e castidade, deve viver em comunidade e, por isso, vive em mosteiros ou conventos. Quando trabalha em paróquias, deve estar em pelo dois padres.Os padres religiosos obedecem primeiramente a seus superiores (superior do convento, superior provincial e superior geral) e ao bispo nas questões pastorais. No Brasil, existe somente uma ordem religiosa: a Ordem Basiliana de São Josafat.
Desde o início da imigração até os dias atuais, tanto os padres diocesanos quanto os padres basilianos (clero regular), exerceram trabalho pastoral importante para o desenvolvimento da Igreja Católica Ucraniana no Brasil.
Na exposição sobre o clero, neste site, apresenta-se a biografia dos padres falecidos e dos que estão atuando, a biografia dos dois diáconos permanentes e uma breve história dos dois seminários metropolitanos. Segue-se o critério cronológico das datas de falecimento para os sacerdotes falecidos e das datas de ordenação presbiteral para os sacerdotes ativos.
São apresentadas informações que se tem no momento e, com o tempo, se fará as devidas correções e complementações.