Concerto ucraniano solidário

Domingo à noite, com início às 19 horas, dia 30 de outubro de 2022, na Capela Santa Maria, à Rua Conselheiro Laurindo, 273, no centro de Curitiba, aconteceu o concerto “Україна, єдина нація – Ucrânia, nação única” em solidariedade ao sofrido povo ucraniano, que sofre em decorrência da injusta e imoral agressão russa à Ucrânia.

Vitorio Scarpi, conhecido tenor e diretor geral da produção do concerto, saudou a todos, lembrou e agradeceu pela presença de algumas autoridades, como Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita da Igreja Católica Ucraniana e Pe. Joaquim Serdorowicz – Pároco da Arquicatedral São João Batista em Curitiba. Ele fez uma rápida introdução ao espetáculo, que se caracterizou pela majestade artística e sentimento de empatia e sintonia com a realidade de sofrimento do povo ucraniano.

Assim, com a direção de Vitorio Scarpi, o Coral Poltava, a Capela de Bandurristas Fialka e a Orquestra Poltava, com o maestro Igor Yulian Kovaliuk, e a Orquestra e Coral masculino Ottava Bassa, com o maestro Alexandre Mousquer e Kalinka Nikitenko, somando mais de 150 artistas, se dedicaram para fazer uma apresentação esmerada, com muito carinho e profissionalismo, apesar de que a maioria absoluta de seus integrantes são amadores. É por causa do amor à sua Pátria-Mãe – Ucrânia, de onde vieram seus antepassados, que trouxeram ao Brasil, além da bagagem cultural, a profunda religiosidade e respeito às suas origens e raízes. Isso é possível também pela admiração que muitos artistas têm pela cultura ucraniana e amizade com o nosso povo trabalhador e batalhador.

As matérias do ato artístico e solidário foram os ingressos (R$ 40,00) e mais um quilo de alimento não perecível, recolhidos em vários pontos da cidade. E a generosidade de muita gente transpareceu nas doações com o intuito de arrecadar alimento para ajudar as famílias ucranianas refugiadas no Brasil.

O novo concerto, teve apoio das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Capela Santa Maria Espaço Cultural, Representação Central Ucraniano Brasileira, Embaixada da Ucrânia da República Federativa do Brasil, Aintepar e UkraBar. A Metropolia sempre dá seu apoio espiritual e moral a esses eventos de alta valia social, cultural e eclesial.

O espetáculo contou com a participação da atriz convidada Simone Hidalgo, que fez a narração dos textos históricos, lembrando os principais momentos da luta do povo ucraniano em manter sua integridade nacional, como uma nação independente e soberana, mas que tem sido muitas vezes atacada no decorrer de sua longa história e, infelizmente, nos dias atuais, há mais de meio ano, sofre uma das agressões mais violentas por parte da Rússia. Personalizando a Ucrânia martirizada, as suas interpretações provocadoras, expressivas e comovedoras, Simone viveu dramaticamente a dor e o sofrimento do povo ucraniano diante de tanta barbárie, histórica e atual. O momento mais alto dessa expressão de dor, lágrimas, pedido de socorro e protesto se deu quando o menino de uns seis anos, Rafael Duda Mucha, subiu ao palco com suas roupas sujas e rasgadas e seu rosto marcado por feridas e fez sua parte solo, breve, mas profundamente tocante. São as feridas da guerra, do abandono e da injustiça, causadas pelos servidores do mal e do demônio – párias do mundo civilizado.

Tendo como objetivo principal de mostrar a constante história de luta do povo ucraniano, o repertório executou músicas nacionais e folclóricas ucranianas de compositores renomados e arranjos exclusivos feitos para o concerto e se pautou pelo seguinte roteiro: 1-Hino Nacional Ucraniano, 2-Na Ivana Kupala – Música tradicional dos festejos pré-cristãos ligados à primavera, 3-Oração do Pai Nosso (Ottava Bassa), 4- Hey, falcões – Música tradicional cossaca, 5-Oh, Deus, piedade de nós, 6-Ó Ucrânia, ó querida mãezinha, 7-Vela – Famosa composição de Myroslav Skoryk sobre o Holodomor, 8-No quadragésimo segundo ano, 9-Hey, flutua o pato pelo rio, 10-Oh, no prado a kalyna vermelha, 11-Deus grandioso e único. As traduções foram feitas por Emílio Gaudeda. A narração ficou por conta da atriz Simone Hidalgo, cuja performance já comentamos.

Após a execução da última canção, que é um hino de oração pela Ucrânia, Jairo Nascimento, um dos coralistas e Vice-presidente do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, tomou a palavra, uma vez que o Presidente Carlos Valdir Henze Jr estava em viagem internacional coincidente ao Concerto, para comentar os trabalhos realizados por uma infinidade de pessoas e fazer outros tantos agradecimentos às instituições que apoiaram a realização do Concerto. Agradeceu pela presença de todos, que também contribuíram com generosas doações. Jairo enfatizou a situação bélica da Ucrânia: está em guerra, mas para se defender diante de um agressor sanguinário e implacável; ela quer a liberdade e a paz. Reconhecendo a grandeza do espetáculo, Jairo sugeriu que este seja apresentado nos principais centros ucranianos da região.

O Diretor geral do espetáculo Vitorio Scarpi fez alguns agradecimentos especiais, como para a atriz Simone Hidalgo e, seguindo o Jairo, terminou sua fala com o nosso tradicional brado: Слава Україні – Героям слава! Glória à Ucrânia – Glória aos heróis!

Secretariado Metropolitano