Os Bispos paranaenses do Regional CNBB Sul 2 realizaram a Visita ad Limina Apostolorum entre os dias 17 e 27 de fevereiro e encontraram o Papa Francisco na manhã da segunda-feira, 24 de fevereiro, no Vaticano, que foi o ponto culminante.
Eles celebraram a Missa ao redor do túmulo de São Pedro, mas logo depois o cerimoniário do Vaticano falou que o Papa os estava esperando. O encontro estava marcado para as 10h30min e Francisco antecipou para as 9 horas. “O cerimoniário falou que o Papa gosta de antecipar”, informou Dom Mário Spaki, Bispo de Paranavaí. O encontro “durou pouco mais de três horas e posso dizer que foram 3 horas de um Pentecostes, de um Cenáculo, de uma explosão de manifestação de Deus naquele encontro”. “Os Bispos todos puderam se manifestar e foi um momento extraordinário. A grande novidade foi o carinho do Papa, o jeito de ser dele, esse modo familiar de nos reunir e dedicar 3 horas conosco”. “Esses são os encontros de que eu mais gosto”, revelou Francisco.
Na Quarta-feira de Cinzas, penúltimo dia da Visita ad Limina, os Bispos iniciaram o dia com a oração das Laudes na capela do Colégio Pio Brasileiro, onde estavam hospedados, e à tarde participaram da Missa presidida pelo Pontífice na Basílica Santa Sabina no Aventino. “Foi mais uma vez um momento bonito. Uma liturgia sempre com muita sobriedade, com muita clareza para que assim, de fato, as pessoas possam celebrar a conversão, a volta para Deus, o deixar-se reconciliar com Deus”, disse Dom Geremias, Presidente do Regional.
A visita foi encerrada na quinta-feira, 27. De manhã, alguns Bispos embarcaram para o Brasil, incluindo o Metropolita Volodemer. Os que viajaram à noite, celebraram a última Missa da Visita Ad Limina Apostolorum, na Capela do Colégio Pio Brasileiro, presidida por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel, ladeado pelo Eparca Dom Meron Mazur e por Dom Carlos José de Oliveira, Bispo de Apucarana. Essa Missa estava programada para acontecer na Catacumba de Domitila, porém, devido aos alertas de corona-vírus na Itália, todas as catacumbas foram fechadas.
Após a Missa, Dom Geremias Steinmetz falou sobre a Visita Ad Limina e agradeceu a todo o povo que rezou e acompanhou os Bispos pelos meios de comunicação. Ele disse que o ponto alto dessa visita foi justamente o encontro com o Papa Francisco: “Por aqui até as pessoas diziam que nós fomos privilegiados, porque normalmente o Papa dá um pouquinho mais de uma hora para um encontro assim”. Ainda de acordo com ele, durante a conversa, houve bastante troca de experiências. “Nós pudemos perceber no Santo Padre um homem muito tranquilo, um homem de uma sinceridade grande, sobretudo um homem santo, esse que agora está a conduzir a Igreja. Agradecemos a todos que nos acompanharam nesse momento tão lindo que vivemos”, disse.
Publicação – Érica Bolonhezi: Jornalista Diocesana Pascom
Fonte e fotos – Karina de Carvalho: Assessora de comunicação da CNBB Regional Sul 2