Sínodo anual dos bispos ucranianos

Entre os dias 2 a 11 de setembro de 2018, na localidade de Briuchovicz, nas proximidades de Lviv, Ucrânia ocidental, realizou-se o Sínodo anual dos Bispos da Igreja Católica Ucraniana (UGCC – Ukrainian Greek-Catholic Church), cuja autoridade máxima é o Arcebispo Maior Sviatoslav Shevchuk, que, por direito, presidiu a Assembleia.

Basicamente, o Sínodo seguiu a estrutura e programação dos anos anteriores: celebração e ritos próprios de abertura, abertura informal com a presença de autoridades convidadas, tanto católicas ucranianas como latinas e também ortodoxas, celebração diária da Divina Liturgia e do Ofício Divino, um dia de retiro espiritual, trabalhos relacionados com a temática do projeto Paróquia Viva que seguirá até o ano 2020, exame dos assuntos normalmente abordados em todos os sínodos, como as questões litúrgicas, canônicas e financeiras,  estudo de temas específicos, como o problema da guerra no leste da Ucrânia e dos imigrantes ucranianos em vários  países, eleição de bispos para as diversas eparquias.

O Sínodo deste ano se tornou um tanto diferenciado por ter sido realizado com alguns dias a mais, porém com uma programação menos carregada. Algumas mudanças centrais também foram destacadas. Quanto à estrutura sinodal e organizacional, foi eleito o novo Presidente da Comissão Patriarcal da Catequese – Dom Davi Motiuk, Bispo Eparca de Edmonton, Metropolia do Canadá, no lugar de Dom Pedro Staciuk, que, pela sua idade, está deixando também a Eparquia da Austrália. Outra mudança importante aconteceu na própria Cúria Patriarcal com a renúncia do Ecônomo Dom Volodymyr Viyteshen, Arcebispo Metropolita de Ivano-Frankivsk. Este cargo foi assumido pelo Pe. Lubomyr Javorskiy, que já era funcionário da Cúria no setor das finanças. Com os constantes esforços de sua Beatitude Sviatoslav, a Cúria vem atingindo um nível muito bom de efetividade administrativa, principalmente com os trabalhos do recém-contratado Pe. Andriy Maksymovicz, que tem formação diplomática vaticana.

Devido à importância pastoral, o tema principal deste ano – Palavra de Deus e catequese – foi mais intensivamente tratado, sendo concluído com uma série de decisões práticas a serem cumpridas nas esferas da vida eclesial – Arcebispado Maior, Metropolias, Eparquias, Exarcados e Paróquias.

O evento mais importante consumado fora do âmbito especificamente sinodal foi a celebração dos 325 anos da renovação da união da Eparquia de Peremyshl, situada no leste da Polônia, com a Santa Sé. A solenidade ocorreu no domingo, dia 9 de setembro, atraindo um grande número de religiosos, autoridades da Igreja latina e autoridades civis locais. Mas principalmente o evento ficou para a história da nossa Igreja católica ucraniana por ter reunido pela primeira vez em Peremyshl quase todos os nossos bispos.

Retornando a Lviv, os bispos visitaram o histórico cemitério de Peremyshl, onde estão sepultados os bispos, outras autoridades importantes da antiga Eparquia e mais de 100 sacerdotes. Foi celebrada a Panakheda.

O Sínodo foi encerrado dia 11 à tarde com a última sessão de trabalhos, a assinatura das decisões sinodais, a entrega da documentação sinodal aos Bispos e o rito de reconduzir solenemente o evangeliário à capela.

Dom Volodemer Koubetch