Romaria Mariana

FOTOS: Ana Paula Ortiz de Camargo

A Romaria Mariana realizada anualmente na paróquia de Antonio Olinto, que, desde a romaria do ano passado, tornou-se Santuário Nossa Senhora dos Corais, chegou à sua 26ª edição. Neste Ano Mariano, quando se celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima; e considerando o tema do projeto “Paróquia Viva” para este ano – a diaconia-serviço, abençoado pelo Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Ucraniana, os símbolos, representações, reflexões e celebrações referentes à romaria se concentraram em “Maria – exemplo de diaconia”.

Como nos anos anteriores, a programação iniciou já na quinta-feira à tarde. Assim, dia 16, às 19 horas, foi celebrada a Santa Missa e Novena a Nossa Senhora dos Corais a cargo da comunidade polonesa de São Mateus do Sul, organizada em torno da Paróquia Perpétuo Socorro, sob a presidência do jovem sacerdote recém-ordenado Pe. João Francisco Sieklicki. Sob a regência da maestrina Regina Trinco ao teclado, os cantos foram executados pelo coral “Chór Karolinka” em polonês, ligado ao homônimo grupo folclórico polonês. Uma iniciativa religiosa e cultural que precisa ser sempre mais reconhecida e apreciada!

O grupo folclórico polonês Karolinka foi fundado em 22 de fevereiro de 1992, por iniciativa da Braspol e do grupo de jovens Gensma. Tem como objetivo resgatar, manter e promover a cultura polonesa. O grupo Karolinka já fez apresentações em diversas cidades da região sul do Brasil durante seus 22 anos de existência. Em 2014, participou do Festival de Danças de Joinville conquistando o 4º lugar. Em 2009 e 2014, participou como grupo convidado do Festival de Etnias do Paraná, no teatro Guaíra em Curitiba. Em 2011, retorna ao festival de Joinville e conquista o 2º lugar. Em 2013, fez sua primeira apresentação na Argentina. Durante o ano de 2013 e 2014, o grupo Karolinka desenvolveu o projeto social Conhecendo a Cultura Polono Brasileira, patrocinado pela Petrobras, que previa aulas de canto, língua e culinária polonesa.

Dia 17, sexta-feira, pelas 18h30min, entre orações, cantos religiosos e fogos de artifício, as oito capelinhas com o ícone de Nossa Senhora dos Corais vinham sendo trazidas com muita devoção em caminhões. Os devotos foram chegando também em seus carros e até a pé. As capelinhas foram primeiramente recebidas pelo Pároco e Reitor do Santuário Pe. Mário Ciupa no triângulo da pracinha. Continuando a procissão, os portadores das capelinhas se posicionaram em frente à igreja, onde foram abençoadas pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia e o Moleben a Nossa Senhora dos Corais com a participação do Diácono João Karpovicz. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre Maria “Odihitria”, mostrando o respectivo ícone: aquela que mostra o verdadeiro caminho, que é Jesus Cristo – “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Sábado, às 10 horas, com menos catequizandos por causa da chuva, no oratório do Santuário, o Pároco celebrou o “Akathisto” a Nossa Senhora. Às 19 horas, foi celebrada pelo Metropolita a Divina Liturgia e o Moleben a Nossa Senhora. O Pe. Arcenio Krefer, OSBM concelebrou. Dom Volodemer fez uma breve reflexão, falando sobre Maria como “nossa irmã mais velha muito querida, porque sábia e bondosa”. E completou o argumento interpretando a seguinte frase do Papa Paulo VI: “Assim é Maria. O seu aspecto é celeste e triunfal, mas olhando-o bem, é o de uma mulher humilde, por mais elevada que tenha sido acima de todas as criaturas… Tão humilde e simples que nos convida a descobrir nela nossa IRMÃ queridíssima” (In: AUTRAN, Aleixo Maria. Mulher nova: pelos caminhos de Maria. 2ª ed., São Paulo: Paulinas, 1977, p. 12).

Domingo, dia 19, às 06 horas, houve a tradicional alvorada com fogos de artifício e se iniciou a acolhida aos romeiros na igreja matriz latina São José com o café da manhã, servido pela comunidade latina local, e roda de chimarrão, uma cortesia dos professores historiadores Homéro Schartz e Maria Schartz.

Às 9 horas, dirigida pela Comunidade São Nicolau, bairro Madeirite, Guarapuava, começou a procissão com o ícone de Nossa Senhora dos Corais, que seguiu até a entrada do Santuário. Pelas 09h30min, a comunidade antonio-olintense fez a recepção ao Metropolita. Os catequizandos cantaram uma canção religiosa seguida de outra cantada pelo catequizando Daniel Javorski. A catequizanda Eloísa de Souza Iurkiv leu um discursinho e sua colega Pámela Renata Kovalco Shlepak entregou-lhe um buquê de flores. O Sr. Antônio Melnechenko, sua esposa Andrieli e o filho Felipe saudaram o Metropolita com pão e sal. O Prefeito municipal Sr. Fabio Staniszewski Machiavelli, acompanhado da Primeira Dama, entregou as chaves do Santuário ao Metropolita. Os últimos cumprimentos foram do Pároco, que fez também a acolhida de todos os romeiros.

A Divina Liturgia foi solene pontifical, cantada pelo coral da Paróquia Assunção de Nossa Senhora de Guarapuava, dirigido pelo Sr. Basílio Martyn. Os Padres Arcenio Krefer, OSBM, Mário Ciupa e Daniel Horodeski estavam atendendo os penitentes em confissão. O Pe. Basílio Koubetch, OSBM concelebrou e auxiliou na celebração. Os Diáconos João Basniak e Cleyton Martins Katerenhuk prestaram seus serviços litúrgicos, com a ajuda dos Seminaristas maiores de Curitiba e coroinhas locais. A homilia abordou o tema sugerido pela programação dessa 26ª Romaria Mariana: “Maria – exemplo de diaconia”. Ela foi apresentada como uma jovem como as outras de seu tempo, mas que foi uma jovem diferente pela autenticidade, grau, frequência e intensidade com que viveu os valores espirituais e morais de sua própria religião e cultura, acrescentando em tudo a vivência profunda do amor, orando, meditando, guardando tudo em seu coração (Lc 2,51). “A grande diaconia-serviço de Maria é seu comprometimento com Deus e com a humanidade. Maria é a jovem que nos deu o Cristo. É a diaconia que nós precisamos fazer no mundo de hoje!”, concluiu o Metropolita.

As atividades religiosas e culturais da tarde tiveram as seguintes realizações. Às 14 horas, no pavilhão aberto, os jovens e alguns adultos da comunidade de Madeirite fizeram a encenação sobre Maria, a serva do Senhor; eles continuaram a sua apresentação dentro do Santuário. Aqui, com os romeiros mais concentrados na oração, às 14h45min, foi rezado o Moleben a Nossa Senhora dos Corais. Foi o Arcebispo Metropolita que rezou e falou mais um pouco sobre Maria, enfatizando sua santidade que se caracterizou pela realização profunda, no coração, da vontade de Deus. Após o Moleben, esses romeiros dirigiram-se à gruta, onde se fez a bênção da água, foi dada a bênção apostólica e foram abençoados os próprios romeiros e seus objetos religiosos e pessoais.

Além do Deputado Estadual Anibelli Neto, do Prefeito Municipal Fabio, a romaria contou com a participação do Embaixador da Ucrânia Rostyslav Tronenko, que busca honrar os eventos religiosos com a sua presença a fim de apoiar uma causa comum – o bem do povo ucraniano na Ucrânia e fora dela. Ele reconhece que a história da Igreja é também a história do povo ucraniano, além de ver nela uma defensora do povo e da nação ucraniana, pois “a Igreja está sempre com o povo”. O Embaixador chegou sábado de manhã a Antonio Olinto e teve contatos com as autoridades locais. Fez questão de conhecer o Santuário e a comunidade ucraniana. Domingo de manhã, ele teve um encontro com o pessoal da cultura polonesa organizado em torno do grupo folclórico Karolinka em São Mateus do Sul, que lhe prestaram uma homenagem especial.

O domingo foi ensolarado, com céu azul, alegre, muito bonito. Ao entardecer, o povo local continuou a festividade, agora mais descontraído. Os romeiros retornaram aos seus lares com um pouco mais de conforto espiritual e ânimo para continuar a caminhada de cristãos fiéis seguidores de Jesus Cristo e amigos de Maria. Nossa Senhora dos Corais abençoe a todos!