Irmãs de Sant’Ana em Festa da Padroeira

FOTOS – GENTILEZA DE Dirce Maria Tzeciuk Kornelhuk

Sítio & Flores Sant’Ana – Decoração Foto & Filmagem / 42 98804-4657

O dia 25 de julho deste ano, Festa da Padroeira, foi bem especial para as religiosas da Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, quando, em Vera Guarani, após o retiro, celebraram jubileus de vida consagrada de três suas coirmãs e participaram do traslado do Pe. Metódio Koval, um de seus principais guias espirituais nas primeiras décadas de sua fundação.

Todo o dia 19 foi dedicado ao estudo da Lectio divina – Leitura orante da Bíblia, sob o acompanhamento do Pe. Basilio Koubetch, OSBM. Dirigido pelo Pe. Januário Prestauski, OSBM, um grupo de religiosas participou do retiro espiritual, que começou dia 19 à tarde e terminou na tarde do dia 24.

Às 09h30min, na igreja matriz Natividade de Nossa Senhora, as Irmãs Nádia Chmik, Raquel Zazula e Amélia Makohin foram homenageadas: Nádia e Raquel, celebrando o Jubileu de Ouro, e Amélia, celebrando o Jubileu de Prata. Ir. Lúcia Grabovi saudou a todos os presentes e motivou espiritualmente a celebração jubilar, que “não é só um momento de ação de graças por tudo o que o Senhor nos possibilitou realizar no decorrer dos 25, 50 anos, mas, também, uma ocasião para dar um impulso novo à vida e missão de nossa Igreja. É olhar o passado com gratidão, bem como, pedir perdão por não termos correspondido à missão que nos foi confiada por Deus. No presente, é preciso tornar a Igreja mais viva para que seja fermento, sal e luz na vida do povo. E, ao mesmo tempo, projetar o futuro com esperança”. Concluiu Ir. Lúcia: “É necessário caminhar, acolhendo com gratidão, o nosso rico passado, vivendo com coragem nosso desafiador presente e construir com confiança nosso esperançoso futuro. Não andamos sozinhos! Conosco vai Aquele que afirmou: ‘Eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo’. É isso, que nos dá força, coragem, estímulo de prosseguir. Por isso, com otimismo cristão, esperamos que a celebração deste Jubileu de Prata e de Ouro das nossas coirmãs Raquel, Nádia e Amélia seja um impulso vitalizador de novos caminhos, novas propostas e de novo direcionamento”.

Prosseguindo as homenagens, três religiosas da Congregação leram as biografias das Irmãs Jubilandas (ver abaixo) e deu-se início à celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Concelebraram os seguintes sacerdotes: Pe. Januário Prestauski, OSBM – pregador do retiro, Pe. Sérgio Hryniewicz – Pároco de Vera Guarani, Pe. Irineu Vaselkoski – Pároco de Mallet, Pe. Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Pe. Levi Godoy – Pároco da Paróquia latina de Paulo Frontin.

Comentando o texto do Evangelho do dia, Lc 8,16-21, Dom Volodemer reconheceu e agradeceu pela longa e diversificada diaconia das três irmãs homenageadas e interpretou a diaconia como serviço à luz e à irmandade-fraternidade: antes de tudo, é preciso ser luz e ser irmãos-irmãs para depois agir concretamente, sendo instrumentos da luz e da irmandade. O pregador citou São Francisco de Assis que estendeu a irmandade-fraternidade a todas as criaturas, proclamando a toda voz que o Sol é irmão, a Lua é irmã, o cavalo é irmão…

Antes da Santa Comunhão, as três religiosas jubilandas renovaram solenemente seus votos e após foi feita uma oração em ação de graças. Ao final da Divina Liturgia, o Pároco Sérgio tomou a palavra para fazer suas considerações, lembrando principalmente a figura do Pe. Metódio Koval em relação à Congregação das Irmãs de Sant’Ana. O Pároco latino Levi também colocou suas palavras de apreço e amizade com as religiosas.

Juntamente com os parentes e outros convidados, na Casa de Oração Pe. Emiliano Josafat Ananevitch, fundador da Congregação, houve um momento de confraternização. Antes de repartir o bolo festivo, representando a Superiora Geral Ir. Aquilina Pelek, que está em viagem à Europa, Ir. Lúcia Salete Melnik – Ecônoma da Congregação fez um pronunciamento para agradecer a todos que contribuíram para a rica vivência do momento celebrativo, destacando principalmente a importância da consagração e do trabalho das três coirmãs jubilares. “Hoje temos três Irmãs Jubilandas coroando o dia da nossa Padroeira Sant’Ana: Ir. Raquel e Ir. Nádia, que fecham com chave de ouro mais uma etapa de suas vidas – 50 anos de dedicação, sempre tentando corresponder ao chamado vocacional; e Ir. Amélia, que comemora seu Jubileu de Prata – 25 anos dedicando sua vida a serviço da Igreja e do povo de Deus. Irmãs! Tenho certeza de que cada uma de vocês, no decorrer de suas vidas, foram agraciadas por Deus com inúmeras graças, privilégios e bênçãos. Quer seja exercendo o seu trabalho no hospital, como enfermeira, quer seja na escola e na pastoral de um modo geral”.

Mnohaia lita! Obrigado! Parabéns caríssimas Irmãs Nádia, Raquel e Amélia!

BIOGRAFIA DAS TRÊS IRMÃS JUBILANDAS

Ir. Nádia Chmik, filha de Estevão Chmik e Tecla Repechka Chmik (in memoriam). Nasceu no dia 1º de outubro de 1950, no Distrito de Dorizon, Município de Mallet, Paraná. Foi batizada no dia 06 de outubro de 1950, na igreja de Cerro Azul pelo Pe. Pedro Busko e mais tarde crismada pelo Pe. Severo Preima. Sua 1ª Eucaristia foi realizada no dia 31 de março de 1959, com o Pe. Carlos Trehuk.

Ingressou na Congregação desde a infância. Iniciou o noviciado no dia 19 de dezembro de 1965. Professou seus primeiros votos no dia 19 de dezembro de 1967. Fez sua profissão perpétua no dia 19 de dezembro de 1971.

Realizou cursos de aperfeiçoamento para professora de Ensino Fundamental, Relações Humanas, Cerne e outros cursos de aprofundamento espiritual. Exerceu diversas atividades na Congregação, principalmente na parte pastoral em todas as comunidades de Rio Azul, Mallet, Vera Guarani, Pato Branco, Rio d’Areia e Alto Paraíso.

Atuou como professora de Ensino fundamental em Alto Paraíso e Rio D’Areia. Atualmente trabalha em União da Vitória, na casa São José; com sua generosa acolhida, sendo simples, tendo um espírito de oração, dedicação ao trabalho que exerce como cozinheira.

Ir. Raquel Zazula, filha de André e Anastacia Huchryn Zazula, Maria Zazula nasceu em 01.10.1944, na localidade de Marcondes, Distrito de Prudentópolis, Estado do Paraná. Viveu a sua infância, adolescência e juventude junto aos seus familiares. Frequentou a igreja local e a catequese em preparação para a 1ª Eucaristia. Também, na escola local, estudou até a 4ª série do 1º Grau.

Aos dias 13.10.1965, ingressou na Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, na localidade de Vera Guarani, Município de Paulo Frontin, Estado do Paraná. Aos dias 18.12.1966, ingressou no noviciado nesta Congregação. Após dois anos de noviciado, aos dias 19.12.1968, professou os votos temporários e aos dias 19.12.1971 professou os votos perpétuos.

Além da conclusão do 2º Grau, Ir. Raquel possui outros cursos profissionalizantes: Relações Humanas no Trabalho, Relações Humanas Espirituais, Formação Humana e Teológica na Universidade Católica do Paraná, Desenvolvimento da Criatividade no Colégio São Vicente em Curitiba, Curso de Auxiliar de Enfermagem na Escola Catarina Labouré em Curitiba, Habilitação em Auxiliar Administrativo, Curso de Administração da Saúde, Treinamento de Executivos Hospitalares na Sociedade Beneficente São Camilo em São Paulo

Localidades onde exerceu suas funções: Hospital São Pedro em Mallet – PR, Hospital 26 de Outubro em União da Vitória – PR, Hospital Municipal Bom Jesus de Irineópolis – SC, Posto de Saúde em Bom Sucesso do Sul – PR, Posto de Saúde em Alto Paraíso, município de Bom Sucesso do Sul – PR. Também exerceu as atividades lhe confiadas nas seguintes instituições: Seminário São Josafat em Mallet – PR; Seminário Maior São Basilio Magno – no Bairro Batel – Curitiba – PR, Colégio Madre Francisca em Alto Paraíso – PR, Casa de Oração Pe. Emiliano J. Ananevicz.

Durante o ano de 2014 esteve em Curitiba, atendendo no tratamento de saúde de sua irmã, a ex Madre Geral Eutêmia Ana Zazula (in memoriam). Atualmente, encontra-se na Casa de Repouso São Francisco em Mallet.

Ir. Amélia Makohin, filha de Jaroslau Makohin e Rosália Kuibida Makohin, nascida no dia 11 de outubro de 1974, na Colônia Cachoeirinha, Município de Prudentópolis. Em janeiro de 1990 ingressou na Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana sendo acolhida pela Irmã Eutêmia Zazula (in memoriam) e Ir. Atanasia Makohin, na comunidade de Vera Guarani, Paulo Frontin. Em dezembro do mesmo ano, ingressou no noviciado, permanecendo por dois anos em Rio D’Areia, Município de Prudentópolis. Professou seus primeiros votos no ano de 1992 em Alto Paraíso, Município de Pato Branco, e em 1999, professou os votos perpétuos em Vera Guarani, Paulo Frontin.

No ano de 1993, trabalhou no Seminário Menor em Mallet, auxiliando Ir. Madalena Krauchuk (in memoriam). Em 1994, foi transferida para Vera Guarani, exercendo trabalho pastoral. Em abril de 1996, havendo necessidade de trabalhar no Seminário de Washington, Estados Unidos, foi designada como auxiliar da Ir. Cristina Mazur, permanecendo aí por 3 anos. Em janeiro de 1999, retornou para o Brasil, permanecendo em Pato Branco para concluir os estudos e trabalhar na escola, catequese e Apostolado da Oração. Neste mesmo ano, foi transferida para a Casa Geral em Curitiba, continuando seus estudos e trabalhando na pastoral. Em 2001, foi para o Rio D’Areia auxiliar a Ir. Mestra de Noviças. No ano seguinte, foi transferida para o Colégio de Alto Paraíso, Pato Branco, para trabalhar na pastoral. Em 2003, retornou a Pato Branco, frequentou o curso superior de Pedagogia na cidade de Palmas e trabalhou na escola tendo, como matéria específica o Ensino Religioso.

Em agosto 2005, a pedido da Madre Aquelina Pelek, viajou para Roma, Itália, onde trabalhou com as demais irmãs que lá permaneciam. Neste período, teve a oportunidade de conhecer diversos lugares da Europa como a Ucrânia, a Terra Santa, os Santuários de Nossa Senhora de Lourdes na França, Fátima em Portugal e San Thiago da Compostela na Espanha e diversos lugares da Itália.

Retornando ao Brasil em 2012, permaneceu em Curitiba por um ano. No ano seguinte, foi transferida para Vera Guarani onde esteve até o ano de 2016, trabalhando na pastoral e fazendo o Curso Superior Gestão de Recursos Humanos. Atualmente, reside em Mallet, na Casa de Repouso São Francisco, atendendo as irmãs idosas e, no final de semana, atua catequizando um grupo de crianças na Paróquia Sagrado Coração de Jesus.