Entre os dias 12 a 16 de outubro de 2016, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade da sede paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reserva. Sob forte chuva, ele chegou à cidade ao anoitecer, no dia da Festa da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida e se hospedou na casa paroquial.
Dia 13 de outubro – quinta-feira, de manhã, juntamente com o Pároco Josafat Roiko, o Metropolita montou um programa de sua visita. No decorrer do dia, ele examinou o histórico da comunidade e encaminhou a documentação da Visita Canônica a partir do relatório apresentado.
Às 19 horas, ele celebrou a Divina Liturgia em português, que foi precedida por uma saudação de acolhida da parte do Pároco, que concelebrou. Continuando a mesma temática das visitas anteriores, as reflexões da homilia trataram da misericórdia. Hoje, o foco foi a natureza divina – Deus que é amor ao qual é necessário corresponder. Depois, o prelado teve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial durante a qual verificou as informações repassadas no relatório e colheu outras sobre o andamento geral da vida comunitária cristã.
A chuva continuou persistente.
Dia 14 de outubro – sexta-feira. De manhã, o Arcebispo Metropolita verificou os livros paroquiais. Ao meio-dia, acompanhado pelo Pároco Josafat, ele concedeu uma entrevista à Rádio Reserva FM, uma rádio comunitária, durante o programa Jornal do Meio-Dia, dirigido por Orlei Ferreira. Ele perguntou sobre a vida do Metropolita, sobre a Igreja Católica Ucraniana no Brasil e especialmente sobre sua visita na Paróquia de Reserva. O Pároco explicou os detalhes dessa visita.
Às 19 horas – Divina Liturgia e encontro com os integrantes do Movimento do Apostolado da Oração. Ir. Mateia Greschuk, OSBM exerce a função de coordenadora. A Sra. Irene Staruzak Makoski é a zeladora; ela é casada com o Sr. Clemente Makoski, que também presta uma ajuda na condução do grupo. Compareceu um número significativo para ouvir a mensagem do Metropolita, que falou a todos os presentes sobre a importância dos movimentos na Igreja e, sobretudo, sobre a riqueza apostólica do Apostolado da Oração. Enfatizou a necessidade de levar mais a sério os propósitos do movimento, principalmente a espiritualidade do amor decorrente da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Após a celebração litúrgica, somente com os membros do grupo, Dom Volodemer tratou rapidamente de alguns aspectos práticos: livro de atas, preparação para ingressar no movimento, o rito do ingresso-preinhatia, a dinâmica das reuniões.
O jantar foi na casa do Sr. Augustinho Parteka Lopata, um dos donos do supermercado Super Lopata, casado com Eva Antosko Lopata. O casal tem dois filhos já crescidos: Cesar Augusto e Lucas. Empresário bem-sucedido, Augustinho dirige o supermercado juntamente com toda a sua família – pai, irmãos, filhos. Foi um encontro muito amigável quando se festejou os nove anos de vida sacerdotal do Pároco Josafat.
15 de outubro – sábado. Às 09:45, Dom Volodemer teve um encontro com as catequistas e seus catequizandos. Ficou conhecendo a organização da Pastoral Catequética, coordenada pela Ir. Lucia Salkouski, OSBM. Ela conta com uma boa equipe de catequistas leigas voluntárias e também jovens auxiliares.
Às 14 horas, houve um ensaio na igreja com o objetivo de se preparar para a Divina Liturgia de amanhã, que será solene, cantada em ucraniano.
Como nos dias anteriores, às 19 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, mas com maior participação de fiéis, que comparecem em maior número nos sábados. O Metropolita dirigiu uma palavra mais voltada aos jovens, incentivando-os a se organizarem no Movimento da Congregação Mariana. Os movimentos eclesiais favorecem o cultivo cristão espiritual, moral e cultural e constituem ótima proteção de seus membros, que levam o movimento a sério, enfatizou Dom Volodemer.
16 de outubro – domingo. Com início às 9 horas, houve um encontro com as lideranças de toda a Paróquia. Representantes da comunidade paroquial de Reserva e das comunidades de Barreiro, Campinas Belas, Serra dos Macacos, Serra da Mesa marcaram presença para ouvir a conclusão geral da Visita Canônica na Paróquia. Aplicando o método ver-julgar-agir, Dom Volodemer perpassou rapidamente a realidade social e eclesial das comunidades, apontou alguns critérios fundamentais de discernimento e indicou ações pastorais concretas para os próximos anos, buscando o melhoramento da vida pastoral na Paróquia de Reserva.
Às 10 horas, os fiéis estavam reunidos em frente à igreja para prestar uma homenagem ao visitador Dom Volodemer, que já estava paramentado, juntamente com o Pároco Josafat Roiko e os acólitos os irmãos Gabriel e Fernando Waurek e os coroinhas. Os catequizandos entoaram um hino de louvor à Santíssima Trindade. Tomando a palavra, o Sr. Miguel Baranhuk, conselheiro do CAP, saudou Sua Excelência. Concluindo seu discurso, ele disse: “Que com a vossa presença sejamos abastecidos de coragem, ânimo e perseverança para sermos sempre fonte de luz em nossas vidas. Somos uma paróquia pequena com acertos e desacertos, temos muito a aprender, realizar e crescer como tal. Dom Volodemer, antecipamos nossos sinceros agradecimentos, e, como filhos, não mediremos esforços para seguir vossos ensinamentos e conselhos”. A seguir, a menina Ana Clara Nunes lhe entregou um buquê de flores. Os jovens Valéria Zabiaka e Vitor Hneda apresentaram a imagem da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi abençoada. O Presidente-Executivo Sr. Augustinho Parteka Lopata e sua esposa Sra. Eva Antosko Lopata saudaram-no tradicionalmente com o pão e sal. Finalmente, o Pároco proferiu um discurso de louvor e agradecimento pela visita do Arcebispo Metropolita.
Adentrando a igreja, foi dado início à Divina Liturgia Solene Pontifical cantada pelo povo. Em sua homilia, Dom Volodemer enfatizou a misericórdia que deve ser aplicada hoje em dia principalmente à família, defendendo-a dos ataques dos inimigos do cristianismo. Animou os líderes comunitários e todos os presentes a praticarem as “saídas” necessárias a fim de construir uma Igreja mais missionária e mais presente da realidade de seus fiéis.
Ao meio-dia, no centro de eventos ainda em reforma, foi servido almoço comunitário e assim se fez o encerramento da Visita Canônica.
FOTOS