Entre os dias 23 a 25 de setembro, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM fez a Visita Canônica na comunidade de São Roque, pertencente à Paróquia de Vera Guarani. A visita teve um colorido diferente, porque o encerramento se deu com inauguração oficial e bênção da nova igreja dedicada à Sagrada Família.
Passando por Antonio Olinto, onde conversou com o Pároco Mario Ciupa sobre os detalhes da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida e criação do Santuário Nossa Senhora dos Corais, o Arcebispo Metropolita chegou de manhã, dia 23, a São Roque a fim de conhecer a localidade. É uma vila organizada e pacata no município de Paulo Frontin.
Dom Volodemer conversou com a Sra. Cecília Woicyk Bona, casada com Alcindo Bona; ela é irmã da Professora Eugênia de Rio Azul. O casal tem um filho – Igor. Teve ainda uma conversa com a Sra. Neuza Terezinha Gurski Retkva, que mora ao lado do local onde era a antiga igreja.
Depois, o Metropolita subiu a rua central para conhecer a nova igreja ucraniana em sua parte externa e o pavilhão e fazer registros fotográficos. O pavilhão não está sendo usado, pois deverá passar pelas reformas conforme as novas exigências de segurança e higiene. A comunidade priorizou a finalização da construção da igreja, sendo que, mais tarde, será colocada uma cúpula a fim de caracterizá-la como uma igreja bizantino-ucraniana. Visitou também o cemitério, que fica bem próximo da nossa igreja.
À tarde, Dom Volodemer teve compromissos administrativos e pastorais em Cruz Machado e Rio das Antas, dirigindo-se finalmente à sede paroquial em Paulo Frontin, onde conversou com o Pároco Sergio Hryniewicz, e depois foi hospedado na residência das Irmãs Servas.
Sábado dia 24, após o almoço, Dom Volodemer voltou a São Roque para verificar a parte interna da igreja e auxiliar nos preparativos para a bênção da igreja. Aproveitando o tempo disponível, ele teve um encontro com as catequistas Vera Cristina Zapotoczny, Sra. Ana Maria Deki Prszyzsieny e Sra. Terezinha Szeremeta e com a zeladora do Apostolado da Oração Sra. Cecília Woicyk Bona. As senhoras líderes passaram mais informações sobre seus trabalhos junto à comunidade.
Às 15.30h, a pequena comunidade se reuniu em frente à igreja para a recepção ao Arcebispo Metropolita. O Sr. Luiz Matuchenko proferiu um discurso e o casal Sr. José Szeremeta – Presidente-Executivo e sua esposa Sra. Terezinha Sobatchek o saudaram tradicionalmente com pão e sal. Daiane Jasmim Matuchenko e Geovani Sova lhe entregaram um buquê de flores. Tomando a palavra, o Pároco Hryniewicz deu as boas-vindas a Dom Volodemer e o cumprimentou como zeloso pastor.
Em seguida, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia, a maior parte em português. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o motivo de sua visita e lembrou alguns elementos mais importantes do Ano da Misericórdia. Vinda de Paulo Frontin, Ir. Verônica Svistak, SMI orientou e dirigiu a recepção, a celebração de hoje e de amanhã. A leitura das intenções de hoje e as de amanhã foram lidas pela Catequista Sra. Ana Maria Deki Prszyzsieny e a epístola pelo Sr. Mário Renato Juk.
Após a celebração litúrgica, houve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial. Dialogando com os líderes, o Metropolita verificou o andamento da construção e dos trabalhos pastorais e examinou os livros de registros.
O jantar foi oferecido pela família de José Roberto Barbusa e Ângela Maria Zapotozny Barbusa. O casal tem um filho – Vitor Alexandre de sete anos. As principais lideranças e alguns parentes participaram do jantar.
Para o pernoite o Metropolita voltou a Paulo Frontin.
Domingo, dia 25, com início às 9:30h, foi celebrada a Solene Divina Liturgia Pontifical com a consagração da nova igreja Sagrada Família. O povo se reuniu em frente à igreja e o Pároco Sergio Hryniewicz deu uma palavra de acolhida. Procederam-se os rituais da bênção externa da igreja, o desatamento da fita inaugural, a abertura solene da porta principal e aspersão da água benta no interior da igreja, continuando com o rito principal da lavação do altar com água comum, vinho e água rosada e finalizando com a unção do altar e das paredes em sete pontos sinalizados pelos símbolos dos sete sacramentos. O rito da bênção foi concluído com uma oração especial durante a qual todos os presentes estavam de joelhos.
Prosseguiu a Divina Liturgia a partir do Trisagion, cantada em ucraniano pela própria comunidade. Em sua homilia, Dom Volodemer reconheceu o esforço e o sacrifício de todos a fim de concluir a construção da igreja – uma prioridade da comunidade. Falou sobre o significado do novo templo: o lugar de encontro com Cristo vivo por meio dos sacramentos e outras práticas religiosas; lugar onde se constrói a comunidade cristã e a verdadeira família. O Pároco concelebrou. O Diácono João Basniak de Mallet cumpriu sua função e os Seminaristas que o acompanharam serviram como acólitos principais. Os coroinhas locais Daiane Matuchenko e Fábio Krupacz também prestaram sua ajuda. Além da mencionada Ir. Verônica, estavam presentes e auxiliaram na celebração ainda suas coirmãs Anselma Peremida e Izaura Martenichen.
Antes da bênção final, o Sr. Alcindo Bona fez a leitura da ata da bênção da nova igreja, sendo imediatamente assinada pelo Arcebispo Metropolita e demais autoridades presentes. Entoados os tradicionais “Mnohaia lita”, em nome de toda a comunidade, o Pároco Sérgio agradeceu a Dom Volodemer pela visita e pela bênção da igreja. O Presidente-Executivo com sua Esposa lhe entregaram uma sesta com produtos artesanais da região. São Roque foi a última comunidade da Paróquia Natividade de Nossa Senhora com sede em Vera Guarani a receber a Visita Canônica do Arcebispo Metropolita.
Num clima de muita alegria, louvor e descontração, na casa do Sr. Paulo Krupacz e Jociane Stoski Krupacz, foi preparado um saboroso churrasco de comemoração e confraternização por ocasião da bênção da nova igreja Sagrada Família, com a participação das lideranças da comunidade.
Sagrada Família, abençoe e proteja todas as famílias da comunidade de São Roque!
FOTOS