Na data de 14 de dezembro de 2025, a Comunidade São Pedro e Paulo, na localidade de Moema em Itaiópolis, SC, recebeu a visita de Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista com sede em Curitiba.
Houve a recepção de Dom Volodemer na entrada da igreja com homenagens feitas pelos coroinhas Erick e Rodrigo, que fazem parte do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). Eles manifestaram a felicidade em receber o Metropolita como “o nosso querido pastor, que vem ao encontro de seu rebanho aqui em Moema”, sendo isso “uma grande graça para nossa comunidade”. No breve discurso, eles destacaram que a presença do Arcebispo “traz mais união e maior conscientização da nossa vivência em relação à Igreja”.
Também o Coordenador do Conselho Administrativo Paroquial, o Sr. Romaldo Kapulka com sua esposa Viviane, prestaram a sua homenagem ao Arcebispo com a leitura de uma mensagem afetuosa de acolhimento de um pastor e pai. “Sua presença entre nós neste dia abençoado é um motivo de grande honra e uma fonte de profunda alegria espiritual. Sentimo-nos imensamente privilegiados por receber nosso zeloso pastor e pai espiritual”, disse Romaldo. Viviane ainda o saudou com pão e sal, que simbolizam benção, felicidade e o sabor da fé, em gratidão à visita especial de Dom Volodemer.
Em seguida, se fez a entrada na igreja com as crianças, coroinhas, Dom Volodemer, Pe. Antônio Lachovicz, OSBM, que atende pastoralmente a comunidade, as Irmãs Servas de Maria Imaculada Egídia Pastuch, Maria Lefkun e Miguelina Schitz e toda a comunidade presente.
Dom Volodemer fez a bênção da iconóstase, que teve a sua restauração realizada neste ano. A seguir, deu-se início à celebração da Divina Liturgia, presidida pelo Metropolita e concelebrada pelo Pe. Antônio.
Durante a homilia, Dom Volodemer falou sobre a importância da iconóstase na arquitetura de uma igreja e na liturgia do rito ucraniano. Ele disse que a iconóstase “é um catecismo a cores”, “teologia a cores”, “resumo da história da salvação” e que cada ícone tem um significado. Lembrou que o Ano Santo Jubilar, que está sendo encerrado, é um tempo de muita relevância para a vida dos cristãos. E a Festa do Natal, que já está próxima, é uma oportunidade para renovar a esperança neste final de ano da esperança. Por fim, depois de falar sobre a vida dos cristãos como “peregrinos da esperança”, ele nos deixou uma grande mensagem, explicando as “três grandes energias que nos levam a Deus: fé, esperança e amor”. São as três grandes virtudes teologais que levam os crentes para o convívio com Deus.
Dando continuidade à celebração, tivemos também a participação especial dos nossos queridos coroinhas e mejistas Erick, Rodrigo, Eduardo e Victor, que cantaram muito bonito o Pai Nosso e o Creio em Deus em ucraniano.
Em sua mensagem final, Dom Volodemer agradeceu pelo convite da comunidade para estar presente nesse dia e desejou a todos um feliz Natal e abençoado Ano Novo.
O Pe. Antônio agradeceu a visita de Dom Volodemer, que atendeu ao convite da comunidade. Ainda agradeceu a Deus pelo lindo e abençoado dia.
Encerrando a celebração, a comunidade sentiu-se agradecida em fazer parte deste dia tão importante.
Foi realizada a foto oficial com Dom Volodemer e a comunidade em geral.
A visita do Arcebispo Metropolita terminou com o almoço de confraternização no Restaurante da Clara.
Texto: Rosimeire N. Woitechen
Fotos: Gabriel Clayton Skrypec