Novos membros do Apostolado da Oração da Arquicatedral

No dia 2 de novembro, primeiro domingo do mês, o grupo do Apostolado da Oração (AO) da Paróquia da Arquicatedral São João Batista recebeu quatro novos membros: Andréa Sydorak, Veronica Mlot Lennart, Daniel Kovalechuck e Marcos Handocha. Durante a celebração da Divina Liturgia, presidida por S. Excia. Reverendíssima Dom Volodemer Koubetch, logo após o “Tropárion”, os aspirantes foram convidados a se aproximarem do altar para o rito de acolhida em um momento de emoção e profunda oração, assumindo o compromisso da participação ativa no AO e tendo seus nomes inscritos para sempre no Sagrado Coração de Jesus.

Em um encontro presencial no dia 20 de setembro e em gravação de vídeo compartilhada mais recentemente, a Ir. Juliane Martinhuk, SMI – Coordenadora do Movimento na Metropolia conduziu a preparação para os novos membros e revigorou nos membros atuais o histórico e a missão do Movimento do AO na Igreja.

Durante a homilia, Dom Volodemer destacou o importante passo dado por Andréa, Verônica, Daniel e Marcos, e comparou o AO com o terreno fértil, onde as sementes lançadas germinam e frutificam para o benefício da comunidade, da Igreja e para a glória de Deus.

O Zelador do AO da Paróquia da Arquicatedral, Paulo Nogas, conduziu o momento de reflexão sobre a Intenção do Papa para o mês de novembro – pela prevenção do suicídio e pela valorização da vida – apresentou algumas instruções aos novos membros e também lembretes aos membros atuais.

  • “Taiemnêtsia”: deve ser levada consigo, usada diariamente para a reflexão sobre o mistério que ela traz e para a oração do Oferecimento Diário. Trazer na reunião seguinte, deixar sobre o “Tetrapod” e levar outra, de modo que a cada mês tem-se um diferente Mistério para a reflexão diária.
  • Intenção do Papa para o mês: deve ser lembrada e estar presente nas orações em todos os dias do mês, até a próxima reunião do AO.
  • Ofertas para o AO: não há mensalidade para os membros. No primeiro domingo de cada mês, permanece sobre o “Tetrapod” uma bandeja para coleta voluntária, cujo óbolo é destinado integralmente ao AO da Paróquia.
  • Evangelizar: cada membro do AO tem a missão de transmitir/compartilhar a palavra de Deus com familiares, amigos, colegas de trabalho e todos os membros da comunidade. A evangelização pode se dar por pequenos gestos de ajuda, por uma palavra de apoio, pela escuta ativa ou, simplesmente, estando próximo de quem passa por um momento desafiador.

Finalmente, enquanto membros do AO, devemos ser portadores de Vida!

Ao final da celebração, Dom Volodemer anunciou/desejou “Mnohaia Lita” aos novos e atuais membros do Movimento do AO.

Reiteramos as boas-vindas aos novos membros, agradecemos ao Pe. Edson pelo apoio de sempre e agradecemos a Dom Volodemer pela especial deferência ao AO nesta importante celebração.

 

Paulo Sergio Macuchen Nogas

Zelador do Apostolado da Oração

Arquicatedral São João Batista