Primeiro Retiro de Casais da Colônia Marcelino

O segundo dia de inverno de 2024 na Colônia Marcelino amanheceu ensolarado e com temperatura agradável. Foi neste ambiente que a Paróquia Santíssima Trindade realizou seu primeiro retiro de casais com o tema: “Juntos, mais fortes: fortalecendo nosso amor”. Uma ideia que os padres com as lideranças da comunidade comentavam desde a criação paroquial, mas que neste mês de junho saiu do mundo das ideias e do papel e se tornou uma maravilhosa e edificante realidade.

O retiro foi organizado sob a direção dos padres da Paróquia Neomir Doopiat Gasperin – Pároco, Samoel Hupolo e Iwan Kerneski – Vigários Paroquiais e dos casais Pedro Valmor Nogas e Tatiane Lourdes Nogas, Laertes Cardoso e Adriana Nogas Cardoso. No entanto, várias outras pessoas voluntárias ajudaram nos bastidores com doações, na organização do espaço, na ornamentação, na limpeza, no atendimento e na preparação da alimentação. A Pastoral da Comunicação da Paróquia, representada pelos jovens Luiz Fernando Boiko e Igor Nogas Cardoso, mais uma vez acompanhou todo o retiro, prestando todo o suporte técnico necessário.

O retiro foi realizado na Casa Nossa Senhora do Amparo e foi destinado somente aos fiéis da Paróquia, acolhendo 43 casais da Matriz e das capelas que se inscreveram e participaram ativamente. A adesão só não foi maior, porque as vagas foram limitadas por questões de espaço. A programação foi intensa e muito interessante. Os participantes começaram a chegar à Casa de Retiros no dia 22, por volta das 7 horas da manhã. Às 07h30, iniciou o credenciamento, a indicação dos quartos e o café da manhã.

Após o café, às 09 horas, todos os casais desceram para a sala magna e foram acolhidos pelo Pároco Neomir que conduziu a oração inicial de invocação ao Espírito Santo. Ele apresentou a temática do retiro, focalizando o tema do Sacramento do Matrimônio como imitação do amor de Jesus Cristo pela Igreja. Abordou vários assuntos pertinentes ao sacramento, salientando que tudo o que será apresentado neste retiro diz respeito ao Matrimônio e, por isso, a relevância da temática inicial. O Pe. Neomir concluiu suas palavras com o videoclipe do cantor Fernandinho “Uma nova história”, preparado pelos casais organizadores. O paroquiano Laertes Cardoso passou alguns recados e conduziu todos os momentos de apresentação dos palestrantes e dos agradecimentos.

Após a explanação do Pároco, os participantes tiveram 10 minutos de intervalo e às 10h15 uma maravilhosa palestra foi iniciada com a cantora e apresentadora da TV Evangelizar, Jaque Candioto, que desenvolveu com muita propriedade o tema sobre os “Desafios modernos ao casamento”. A palestrante foi muito feliz em suas colocações: fundamentou sua mensagem na Palavra de Deus e foi direto ao ponto com os casais; colocou a luz da Palavra divina em situações reais dos casais e das famílias, atraindo a atenção de todos o tempo todo. Ao final da sua apresentação, convidou todos para ficarem em pé e conduziu uma profunda meditação. Simplesmente foi sensacional!

Às 12 horas, foi servido um saboroso almoço, preparado pelas senhoras Terezinha Eulália Buiar, Lúcia Haliski Boiko, Fernanda Siedeliski, Jocemara Buiar e Francisca Ivankio.

Após o almoço, os casais tiveram um tempo livre para caminhar, conversar e descansar. Todos retornaram para a sala de palestras às 13h30. O Pe. Samoel e o Sr. Laertes conduziram uma dinâmica em que os casais amarravam os pés e as mãos com uma fita e eram convidados a realizar algumas atividades solicitadas pelos dirigentes. A moral da dinâmica convidava para uma reflexão sobre o enlace matrimonial à luz da Palavra de Deus em Genesis: “O que Deus uniu, que o homem não separe”. O casal, para permanecer fiel no enlace matrimonial, precisa estar muito bem unido com Deus e servindo-se de uma mesma linguagem cotidiana. A caminhada do casal deve ser sempre na mesma direção.

Em seguida, foi a vez da psicóloga e psicoterapeuta Maria Góis abordar a temática sobre “A beleza da intimidade do casal”. Ela frisou que a intimidade não está relacionada somente à relação sexual, mas é algo mais profundo: é amor conjugal que demanda afeto, proximidade, confiança e companheirismo. A palestrante fundamentou muito bem o seu tema com a teologia do corpo de São João Paulo II e parabenizou a equipe pela coragem de abordar uma temática, que, por ser um forte tabu, quase não é mencionado e traz enormes sofrimentos, se não for compreendido à luz da fé e da teologia.

Às 15h30, foi servido um café com uma mesa repleta de doces e salgados. Logo após, foi a vez do Pe. Antônio Zubek, OSBM – Superior provincial da Ordem Basiliana apresentar a temática sobre “Autoconhecimento e relacionamentos saudáveis”. Ele realizou várias atividades muito dinâmicas que aplica em seu consultório sobre terapia de casal. Os casais permaneciam atentos e interagindo.

Às 18 horas, novamente foi oferecido um lanche para os casais, porque o jantar seria servido somente às 21 horas. O jantar saiu tarde, porque foi preparado um momento especial para os casais. Após o lanche, os padres presentes atenderam confissões e, em seguida, o Pe. Samoel e o Sr. Laertes conduziram uma reflexão sobre cura e perdão. Eles falaram sobre a superação de desafios, dificuldades, momentos de crise e reconciliação. Terminaram a reflexão com uma dinâmica na área externa da Casa, todos os casais anotando num papel e queimando tudo aquilo que é negativo para eles e suas famílias.

Os casais se dirigiram de mãos dadas até a capela da Casa e participaram de uma profunda adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, conduzida pelo Pe. Samoel e cantada pelo jovem Eliel Mateus Pereira, esposo de Letícia Ivankio, que também estavam participando do retiro. A adoração terminou com a celebração da “Suplicatzia” e a benção com o Santíssimo.

Ao término da adoração, por volta das 20h50, os casais foram convidados para se dirigirem ao saguão da Casa Nossa Senhora do Amparo, cada casal sendo acompanhado até o refeitório que estava belamente ornamentado para um jantar romântico à luz de velas e ao som de músicas românticas instrumentais. O jantar, cujo cardápio era risoto de palmito com medalhão de mignon ao molho madeira e purê de batata, foi servido nas mesas por voluntários da Matriz e da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Também foi servido vinho e champanhe (frizantes). Após o jantar, os casais tiveram o tempo para conversar e descansar. Às 23 horas, repouso noturno.

O domingo começou cedo com o Pároco batendo o “sininho” às 7 horas da manhã para que todos acordassem. Às 07h15, iniciou a oração da manhã na capela, conduzida pela Irmã Maria Gaiocha, SMI.

Servido o café da manhã, às 08h15 teve início a primeira palestra do dia com o Sr. Mario Mayer sobre o tema: “Fortalecendo o nosso sim”. Uma palestra dinâmica e extrovertida, regada com várias canções ao som de violão.

Às 10 horas, foi servido um lanche e às 10h15 foi dada a última palestra do retiro com o casal Mario e Irayma sobre o tema: “Paternidade e maternidade responsável”. Uma palestra emocionante, com vários testemunhos de fé e de vida do casal, que é brilhante e iluminado pelo Espírito Santo. O casal enfatizou a responsabilidade e a seriedade dos pais na geração e educação dos filhos. Acentuaram várias vezes que os pais nunca devem desistir dos filhos e nem deixar de rezar por eles.

Os casais se dirigiram para a frente da Casa e fizeram a foto oficial, após a qual foi servido um saboroso almoço com diversas saladas, risoto, arroz branco, “varénneke”, strogonoff de carne, carne de frango assado e churrasco.

Após o almoço, houve um tempo de descanso e às 13h30 foram organizadas duas ótimas dinâmicas com o Pe. Samoel e o Sr. Laertes. As dinâmicas foram excelentes, além da mensagem por trás de cada uma, mantiveram um clima de descontração.

Após as dinâmicas, o Pároco Neomir conversou com os participantes, perguntando se o retiro contribuiu positivamente para a vida dos casais ali presentes. Alguns dos participantes fizeram uso da palavra. O Sr. Hermínio Incote elogiou a organização e a acolhida e parabenizou a equipe organizadora, ressaltando que já participou de encontros e retiros em algumas comunidades latinas e percebeu que, geralmente, a primeira palestra é boa e as outras são mais uma forma de preencher o tempo. Salientou que, desta vez, o alto nível das palestras e atividades se manteve a todo o momento, do começo ao fim do retiro. A Sra. Cleonice Salvador Nogas também agradeceu à equipe organizadora e destacou que o retiro foi uma benção para a vida dos casais presentes. Outros participantes também compartilharam suas impressões.

Após a partilha dos participantes, o Pe. Neomir conduziu a última reflexão, que foi sobre a importância do abraço, convidando os casais a não perder de vista e de hábito os gestos que são imprescindíveis para a vida do casal e da família. A reflexão terminou com os presentes meditando a música “Abrace mais” do cantor Thiago Brado.

Às 15 horas, todos se dirigiram para a capela e participaram da Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, que havia acabado de chegar à Casa de Retiros em Marcelino. Os Padres Neomir e Samoel concelebraram.

O Arcebispo reiterou alguns pontos essenciais do seio familiar: “santuário da vida” (São João Paulo II), “igreja doméstica”, “santidade matrimonial”, valor eclesial e social. Lembrando o tema do evangelho do 5º domingo, que fala sobre os endemoninhados gadarenos, ele disse que, diante de uma realidade mundial que busca destruir a Igreja Católica pela aniquilação da família cristã, se trava um combate entre e o bem e o mal, entre o Reino de Cristo e o Reino de Satanás. “Para preservar os valores da família no mundo de hoje, é preciso remar contra a corrente para vencer a correnteza do mal e do demônio”, enfatizou. Dom Volodemer manifestou enorme contentamento e parabenizou a Paróquia pela iniciativa e preocupação com os casais e com as famílias. Ainda pediu para que, o mais depressa possível, fosse redigida uma matéria para a publicação no site e boletim da Metropolia como inspiração para outras comunidades, pois a evangelização em prol da família é urgente. Após a homilia, ele fez uma oração especial para os casais e famílias.

No final da celebração, o Pároco Neomir fez uso da palavra e, em nome da Paróquia, agradeceu aos organizadores e a todos os voluntários da Matriz e das capelas que fizeram doações de alimentos e trabalhos em prol do retiro. Foi servido o café de encerramento e todos retornaram para suas casas alegres e felizes, pedindo que mais ações desta natureza sejam realizadas.

Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe todas as famílias!

Equipe Organizadora