METROPOLIA SÃO JOÃO BATISTA
MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM – MEJ
ESCLARECIMENTOS BÁSICOS
Há pouco tempo o Movimento era conhecido como Cruzada Eucarística. Atualmente, prefere-se denominá-lo Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). O novo nome foi sugerido por João XXIII, na audiência concedida em Roma, à Cruzada Eucarística da França, no 50º aniversário de sua fundação.
O MEJ é o grupo de crianças, adolescentes ou jovens que se tornam verdadeiros amigos de Jesus, unidos na oração, na comunhão eucarística e no apostolado, para ajudar a difusão do Reino de Jesus Cristo na família, na comunidade e na sociedade. É também a primeira fonte de vocações. O grupo é formado de crianças que tenham feito sua primeira comunhão, pertençam ou não a outras associações.
A finalidade do MEJ é formar crianças, adolescentes e jovens a fim de que sejam bons cristãos, praticantes, despertando a devoção e o amor a Cristo presente na Eucaristia, cultivando bons e organizados membros da Comunidade e da Igreja.
Com o Movimento juvenil, a Igreja pretende ter no futuro não só bons cristãos, mas também ter exímios grupos de jovens, membros ativos no Apostolado da Oração e bons líderes comunitários.
O Movimento ainda tem por finalidade precaver as crianças contra os perigos da educação sem Deus, dando-lhes uma sólida formação catequética e ensinando-lhes sobretudo a viver seu catecismo, de modo a fazerem de sua vida toda uma oferta incessante a Deus Pai, em união com o sacrifício de Jesus Cristo. Neste sentido, o Movimento pretende ser a catequese permanente: a chamada perseverança.
Outra finalidade é favorecer o despertar de vocações sacerdotais e religiosas, hoje mais necessárias do que nunca, por meio da oração, comunhão frequente, pelo cultivo do espírito de sacrifício e apostolado.
A espiritualidade do MEJ é a espiritualidade do Apostolado da Oração, centrada na Eucaristia. É um movimento eclesial, uma assembleia de jovens que vive o evangelho, escolhendo a Eucaristia como projeto de vida para assumir e construir, com Cristo, um mundo novo. O desenvolvimento espiritual dos membros do MEJ prevê também um crescimento gradual, que pode ser delimitado por etapas e graus de compromisso.
Caminhada na fé cristã
Quem entra no MEJ começa um caminho de fé, de vida cristã, junto a outros com os quais forma uma pequena comunidade, para se tornar: amigo pessoal de Jesus Cristo, apóstolo de um mundo novo.
Esse caminho de fé se compõe de etapas sucessivas:
1ª Etapa: Grupo Semente – 9 a 12 anos;
2ª Etapa: Gente Nova – 13 a 15 anos;
3ª Etapa: Fogo Novo – 16 anos em diante.
Graus de compromisso nas etapas do MEJ. Compreende três etapas, numa tentativa de reproduzir a experiência de Jesus com os apóstolos.
1ª Etapa – “Vem e vê” (Jo 1,38): corresponde aos primeiros contatos com o MEJ. Essa etapa culmina com a adesão.
2ª Etapa – “Vem comigo” (Mt 4,19): é a expressão de adesão ao movimento. O adolescente se compromete por aprofundar-se no conhecimento de Jesus e também a conhecer cada vez mais o MEJ.
3ª Etapa – “Você será minha testemunha” (At 1,8): corresponde ao objetivo final da experiência do MEJ; o compromisso de testemunhar a Cristo com sua vida.
Após ter sido chamado por Jesus, educado por Ele, preparado por Ele, o jovem, na maioria das vezes quer uma continuidade, que deve ser buscada na fase adulta do nosso Movimento: o Apostolado da Oração.
Três pilares espirituais do MEJ
Os três pilares, ou seja, as três palavras-chave que definem a espiritualidade do MEJ são: Evangelho, Eucaristia e Missão. O MEJ é, portanto:
Movimento evangélico
Os jovens do MEJ leem a palavra de Deus, o Evangelho, se confrontam com esta palavra e se empenham com alegria, em viver o Evangelho, para continuar, em sua vida, a própria vida de Jesus, que foi uma vida de amor e de sacrifícios pelo bem dos outros.
O mejista não se espantará quando se deparar com algo que lhe exigirá certo sacrifício, porque ele sabe que o amor evangélico é exigente. Esse amor está na base da vida do MEJ: sacrifício para ser bom, para evitar os vícios e cultivar as virtudes, para buscar ideais mais elevados e nobres, para ser santo.
Durante o dia o mejista fará alguns sacrifícios, aceitando os pequeninos sofrimentos que Nosso Senhor enviará, sobretudo obedecendo prontamente e com alegria aos professores e pais, trabalhando com energia e constância, principalmente estudando com seriedade, sendo amável e responsável em tudo, também no lazer e na prática de esportes.
Movimento eucarístico
Os jovens do MEJ partem o pão, junto com Jesus e querem fazer de suas vidas uma eucaristia de 24 horas, fazendo seus os sentimentos e os gestos de Jesus.
O membro do MEJ participa com frequência da Divina Liturgia: ao menos uma vez por semana e, se possível, até todos os dias, não somente aos domingos e dias santos de guarda. Ele não esquece a Santa Missa e a Comunhão da Primeira Sexta-feira do mês, o dia mensal de festa do coração do Cruzado, porque é o dia da Comunhão Reparadora ao Sagrado Coração de Jesus. Ao Cruzado é uma alegria participar ativamente da Liturgia, respondendo, cantando, aproximando-se do altar como coroinha.
Movimento apostólico
Os jovens do MEJ tomam consciência de que são o 13º apóstolo e ficam felizes de continuar, no mundo, a missão de Jesus.
O mejista pensa mais nos outros do que em si mesmo, ajuda seus pais, irmãos e colegas. Trabalha pelo seu grupo, aconselhando e instruindo os mais novos. Lê bons livros, boas revistas e jornais. Vê bons programas de televisão, bons filmes. Jesus disse aos Apóstolos: “Vós sois a luz do mundo e o sal da terra”. Por isso, o Cruzado será um desses Apóstolos: pelo seu exemplo de vida, bons modos, alegria e virtudes cristãs mostrará Cristo aos outros.
Outras práticas espirituais do MEJ
Atitudes fundamentais do MEJ
– Oferecimento cotidiano. O membro do MEJ reza o oferecimento do dia logo pela manhã. Seu dia: as orações, os trabalhos, os sofrimentos, as alegrias, tudo isto é para a glória do Sagrado Coração de Jesus. Ele reza com fervor as orações, antes e depois das refeições, as orações da noite e outras. Valoriza e participa ativamente de outras celebrações realizadas pela comunidade onde vive: novenas, adorações, via-sacra, terço em família. Toda a vida do integrante do MEJ aos poucos irá se tornando uma oração, uma glorificação contínua de Deus e de suas obras maravilhosas.
Ofereço-vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por intercessão do Coração Imaculado de Maria, as orações, obras, sofrimentos e alegrias deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se em nossos altares. Ofereço-vos, de modo particular pelas intenções do Santo Padre:
Coloca-se a intenção geral do mês.
Sagrado Coração de Jesus, venha o teu Reino!
Divino Coração de Jesus, dai unidade à Igreja.
Salvador do mundo, salvai a nossa pátria e a família.
Santo (lembrar o santo do mês), rogai por nós!
1 Pai Nosso, 10 Ave-Marias e Glória ao Pai…
– Leitura do Evangelho.
– Vivência da Divina Liturgia, da Eucaristia.
– União com o Papa, com a Igreja.
– Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
– Devoção a Nossa Senhora.
– Devoção ao Espírito Santo
– Amor aos irmãos em Cristo.
– Ser o 13º apóstolo.
Atitudes e virtudes do MEJ
As principais características de um integrante do MEJ são: alegria, união, participação, colaboração, prontidão para as coisas boas, ou seja, espírito de iniciativa, generosidade, educação, amizades.
Por mais que se fale de outros aspectos essenciais para o Movimento, todo movimento sério na Igreja e todo cristão que se preza, deve procurar conhecer sempre mais a vontade de Deus expressa nos seus santos Mandamentos e nos Mandamentos da Igreja.
O mejista, sob a orientação do Orientador Espiritual e do Zelador cultivará as virtudes especificamente cristãs, teologais, que são a fé, a esperança e o amor.
Também cultivará as virtudes morais: sabedoria, fortaleza, temperança e justiça.
Principais deveres do membro do MEJ
Acima já foram colocados alguns deveres, obrigações e ações práticas. Aqui pode ser feita a seguinte lista, incluindo outros deveres:
Papel dos responsáveis
– Pelo desenvolvimento na criança de uma piedade espontânea e pessoal;
– Pela oração e pela irradiação de uma alma bela, boa e séria;
– Pelo exemplo que arrasta;
– Pela habilidade técnica, pela autoridade firme e suave;
– Pelas reuniões bem preparadas, interessantes, vivas, regulares;
– Interessando-se e seguindo seus membros, mesmo fora das reuniões;
– Sendo disciplinado, prudente, humilde e amável para com as crianças.
Orientações sobre as reuniões
Orientações sobre a manutenção da vida e do fervor do MEJ
Compilação e sistematização de
Dom Volodemer Koubetch, OSBM