Domingo, dia 28 de abril de 2024, foi promovido o Encontro Regional do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) na Arquicatedral São João Batista com 90 adolescentes das comunidades de Curitiba com o tema “Oração”.
Ao iniciar o dia, a Coordenadora do MEJ da Metropolia – Ir. Alice Bartoski, SMI conduziu uma oração e relaxamento com o grupo. A seguir, a equipe de adolescentes da Comunidade São José Operário – Bairro Alto, coordenada pela catequista Elizeia Natalia Stempkoski Vack, fez uma encenação sobre a “Ressurreição de Lázaro”. Com a mensagem desta passagem bíblica, foi dado início à Divina Liturgia, celebrada pelo Pároco Pe. Joaquim Sedorowicz, o qual dirigiu mensagens aos participantes sobre a importância de fazer parte do Movimento Eucarístico. Ressaltou a Eucaristia como centro da espiritualidade do MEJ. Abordou ainda o encontro de Jesus com a Samaritana, que pediu água viva, tema do Evangelho de hoje.
Prosseguindo as atividades, o Sr. José Laertes Cardozo conduziu a palestra sobre a oração. Ele pediu para lembrar três motivos dos adolescentes estarem neste encontro. Trouxe o exemplo do Beato Carlos Acutis, de sua vivência na oração, de seu trato com os animais. Carlos converteu uma pessoa de outra religião. O palestrante remeteu aos adolescentes: “Vocês falam da nossa religião?” Houve um momento especial, no meio da palestra, conduzido pela Catequista Andreia Kobernovicz, com dinâmicas de quebra-cabeça.
Na parte da tarde, os adolescentes brincaram “Hailkas”, conduzidas pela Ir. Alice. O momento proporcionou conhecimento, movimentação e descontração.
Dando continuidade, os adolescentes foram orientados sobre como fazer relaxamento, atividade com o Sr. José. Ele direcionou os mejistas para os valores adquiridos dos seus familiares desde o tempo de sua infância.
Em grupos, foi trabalhada a “Vivência das Parábolas”.
Após este momento tão precioso, os participantes foram encaminhados para a “Caça ao Tesouro” com o objetivo de encontrar um desafio a ser refletido, embasado na oração, como grande pilar da vivência do ser humano. Ao concluir, todos foram procurar o maior Tesouro, que se encontrava dentro da Igreja – a Eucaristia, Pão da Vida, com a reflexão do Pároco Joaquim, que explanou a importância de Jesus Eucarístico em nossas vidas e, principalmente, alimento que sacia a nossa fome espiritual.
A equipe do MEJ da Metropolia agradece a todos que se envolveram nos preparativos deste encontro. Foi um dia maravilhoso, porque o encontro teve lideranças engajadas em fazer o melhor. Que Cristo Ressuscitado seja a luz a todos que se empenharam antes, no dia e depois nas ações. Nossa gratidão por tudo!
Ir. Alice Bartoski, SMI