No terceiro domingo da Quaresma, chamado Domingo da Veneração da Santa Cruz, dia 03 de março de 2024, na Paróquia Sagrada Família, em Iracema, Município de Itaiópolis, aconteceu a 42ª Romaria Penitencial.
No sábado, dia 02, ao anoitecer, durante a celebração da Divina Liturgia em português, presidida por Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo Metropolita, concelebrada por Dom Dionísio Lachovicz – Exarca dos Católicos Ucranianos da Itália e pelo Pe. Emerson Sergio Spack, OSBM – Pároco foi abençoada a nova Via-Sacra, no estilo de ícones. Em sua homilia, Dom Volodemer destacou o significado da oração e contemplação da Via-Sacra, que nos faz entrar no cenário do Calvário e participar do mistério pascal – a morte e ressurreição de Jesus. No sentido prático, temos que viver a nossa própria Via-Sacra.
No dia seguinte, domingo, às 08:30, os celebrantes saíram em procissão da igreja Matriz até a capelinha da benção da água. O Pároco fez a recepção das autoridades e dos romeiros. Em seguida, Dom Volodemer fez, no breve formato, a bênção da água.
Logo, deu-se início à Via-Sacra, que foi dirigida pelo Revmo. Pe. Irineu Kraiczyi, OSBM, com os respectivos cantos entoados pelos cantores da Paróquia Coração de Maria, de Irati. O Pe. Irineu fez reflexões sobre a paixão de Cristo a partir do Evangelista Marcos.
Pelas 10 horas, iniciou-se a Divina Liturgia, presidida por Dom Volodemer, concelebrada por Dom Dionísio e pelos Padres Antonio Zubek, OSBM – Superior Provincial, Émerson Sergio Spack, OSBM – Pároco e Irineu Kraiczyi, OSBM – condutor da Via-Sacra. O Diácono Iwan Kerneski prestou os serviços diaconais litúrgicos. Esteve presente o Diácono Pedro Bodnar, de Papanduva. Os cantores de Irati conduziram a cantoria litúrgica. Dom Dionísio proferiu a homilia falando sobre a cruz de Cristo e dando testemunho de sua própria cruz: a experiência que teve ao vivenciar o estado de morte por causa do Covid, mas fazendo a entrega total a Cristo, e tendo a graça de ter voltado à vida milagrosamente.
Durante a Via-Sacra e a Divina Liturgia, os Padres atenderam confissões, constatando-se uma procura do Sacramento da Penitência muito significativa. Notou-se que a concentração dos romeiros durante a Via-Sacra e a Divina Liturgia foi marcante. O povo de Deus precisa de momentos mais intensos e profundos de espiritualidade.
Às 15 horas, na igreja Matriz, foi celebrada a Novena em louvor a São Josafat e os romeiros puderam receber a benção ministrada pelos Padres.
Secretariado Metropolitano