Visita Pastoral em Palmital

A convite do Pároco Luiz Pedro Polomanei, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM fez uma rápida visita pastoral à comunidade de Palmital, cuja igreja é consagrada à Nossa Senhora da Luz, Paróquia Exaltação da Santa Cruz de Rio das Antas, município de Cruz Machado, no dia 21 de novembro de 2015.

Às 9 horas, a comunidade prestou uma homenagem ao Metropolita. O recém-eleito Presidente-Executivo Sr. Nicolau Wouczuk e sua esposa Izabel Granater Wouczuk, que leu o discurso, saudaram-no com pão e sal. Com o auxílio das Irmãs Servas Egídia Pastuch e Cecília Zamulhak, as crianças cantaram a canção “Me veceli radiemo” e as catequizandas Jéssica Zapotochni, Letícia Penkal e Natieli Pimentel pronunciaram uma saudação e lhe entregaram um vaso de flores. Todos adentraram a igreja cantando “Preidith dite” e o Pároco acolheu Dom Volodemer na esperança de uma palavra forte e orientadora para melhorar a vida cristã da comunidade.

A comunidade ficou muito abalada com as tragédias que aconteceram recentemente e, além disso, enfrenta dificuldades pastorais, sobretudo no âmbito da família e da juventude. Por isso, a homilia do Metropolita discorreu sobre a vida sacramental, com destaque aos Sacramentos da Confissão, Eucaristia e Matrimônio.

As Irmãs Servas vêm atendendo a comunidade todos os sábados. Continuando o trabalho da Ir. Matilde Cherevaty, SMI, a Ir. Egídia acompanha a catequese e faz outros trabalhos pastorais desde o início de 2014. São 14 crianças na catequese. Dia 20 dezembro acontecerá a Primeira Comunhão.

Ao final da celebração, o Pároco agradeceu ao Metropolita pela visita e deu um destaque especial ao encontro vocacional que será realizado no Seminário Menor de Mallet no dia 5 de dezembro, das 8 às 16 horas. Rezada uma “Panakheda”, o Metropolita dirigiu uma oração a Nossa Senhora do Equilíbrio, pedindo bênção e libertação a todas as famílias da comunidade.

Na saída da igreja, estavam sendo distribuídos o pão e as lembranças da posse do Metropolita, o qual, por sua vez, estava distribuindo pirulitos às crianças.