Nova iconóstase na Catedral da Metropolia

A Metropolia São João Batista e especialmente a Paróquia ucraniana curitibana alegrou-se com a bênção e inauguração oficial da nova iconóstase (ikonostás) ocorrida no domingo dia 28 de junho de 2015.

A iconóstase é a parede divisória, decorada com ícones, que nas igrejas bizantinas distingue a parte reservada ao clero daquela dos fiéis. “A parte onde se encontra o altar deve ser diferente da nave, mediante as testemunhas visíveis do mundo invisível, isto é, das imagens dos santos, elos vivos do visível e do invisível. ‘Anjos terrestres’, os santos circundam o altar. Eles edificaram o muro vivo da iconóstase, pois encontrando-se simultaneamente nos dois mundos, unem o mundo do além ao mundo terreno. Mostrando-se aos nossos olhares admirados, os santos, com seus ícones, testemunham a obra de Deus” (Irmã Maria Donadeo: Ícones de Cristo e dos Santos, p. 27-28). A obra de Deus é a obra da nossa salvação visualizada nos ícones colocados na iconóstase. É uma “teologia em cores” (Paul Evdokimov).

Celebrando as festas do Padroeiro São João Batista e dos Santos Pedro e Paulo, com início às 10 horas, foi oficiada a Divina Liturgia Pontifical presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Em procissão solene de entrada, o presidente, os concelebrantes Pe. Paulo Markiv, OSBM – Superior Provincial dos Padres Basilianos e o Pe. Joaquim Sedorowicz – Reitor do Seminário Maior São Josafat e Pároco da Catedral, os Diáconos João Basniak e Neomir Doopiat Gasparim de Mallet e os Seminaristas acólitos se posicionaram diante da majestosa iconóstase a fim de proceder a sua bênção e inauguração.

A cerimônia foi precedida por uma apresentação e explicação do Pároco Joaquim. O trabalho vinha sendo executado há um ano. O Conselho Administrativo e toda a comunidade paroquial se empenharam com entusiasmo e dedicação para levar a cabo a bela obra de arte religiosa, que possui um valor teológico, litúrgico e espiritual muito grande. Dentro dos parâmetros das Igrejas de matriz bizantina, a iconóstase serve para a celebração da Divina Liturgia, para a contemplação, para a catequese e para a santificação dos fiéis, explicou o Pároco. Ele terminou sua fala manifestando contentamento ao saber que os paroquianos estão gostando e admirando a criação artístico-iconográfica. Agradeceu a todos pela colaboração.

O interior da Catedral está recebendo a pintura de ícones por uma equipe de jovens de Marcelino, sob a competente direção e finalização artístico-iconográfica da Ir. Verônica Nogas, SMI, que se especializou nessa nobre arte estudando na Ucrânia.

Prosseguiu a celebração da Divina Liturgia cantada pelo Coral da Catedral dirigido pelo Sr. Leonardo Davibida. Religiosos e religiosas das nossas congregações marcaram sua presença: Basilianos, Irmãs Basilianas, Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmãs Catequistas de Sant’Ana, Instituto Secular das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus. Da Igreja Latina, os Camilianos participaram do evento.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre o significado eclesial dos três grandes Santos lembrados nas festividades do dia de hoje: os três são exemplos magníficos de fidelidade a Jesus; São João Batista ensina os seguidores de Cristo a serem um pouco mais precursores, aqueles que preparam as mentes e os corações a se converterem a Cristo; São Pedro é exemplo de adesão fiel afetiva e efetiva a Cristo; e São Paulo é o missionário por excelência.

A festa popular, no estilo dos arraiais, que começou ontem à tarde, com muito pinhão e quentão, mas também com músicas sertanejas, populares ucranianas e de outros estilos, continuou até a noite de domingo com muita animação da banda musical do Samuca de Prudentópolis.

São João Batista, orai por nós!