Craveiro recebeu o Metropolita

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve na comunidade de Craveiro entre os dias 22 a 26 de março de 2017 para a realização da Visita Canônica. Dia 22 de março ao entardecer, vindo de Curitiba, o Arcebispo hospedou-se na casa paroquial de Craveiro. Após ter se instalado, ele vistoriou a manutenção da igreja e depois preparou os paramentos na igreja, onde estava sendo rezada a Via-Sacra. A janta foi na casa das Irmãs Servas com as quais Dom Volodemer alterou o programa da Visita Canônica para facilitar seu trabalho e a participação do povo.

Dia 23/03/17 – quinta-feira, às 08h45min, o povo se reuniu em frente à enorme igreja para participar da recepção ao Arcebispo Metropolita. As crianças da catequese cantaram o canto “V nashim sertsi”. A jovem Larissa Muchinski proferiu um belo discurso de acolhida; ela disse: “Com grande alegria que o recebemos na nossa comunidade Ascensão de Nosso Senhor para a Visita Canônica, que é o tempo forte de graças para nós cristãos, quando Deus se manifesta para nós na sua pessoa. Há muito tempo esperávamos por este momento, momento este para reafirmarmos a nossa fé e o amor à nossa Igreja. … Arcebispo Metropolita Dom Volodemer, hoje chegastes até a nossa comunidade para nos orientar nessa caminhada, para que sejamos fiéis à nossa fé, autênticos cristãos e filhos da nossa Igreja”. Terminado o discurso, a Sra. Celestina Agostinho e seu esposo Sr. Mário Agostinho saudaram o Metropolita com pão e sal. As jovens Chilsia Cembalista e Ana Clara Arendarchuk Saviski cantaram a canção “Pisnha podiake” e as duas muito simpáticas irmãzinhas Luíza e Luana Andruchechen entregaram ao Metropolita um buquê de flores. A recepção foi concluída com as palavras de saudação do Pe. Cinézio Stachiu, OSBM.

Adentrando a igreja, foi celebrada a Divina Liturgia, quase toda cantada. A Sra. Ivone Savicky leu as intenções e a jovem Larissa Muchinski, a epístola. Em sua homilia, o Metropolita explicou detalhadamente o que é e como deve ser realizada a Visita Canônica. Comentou brevemente o tema das reflexões deste ano em nível de toda a Igreja Católica Ucraniana: a diaconia – serviço ao próximo num sentido mais amplo, social.

Na casa paroquial, houve uma reunião com o CAP – Conselho Administrativo Paroquial. O Metropolita buscou mais informações para compreender melhor a realidade social e eclesial da comunidade de Craveiro, completando o relatório que tinha em mãos.

Após a reunião, juntamente com os membros do CAP, Dom Volodemer ainda inspecionou o centro de eventos e analisou mais atentamente a possibilidade de construir salas de catequese dentro do mesmo, na parte da frente, num pavimento superior.

Às 12h30min, foi servido o almoço na casa do Vereador Alisson Giovani Saviski, casado com Liliane Gelsleichter Saviski. Além da função de Vereador por Santa Terezinha, Alisson trabalha na oficina juntamente com o seu Pai João Saviski, que mora ao lado da oficina.

A Sra. Silvana Agostinho Tchorney, esposa do Sr. Paulo Tchorney, fez o papel de fotógrafa.

A tarde foi dedicada à elaboração e postagem da matéria sobre a Assembleia Metropolitana. Trabalhando também à noite, foi possível deixar em dia todo o material colhido sobre a comunidade de Craveiro.

A janta foi dada pelas Irmãs Servas.

Dia 24/03/17 – sexta-feira, às 08h30min, o Arcebispo Metropolita teve um encontro com o grupo do Apostolado de Oração, cujos membros compareceram em bom número. Dom Volodemer verificou a organização e o funcionamento do grupo e falou sobre a força do movimento dentro da Igreja, sua espiritualidade e tarefas a serem executadas na Metropolia. Animou para que se fortaleça o grupo com novos casais, inclusive cobrando do Padre mais orientações e motivação.

Em seguida, iniciando às 09h30min, foi celebrada a Divina Liturgia com uma breve homilia sobre a “Igreja em saída”. “Quais são as saídas que o grupo do Apostolado da Oração deverá fazer para contribuir na criação de uma comunidade mais viva, Paróquia mais viva?” – perguntou Dom Volodemer. Foram lembrados e fotografados os “ex-revnetelhí” Sr. João Muchinski e Sra. Maria Chorny e a atual “revnêtelhka” Sra. Ivone Agostinho Savicki.

Finalizada a Divina Liturgia, rezou-se o “Parastás” com a leitura dos “Pomianeke”, livrinhos onde estão anotados os nomes dos falecidos pelos quais se reza especialmente durante a Quaresma.

O Arcebispo Metropolita fez uma visita ao Arcênio Tchornei, filho da Sra. Catarina Havrelhuk Tchornei, que mora ao lado da igreja. Arcênio está se recuperando de uma cirurgia e fazendo quimioterapia para tratamento de um câncer. Dom Volodemer lhe concedeu uma bênção especial. Catarina é irmã da Catequista Ana Havrelhuk. Outros dois filhos seus, Altair e Eugênio, tocam a “Oficina, Borracharia e Lavação Tchornei”.

Ainda antes do almoço, Dom Volodemer fez uma sessão de fotos da igreja, seus pertences e seus arredores.

O almoço foi gentilmente preparado pela Sra. Maria Vasselkoski Bileski. Ela com o marido Rafael Bileski moram na primeira casa logo abaixo do centro de eventos da comunidade ucraniana de Craveiro. Formaram quatro filhos – dois casais. Recebendo aposentadoria, o casal trabalha na horta e no quintal plantando tudo o que é necessário para o gasto, sem o uso de agrotóxicos.

Após o almoço, Dom Volodemer visitou o cemitério local e continuou o trabalho dos registros fotográficos. E à tarde ele sistematizou as fotos e atualizou a documentação da Visita Canônica.

Choveu durante toda a tarde e ao anoitecer.

A janta foi servida pelas Irmãs Servas.

Dia 25/03/17 – sábado – Festa da Anunciação de Nossa Senhora. Às 08h30min, houve um belo encontro com os adolescentes do MEJ e com os catequizandos. Quando o Arcebispo Metropolita entrou na sala onde estavam reunidos dentro do centro de eventos, as crianças cantaram o hino “Buduiu spilhnotu”. Após as orações iniciais, Dom Volodemer situou-se na organização dos níveis dos catequizandos e seus respectivos catequistas. Depois, trabalhou o tema da construção da comunidade por meio de um diálogo. Finalmente, sorteou pequenos prêmios.

Às 10 horas, foi dado início à Divina Liturgia. Os jovens foram convidados a virem aos primeiros bancos, pois a celebração focalizou a realidade pastoral da nossa juventude. A homilia discorreu sobre o ensinamento espiritual de Nossa Senhora aos cristãos dos dias atuais: fazer sempre a vontade de Deus, dizer “sim a Deus”. Depois, Dom Volodemer falou sobre o “espírito” do mundo atual pós-moderno, que tem alguns valores importantes: preocupação ecológica, cultivo do corpo e da pessoa, tolerância, respeito às diferenças culturais; mas também com muitos problemas: individualismo, egoísmo, superficialidade, “pensamento fraco” (Vattimo), “liquidez moral” (Zigmund Bauman), aversão à política e projetos sociais, relações humanas curtas e provisórias. Orientou para que não se entre assim cegamente na “onda” desse mundo, preservando a fé e os valores cristãos. É preciso sair da pequenez individualista e pensar grande, pensar no Reino de Deus e no bem comum de toda a sociedade. O Metropolita encerrou sua colocação analisando a situação da pastoral metropolitana em geral, destacando a dificuldade do trabalho com a juventude, e animou os líderes da comunidade, os pais e principalmente os jovens a reforçarem seu grupo mariano.

Às 11h45, o Metropolita teve ainda um encontro com as Catequistas. Ele lhes entregou alguns livros e revistas e ouviu suas observações pastorais-catequéticas. As catequistas aguardam a construção de um centro catequético, o que favorecerá um trabalho melhor e com mais conforto.

O almoço foi na casa do Sr. Jovino Savicki e Sra. Ivone Agostinho Savicki. O casal tem dois filhos: Fernanda e Felipe. São agricultores, cultivando milho e outros produtos para o gasto. Criam gado, suínos e ovelhas. Jovino também trabalha como pedreiro.

Para a janta, o Metropolita foi recebido pela família do Sr. Ricardo Simbalista e Sra. Sofia Politelo Simbalista. O casal tem dois filhos: Samuel Ricardo e Tomás Gustavo. Ricardo é motorista de caminhão e faz transportes diversos, mas principalmente de fumo. Sofia é pedagoga e é diretora da Creche Professora Maria Oribka Kerecz, com 79 crianças de zero a seis anos. Os pais de Ricardo, Clemente Simbalista (primo do Pe. Basílio Cembalista, OSBM) e Elvira Bossy Simbalista, participaram do jantar; eles moram ao lado e há 40 anos tocam um mercadinho.

Dia 26/03/17 – 4º Domingo da Quaresma. Às 10 horas, foi celebrada a Divina Liturgia. O Arcebispo Metropolita fez uma rápida avaliação da comunidade e falou mais exaustivamente sobre a implantação da Pastoral Familiar na Metropolia a fim de prover a catequese de adultos, principalmente com cursos para padrinhos e noivos, para acompanhar e formar melhor as nossas famílias e também auxiliar as que estão em dificuldades.

Ao final da Divina Liturgia, em nome de toda a comunidade, a Sra. Silvana Agostinho Tchorney agradeceu ao Metropolita pela visita. “Nós, fiéis da comunidade Ascensão do Senhor queremos agradecer primeiramente a Deus pelas inumeráveis graças dispensadas a nós, em particular pela visita nestes últimos dias de nosso Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, que, com muita atenção, dedicação, humildade, simplicidade, caridade e alegria percorreu a conheceu um pouco a realidade de nossa comunidade, celebrando a Divina Liturgia e distribuindo suas bênçãos a cada um de nós e colaborando para a salvação de nossas almas. Foi muito gratificante a visita de Dom Volodemer em nossa comunidade”, disse Silvana. Como gratificação, a menina Maria Emanuelly Havrelhuk Schwingel lhe entregou um presente.

Ao meio-dia foi servido o almoço comunitário, encerrando assim a Visita Canônica na comunidade de Craveiro. A recém-eleita Prefeita de Santa Terezinha Sra. Valquíria Schwartz marcou sua presença na celebração litúrgica e na confraternização.

FOTOS: Catequista Silvana Agostinho Tchorney

1 – Recepção ao Arcebispo Metropolita

2 – Igreja Ascensão de Nosso Senhor

3 – Igreja Ascensão de Nosso Senhor

4 – Campanário e casa paroquial

5 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes

6 – Centro de eventos

7 – Convento das Irmãs Servas de Maria Imaculada

8 – Cemitério

9 – Visão da igreja a partir do cemitério

10 – Arredores

11 – Conselho Administrativo Paroquial

12 – Família do Vereador Alisson Giovani Saviski

13 – Encontro com o grupo do Apostolado da Oração

14 – Zeladores do Apostolado da Oração: Sr. João Muchinski (emérito), Sra. Maria Chorny (emérita), Sra. Ivone Agostinho Savicki (atual)

15 – Visita e bênção ao Arcenio Tchornei

16 – Sr. Rafael Bileski e Sra. Maria Vasselkoski Bileski

17 – Verificação dos livros documentais

18 – Encontro com o grupo do MEJ e com os catequizandos

19 – Encontro com os jovens

20 – Encontro com as Catequistas: Ir. Doroteia Potchapski, Sônia Luzia Arendartchuk, Ir. Eunice Backa, Ir. Emília Nogas, Sra. Silvana Agostinho Tchorney

21 – Família do Sr. Jovino e Sra. Ivone Agostinho Savicki

22 – Família do Sr. Ricardo Simbalista e Sra. Sofia Politelo Simbalista

23 – Entrada para a Divina Liturgia de encerramento

24 – Maria Emanuelly Havrelhuk Schwingel entrega um apresente ao Metropolita

25 – Almoço comunitário: Prefeita Sra. Valquíria Schwartz, Dom Volodemer, Padre Cenezio