40 Anos de Fundação da Comunidade de Bairro Alto

No dia 15 de março de 2015, a comunidade ucraniana do Bairro Alto celebrou seus 40 anos de existência. Essa data foi de grande importância para a comunidade, pois foram anos e anos de luta, muitas dificuldades passadas para chegar à consolidação de seu projeto de vida e de sua espiritualidade, que culminou na construção da igreja, consagrada a São José Operário, na qual seus paroquianos buscam firmar cada dia mais a sua fé.

Muitas pessoas importantes estiveram presentes para prestigiar e celebrar junto com a comunidade esse momento. Dentre elas, estiveram presentes o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, que em 1989 atendeu a comunidade, e também o Pe. Domingos Starepravo, OSBM, que a acompanhou pastoralmente por vários anos. Também estiveram presentes à solenidade o Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Dr. Vitório Sorotiuk, as Irmãs Servas de Maria Imaculada Francisca Stibor e Márcia Nahirnei e representantes das comunidades ucranianas de Curitiba.

A celebração teve início às 09:30 com a recepção do Metropolita primeiramente pelas crianças, preparadas pela Ir. Juliana Zamulak, SMI, que auxilia a comunidade nos trabalhos pastorais. A menina Nicole Pasko Carneiro deu boas-vindas e entregou um buquê de flores a Dom Volodemer. Com palavras de saudação do Pe. Soter Schiller, OSBM, que atende a comunidade desde 1990, o Presidente-executivo Sr. Pedro Bogdanovicz e sua esposa Atanásia recepcionaram o Arcebispo Metropolita com pão e sal.

Quando os celebrantes e o povo se acomodaram dentro da igreja, a jovem catequista Elaine Juk apresentou uma retrospectiva de como se deu a formação da comunidade, lembrando principalmente o trabalho dos padres e das comissões administrativas (leia nesta página abaixo). Em seguida, foi projetado um breve filme, mostrando como a comunidade se formou, focalizando as dificuldades, que foram bravamente superadas. A comunidade perseverou e conseguiu preservar a sua cultura e acima de tudo a sua fé.

Concelebraram os Padres Domingos e Soter com os serviços litúrgicos do Diácono Cristiano Silva, OSBM. A Divina Liturgia foi cantada por um grupo de cantores da comunidade dirigido pelo Ir. Jonas Samuel Chupel, OSBM. Os Seminaristas da Metropolia Samoel Hupolo, Juliano Rumoviski, Michael Barbuza e Ivan Kernitski serviram a celebração como acólitos e foram auxiliados pelo colega de estudo Ir. Leomar Bucouski, OSBM, que apenas começou seu trabalho pastoral na comunidade. Citando o exemplo da comunidade cristã primitiva (At 2,42-47) e Cristo como a verdadeira videira (Jo 15,1-11), o Arcebispo Metropolita proferiu a homilia, enfatizando os 40 anos de vida eclesial e comunitária, lembrando as virtudes cristãs da comunidade de Bairro Alto.

Ao término da celebração, foram prestadas homenagens a todos os presidentes-executivos dos Conselhos Administrativos Paroquiais e outras pessoas que se dedicaram mais intensivamente para o desenvolvimento da comunidade, sendo entregues pequenas lembranças. E por fim, foi servido um saboroso almoço de comidas típicas ucranianas, o qual foi preparado pela própria comunidade.

São José Operário, abençoe a comunidade ucraniana de Bairro Alto!
Ir. Leomar Bucouski, OSBM

FOTOS – Ir. Zenóbia Michalichen, SMI
1 – Pedro Bogdanovicz, Presidente-executivo, e sua esposa Atanásia recepcionam o Arcebispo Metropolita com pão e sal
2 – Catequista Eliane Juk lê a história da comunidade
3 – Catequista Eliane Juk lê a história da comunidade
4 – Divina Liturgia: Procissão com os Santos Dons
5 – Celebrantes e lideranças da comunidade
6 – Celebrantes e religiosas com as crianças
7 – Cantores
8 – Pe. Soter e Ir. Juliana com as crianças
9 – Dom Volodemer e Pe. Domingos cortam o bolo
10 – Mnohaia Lita – Parabéns!

 

HISTÓRIA DA COMUNIDADE UCRANIANA DE BAIRRO ALTO

A nossa comunidade da Igreja São José Operário comemora, neste ano, o quadragésimo aniversário de sua existência. São decorridos 40 anos desde o marco inicial da vida da comunidade, que foi a celebração da primeira Missa, Divina Liturgia, neste local onde estamos, embora isso tenha acontecido ainda naquela pequena escola de madeira.

Na verdade, os primórdios da comunidade do Bairro Alto Tarumã remontam aos inícios dos anos 70. Já no ano de 1973, o Pe. Tarás Olijnek, OSBM fez um levantamento, que resultou numa listagem de mais de 60 famílias do rito ucraniano católico residentes no bairro e arredores. O Pe. Tarás passou então a celebrar esporadicamente missas para o povo no Colégio Madalena Sofia.

Mais tarde, ainda nos anos 70, o Pe. Tarás, junto com representantes da comunidade, constatou que havia uma velha escola de madeira, aqui mesmo neste local, na rua Pedro Eloy de Souza, que estava desativada. Foram feitos, então, contatos e trâmites com a Secretaria de Educação e Cultura, no intuito de conseguir com que a escola pudesse ser usada como local de culto pela comunidade. O Secretário da Educação da época concedeu então a autorização para a comunidade usar a referida escola para o culto religioso e para as demais atividades da comunidade ucraniana.

Dada a autorização, no dia 16 de março de 1975 foi celebrada a primeira Divina Liturgia aqui neste local onde estamos, e essa celebração assinala propriamente o início da vida da comunidade. Nessa mesma data, após a Missa, foi realizada a eleição da primeira comissão da igreja, que ficou assim constituída: Sr. André Wassilkoski – presidente; Sr. João Zazeski – vice-presidente; Sr. Nicolau Stelmatchuk – secretário; Sr. Estefano Tuchak – tesoureiro.

De imediato, nos primeiros tempos, a comunidade tratou de fazer melhorias no prédio da escola, fazer os necessários reparos, visto que estava em total abandono, quase depredada, sem instalação elétrica, etc. Aos poucos, a comunidade foi se organizado em torno desse local, adquirindo móveis necessários para a capela, utensílios para a cozinha e outros objetos necessários. E assim, a modesta escolinha convertida em capela ficou sendo o centro da vida da comunidade ucraniana católica do bairro por longos anos.

Com o tempo, as necessidades foram se tornando maiores. Como a escola-capela era bastante precária e o Governo do Estado na época afirmava que não podia doar nem vender o terreno onde estava a escola, pensou-se em outro local para ser a sede da igreja. Foram comprados, então, no ano de 1985, com a ajuda da Eparquia, dois lotes de terreno situado na rua Percy Feliciano de Castilho.

No entanto, em pouco tempo, as coisas mudaram de novo, quando no ano de 1986, graças aos esforços do Pe. Domingos Starepravo, OSBM e pela intermediação do deputado Djalma de Almeida César, o governador na época, Dr. Álvaro Dias, assinou o termo de doação do terreno – três lotes – aqui neste local, na rua Pedro Eloy de Souza, para a Mitra do Bispado Católico de Rito Ucraniano. A comunidade decidiu, então, de aqui permanecer e aqui se estabelecer e continuar a sua vida.

Tendo já um local próprio, começou a se fazer planos para criar uma estrutura melhor: uma nova igreja e demais dependências para as atividades da comunidade. Havia um projeto pronto, mas que se revelou ser de alto custo, e por isso foi abandonado. Um novo projeto foi elaborado pelo engenheiro arquiteto Gian Carlo Segalla e partimos então para a construção da igreja. Primeiramente, foi decido construir um salão onde seriam feitas as celebrações, enquanto seria construída a igreja. Foram vendidos os terrenos da rua Percy Feliciano de Castilho e os recursos usados na terraplanagem do terreno e na construção do salão.

No dia 17 de março de 1996 foi realizada a bênção da fundação da igreja, oficiada pelo Bispo Eparca, Dom Efraim Krevey, OSBM. A construção durou 7 anos, enfrentando não poucos percalços de toda a ordem.

Enfim, no ano de 2003, a obra chegava ao seu final e coroamento: no dia festivo de 26 de outubro de 2003, o querido e saudoso Bispo Eparca Dom Efraim, que tantas vezes visitou essa comunidade, se fez de novo presente para oficiar a bênção e a inauguração do novo templo para o povo de Deus do Bairro Alto. O templo, dedicado a São José Operário, é o fruto da grande operosidade e de intensos sacrifícios do povo deste bairro. Vale lembrar que, afora uma pequena ajuda de uma benemérita instituição da Alemanha, os recursos para construir essa igreja provieram do trabalho e do sacrifício desse povo: foi começado do zero; no início não havia sequer um prato… festinha após festinha…, as bravas senhoras fazendo “perohê” e “holubtsi” na cozinha, trabalhos feitos em mutirão, doações, e outros meios – até despontar no alto do bairro a imponente figura da igreja São José Operário.

Por isso, transcorridos esses 40 anos, nós louvamos, bendizemos e damos graças a Deus, Nosso Senhor, por tudo que Ele nos concedeu e por tudo que com a ajuda da sua graça conseguimos alcançar. Hoje, nós rendemos homenagem a todo esse povo que ao longo desses anos fez a construção dessa comunidade. Dizemos “construção da comunidade”, e não só construção da igreja, porque aqui foi construída uma verdadeira comunidade, uma igreja viva, feita de pessoas, de famílias, que vivem unidas, na amizade, na fé e na caridade-amor. Rendemos silenciosa homenagem e reverência aos que já se foram, mas que aqui deixaram um precioso legado – que Deus lhes conceda generosa recompensa no seu reino.

Rendemos homenagem a todas as Comissões, ou Conselhos Paroquiais, que ao longo desses anos administraram com dedicação e competência as coisas da comunidade.

Rendemos homenagem às instituições que nos acompanharam nessa jornada de 40 anos: ao Instituto das Catequistas do Sagrado Coração de Jesus, cujos membros aqui trabalharam desde o início até o ano de 1992, conduzindo a catequese e outras atividades pastorais. Depois dessa data até os dias de hoje, esse trabalho foi continuado de maneira intensa e admirável pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada, cuja presença até o dia de hoje nos causa imensa alegria e grandes préstimos.

Rendemos especial homenagem aos padres que aqui desempenharam a atividade pastoral. Fazemos especial menção ao Pe. Tarás Oliinek, OSBM já falecido, e que está na memória apenas de alguns poucos, mas que com muito dinamismo e empenho pessoal colocou as bases espirituais e também materiais para a nossa comunidade.

Damos destaque também para o Pe. Domingos Starepravo, OSBM, hoje aqui presente, que trabalhou por longos anos e que pelos seus esforços foi conseguida a doação deste terreno para a comunidade da igreja. Agradecemos-lhe e louvamos e bendizemos a Deus pela sua pessoa, Padre Domingos!

Enfim, diante da majestade do Senhor Deus, oferecemos a nossa gratidão e a nossa silenciosa prece por todos aqueles que contribuíram para a construção desta comunidade, e que o Senhor e sua graça seja a nossa perene ajuda na jornada que se estende diante de nós.