Encontro regional do MEJ em Papanduva

No domingo, dia 27 de novembro de 2022, realizou-se o Encontro Regional do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) em Papanduva-SC, na Comunidade Santo Antônio, com mejistas das seguintes comunidades: Campo Largo, Mafra, São Bento do Sul, Moema, Bley Pombas, Craveiro, Iracema, Itaiópolis, Colônia Marcelino, Pratinha, Colorado, Colônia Ruthes, Ouro Verde e Papanduva, totalizando 136 adolescentes.

Iniciou-se com o café da manhã, servido pela comunidade. Após o café, os adolescentes dirigiram-se para o salão da Escola Menino Jesus para a oração inicial com os símbolos: Bíblia, sandálias e imagem do Sagrado Coração de Jesus, conduzida pela Sra. Ilze Volochen – Coordenadora do MEJ na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Martim Afonso de Curitiba e auxiliar do MEJ da Metropolia. Após a oração, foi feita a introdução com os adolescentes das comunidades que trouxeram seus símbolos: terço, Bíblia, pão e vinho, vela, imagem de São Tarcísio, estandarte e o símbolo que inspira cada grupo para a vivência, que foi confeccionado pelos próprios adolescentes.

Às 9 horas, começou a Divina Liturgia, que foi celebrada pelo Superior Provincial Pe. Antônio Zubek, OSBM e cantada pelos adolescentes. Para a homilia, o Pe. Antonio proclamou o texto do evangelho de Lc 10,25-37 – Parábola do Bom Samaritano, a partir da qual ele discorreu sobre as ações concretas do amor cristão, que dão sentido à vida e geram a verdadeira autoestima. Vivendo numa cultura do imediatismo, com excesso de Tv, internet, redes sociais e celulares, que trazem tantas informações, corremos o risco de ficar muito dispersos, estressados, cair em depressão e, até mesmo, perder o sentido e a essência da vida, que deve ser sempre pautada pelo amor. A correria e a maldade do mundo acabam afetando a nossa autoestima. Então, se quisermos ser felizes, temos que nos controlar, disciplinar e estimar a nós mesmos e amar os nossos semelhantes. Os mejistas não podem levar a Comunhão Eucarística, como São Tarcísio, mas podem fazer as coisas simples em casa e, por iniciativa própria, não esperando que o pai ou a mãe mandem fazer. Tais atitudes e ações concretas de amor criam um ambiente de comunhão e paz no seio da família e ainda aumentam a autoestima.

Durante a Divina Liturgia, antes da comunhão, 32 mejistas vindos de Papanduva, Campo Largo, Colorado, Iracema, Bley Pombas e Moema foram recepcionados no Movimento Eucarístico Jovem. Ao final, os mejistas de Papanduva apresentaram uma encenação sobre as quatro velas. Depois, os jovens do cursinho fizeram uma animação.

Dando continuidade às palestras, o Pe. Antônio desenvolveu o tema “Relacionamentos saudáveis promovem a sinodalidade”: autoconhecimento, autoestima e sentido da vida. Ele trabalhou mais intensivamente as atitudes da autoestima: 1º viver conscientemente: lugar onde se vive – família, escola; 2º autoaceitação: ser amigo de si mesmo, aceitando seu jeito de ser, mas sempre superando os pontos fracos; 3º autorresponsabilidade: ser responsável pelas escolhas, dando justificativas corretas; sonhar com o futuro, com o estado de vida, profissão; 4º autoafirmação: precisa se impor, mas com cuidado, respeito e diálogo; 5º intencionalidade: quem quer vencer, precisa estar atento aos resultados de seus atos, ou seja, as consequências; 6º integridade pessoal: honrar os compromissos.

O palestrante ainda passou umas dicas para levar uma vida bacana: elogiar três pessoas; dar um aperto de mão firme; gastar menos o que ganha; ser amigo fiel e ter bons amigos; levar Deus a todos: o segredo da nossa vida é DEUS; então: sempre levar Deus aonde for; onde não consegue levar Deus, não se deve ir.

Na parte da tarde, os jovens do cursinho fizeram uma animação, após a qual os adolescentes foram divididos em três grupos para as oficinas. Foram três oficinas: a oficina do oleiro foi trabalhada pela catequista Ilze Volochen, que desenvolveu a confecção de vasos com massinha; a oficina do resgate da família foi desenvolvida pela coordenadora da Escola Menino Jesus de Papanduva Jane Corrêa de Siqueira Herbst, que relembrou a importância dos valores familiares e da convivência; a oficina do barco foi realizada pela Coordenadora do MEJ, Ir. Alice Bartoski, SMI, que trabalhou com a dobradura do barco, refletindo o significado das partes que compõem o barco, comparando com a caminhada da vida espiritual.

Ao finalizar o encontro, os adolescentes voltaram para o salão e foi apresentada mais uma encenação pelos mejistas de Papanduva com o tema “A ilha dos sentimentos”. Após o canto “Dai-nos a benção”, rezou-se uma Ave-Maria e cada adolescente recebeu a fita de Nossa Senhora Aparecida. Depois, o Pe. Emerson Spack – Pároco de Iracema deu a benção final.

Vale ressaltar a significativa presença das Irmãs Servas de Maria Imaculada acompanhando os adolescentes. Fiquei emocionada ao ver os adolescentes sedentos da palavra. Durante a palestra eles ficaram atentos, prontos a ouvir, participativos, interativos; são adolescentes muito diferentes de outras localidades. Parabéns a todos da comunidade pela preparação, dedicação e esforço em fazer o melhor. Às Irmãs Lucia Chrominski e Roberta Badelhuk agradeço pela acolhida, hospedagem e todo empenho na preparação de todos os ambientes. Especialmente, agradeço ao povo pelo auxílio quanto à alimentação. A comunidade é muito receptiva, organizada, unida; seus membros exercem um trabalho maravilhoso de equipe.

Ir. Alice Bartoski, SMI

Coordenadora do MEJ