Identidade

A nossa identidade eclesial abrange os seguintes elementos: Igreja Católica, Rito Bizantino Ucraniano, Arcebispado Maior e Metropolia.

Igreja Católica

Papa Francisco
Papa Francisco

Somos uma Igreja Católica de Rito Bizantino Ucraniano, tendo a configuração canônica de uma Metropolia pertencente a um Arcebispado Maior.

Fundada por Cristo, a Igreja é constituída pelos fiéis que, incorporados a ele pelo batismo, formam o povo de Deus e, feitos partícipes da função sacerdotal, profética e real de Cristo, cada qual segundo sua própria condição, são chamados a desempenhar a missão que Deus mandou cumprir à Igreja no mundo. Esta Igreja, constituída e ordenada como sociedade neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele (CCEO 7).

A Metropolia São João Batista, juntamente com a Eparquia sufragânea Nossa Senhora Imaculada Conceição, faz parte da Igreja Católica, como uma Igreja Particular, uma Diocese, ou seja, é uma porção da Igreja Católica – Igreja de Cristo – presente em todo mundo (por isso se diz universal), governada pelo Papa. Desde que esteja em comunhão com a Igreja de Roma e com outras Eparquias (equivalente latino Dioceses), cada uma das Eparquias é a Igreja de Cristo. A unidade da única Igreja do Senhor convive perfeitamente com a pluralidade das Igrejas Particulares, que são as Eparquias (ou Dioceses).

Rito Bizantino Ucraniano

Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais Cardeal Sandri
Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais Cardeal Sandri

O rito é o patrimônio litúrgico, teológico, espiritual e disciplinar, distinto da cultura e das circunstâncias históricas dos povos e que se expressa no modo de viver a própria fé de cada Igreja sui iuris (CCEO 28 § 1). Igreja sui iuris é a agrupação de fiéis cristãos junto com a hierarquia, a qual a autoridade suprema da Igreja reconhece expressa ou tacitamente como sui iuris (CCEO 27).

Os diversos ritos têm sua origem das seguintes tradições: alexandrina, antioquena, armênia, caldeia e constantinopolitana ou bizantina (CCEO 28 § 2). É a partir desta tradição bizantina que se desenvolveu o rito bizantino-ucraniano.

Arcebispado Maior

Arcebispo Maior Sviatoslav
Arcebispo Maior Sviatoslav

A Metropolia São João Batista pertence à Igreja Ucraniana Greco-Católica, como é denominada na Ucrânia, e tem sua sede na capital Kiev. Portanto, é governada por um Arcebispo Maior – Dom Sviatoslav Shevchuk, eleito no final de março de 2011.

O Arcebispo Maior é o Metropolita de uma sede determinada ou reconhecida pela suprema autoridade da Igreja, que está à frente de toda uma Igreja oriental sui iuris não dotada de título patriarcal (CCEO 151).

Em geral, o que se diz no direito comum sobre as Igrejas patriarcais ou sobre os Patriarcas há de entender-se que tem validade para as Igrejas arcebispais maiores ou para os Arcebispos maiores (CCEO 152).

Metropolia

Arcebispo Metropolita Volodemer Koubetch
Arcebispo Metropolita Volodemer Koubetch

A atual configuração canônica da Igreja Católica Ucraniana no Brasil foi criada com a criação da Eparquia sufragânea Nossa Senhora Imaculada Conceição com sede em Prudentópolis, cujo Bispo Eparca é Dom Meron Mazur, OSBM, e a elevação canônica da Eparquia São João Batista com sede em Curitiba à Arquieparquia ou Metropolia com a respectiva nomeação do primeiro Arquieparca ou Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM.

A Eparquia é uma porção do povo de Deus, cujo cuidado pastoral se encomenda ao Bispo, com a cooperação do presbitério, de maneira que, unida a seu pastor e congregada por ele, no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua uma Igreja particular, na qual verdadeiramente está presente e atua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica (CCEO 177 §1).

O Eparca é aquele a quem se tem confiado uma Eparquia para que a apascente em nome próprio e governe como vigário e legado de Cristo; a potestade que ele, em nome de Cristo, pessoalmente desempenha, é própria, ordinária e imediata, ainda que o exercício dessa potestade, em última instância, seja regulado pela suprema autoridade da Igreja e possa circunscrevê-lo dentro de certos limites, visando o bem da Igreja e de seus fiéis cristãos (CCEO 178).

A Metropolia São João Batista é pessoal, o que significa que, ao menos teoricamente, abrange todo o território brasileiro. Em termos territoriais, porém, tanto a Eparquia sufragânea quanto a Metropolia possuem seus territórios delimitados pelas respectivas paróquias, concentradas no Paraná e norte de Santa Catarina e abrangem cada uma parte dos estados brasileiros.

Metropolitas são os Arcebispos das sés às quais está anexo o ofício de presidir a uma província eclesiástica, por determinação ou aprovação do Romano Pontífice (CIC 435). O Arcebispo Metropolita tem todos os poderes do bispo em sua própria arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses, chamadas sufragâneas. Entre outras atribuições, ao Arcebispo Metropolita compete: convocar o Sínodo metropolitano; erigir o tribunal metropolitano; vigilar para que a fé e a doutrina eclesiástica sejam observadas fielmente; realizar a visita canônica quando esta é descuidada pelo Bispo eparquial; quando necessário, ele pode interferir nas nomeações administrativas (CCEO 133§1 2º-6º). “Em todos os assuntos jurídicos da província, a representa o Metropolita” (CCEO 133§2).

“A dignidade de Metropolita está sempre unida com uma determinada sede eparquial. O Metropolita tem na própria eparquia os mesmos direitos e obrigações que o Bispo eparquial na sua. O Metropolita tem de ser lembrado por todos os Bispos e demais clérigos na Divina Liturgia e nas Liturgia das Horas segundo as prescrições dos livros litúrgicos” (CCEO 134 e 135).

A Metropolia São João Batista dos Católicos Ucranianos no Brasil faz parte, ou seja, é vinculada juridicamente com a Igreja-Mãe, dita Greco-Católica, com sede na Ucrânia, dirigida pela autoridade máxima na pessoa do Arcebispo Maior, atualmente Dom Sviatoslav Shevchuk. Na pessoa do seu Bispo ou Bispos, a Metropolia sempre participou e participa dos Sínodos desta Igreja que se realizaram em Roma ou em outras localidades e nos dias atuais acontecem normalmente em Kiev e Lviv na Ucrânia.