Visitas em mais quatro comunidades de Iracema

Entre os dias 10 a 14 de maio, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM procedeu a Visita Canônica nas seguintes comunidades da Paróquia Sagrada Família de Iracema: Rodeozinho, Costa Carvalho, Barra da Prata e Moema.

Rodeozinho – 10 de maio

O Pe. Sérgio Saplak, OSBM levou o Metropolita de carro até a localidade de Rodeozinho, distante a uns 6 quilômetros de Iracema. A localização da igreja fica bem no meio entre Papanduva e Iracema.

Pouco depois das 9 horas, dentro da igreja, por causa do tempo que garoava, as principais lideranças e um bom grupo de fiéis prestaram uma singela homenagem ao Arcebispo Metropolita. Falando em português, a Professora aposentada Sra. Elvira Popadiuk Gentara saudou o Visitador com palavras de alegria e muita gratidão. A Sra. Tereza Fareniak entregou-lhe um buquê de flores e o Presidente-Executivo Sr. Marino Jankoski e sua Esposa Sra. Elenice Pivovar Jankoski apresentaram a bandeja com pão e sal, como pede a nossa tradição ucraniana. O Pe. Sérgio Saplak, OSBM cumprimentou o Metropolita, desejando-lhe muito sucesso em seu pastoreio, o qual, “não é fácil”; por isso, prometeu-lhe muitas orações.

Seguiu a Divina Liturgia em ucraniano, com partes cantadas e partes em português. As intenções e a epístola foram lidas pela Catequista Sra. Lidia Popadiuk Tkatch. Em sua homilia, além de explicar o que é Visita Canônica, Dom Volodemer animou e orientou a comunidade para que forme um grupo do Movimento do Apostolado da Oração.

Após a Divina Liturgia, houve um encontro com as lideranças no centro de eventos, quando o Visitador verificou os livros documentais e conversou sobre questões de arquivologia e administração.

Depois, Dom Volodemer inspecionou a igreja e o centro de eventos e fez os registros fotográficos.

A visita do Metropolita foi encerrada com o almoço, que foi servido na cozinha, em clima de amizade e cordialidade. Despedindo-se dos líderes, ele retornou ao convento basiliano de Iracema.

Costa Carvalho – 11 de maio

Costa Carvalho é uma das primeiras comunidades ucranianas que se formaram no final do século XIX. O Pe. Francisco Kochmanski, OSBM levou o Metropolita de carro até a famosa localidade, distante a uns 22 quilômetros de Iracema. A Ir. Rosa Pankio, SMI, que é proveniente e tem parentes na localidade e na região, acompanhou.

Exatamente às 9 horas, em frente à igreja, as principais lideranças e um bom grupo de fiéis receberam o Arcebispo Metropolita com muita alegria. A jovem Catequista Adriane de Fátima Grein saudou-o, reconhecendo-o como “o propagador da evangelização não só da palavra divina, mas o exemplo da palavra viva de oração e das virtudes cristãs”; e ainda disse: “Este pequeno rebanho vos recebe de braços abertos para ouvir a sua palavra apostolar, seguindo seus ensinamentos por mais árduo que seja o caminho a trilhar com fé, esperança e amor”. O Sr. Alciomar Sidnei Grein – Vice-Presidente Executivo e sua esposa Sra. Alaídes Teresinha Painko Grein, pais da Catequista, saudaram o Metropolita com pão e sal, segundo a tradição ucraniana. A pequena catequizanda Heloísa de Siqueira dos Santos entregou-lhe um buquê de flores.

O Pe. Francisco falou primeiramente em ucraniano e cumprimentou o Metropolita como o pastor que fortalece a fé dos fiéis e orou para que o Senhor abençoe seu trabalho apostólico. Discursando em português, o Padre destacou que, apesar das dificuldades, a pequena comunidade histórica mantém a tradição ucraniana, seus costumes e, principalmente, sua religiosidade. “É a primeira vez que Sua Excelência visita esta comunidade. Por isso, pedimos a sua bênção como o Bom Pastor que acolhe suas ovelhas para conhecê-las, confortá-las e encorajá-las para seguir o que os antepassados trouxeram de sua pátria mãe. Sejam eles fiéis a tudo o que conseguimos de material e espiritual”, completou Pe. Francisco. Dom Volodemer agradeceu pela calorosa acolhida, sentindo-se contente e honrado em visitar pela primeira vez a histórica comunidade católica ucraniana de Costa Carvalho.

Tendo adentrado a igreja, foi celebrada a Divina Liturgia. A jovem Catequista Adriane de Fátima Grein leu a epístola. A Ir. Rosa Pankio, SMI auxiliou nos cantos. A homilia discorreu sobre a Visita Canônica. O Arcebispo Metropolita ainda respondeu à pergunta feita pela religiosa sobre a divisão do cristianismo e a questão das seitas.

Após a celebração, Dom Volodemer teve um rápido encontro com as lideranças da comunidade, aproveitando a oportunidade para verificar os livros documentais, informar-se melhor sobre a vida social e eclesial das famílias e conhecer seus líderes, dando-lhes algumas orientações práticas. Inspecionou a manutenção da igreja.

O almoço de confraternização foi servido pela comunidade com a participação dos principais líderes, após o qual o Metropolita visitou o cemitério ao lado da igreja e o mais antigo, que fica bem próximo, nas imediações, ao lado da estrada, onde, entre outras, foram sepultadas as pessoas que foram trucidadas pelos índios Botocudos no início da imigração. Despedindo-se dos líderes, às 14h45min, ele já se encontrava de volta ao convento basiliano de Iracema.

Barra da Prata – 12 de maio

Barra da Prata é uma das comunidades ucranianas mais antigas da Paróquia de Iracema. Saindo às 07 horas de Iracema, o Pe. Francisco Kochmanski, OSBM levou o Metropolita de carro até a localidade, distante a uns 60 quilômetros da sede paroquial. A viagem durou uma hora e meia.

Como ontem em Costa Carvalho, também hoje, exatamente às 9 horas, as principais lideranças e um bom grupo de fiéis se posicionaram em frente à igreja para a recepção do Arcebispo Metropolita. Com muita vibração e entusiasmo, a jovem Catequista Jaciara Adamek saudou o Metropolita. “É com muita alegria que o recebemos de braços e corações abertos para que o senhor possa enxergar o que existe além de cada rosto, intercedendo a Deus por nós e nossas famílias. Que suas palavras sirvam de alimento para a nossa alma”, disse Jaciara. Ela mesma entregou ao Metropolita um vaso de flores. O casal Veronica Okopnik Bileski e Luis Bileski saudaram-no tradicionalmente com pão e sal. O Sr. Luis é o Presidente-Executivo do CAP local. Finalizando a recepção, o Pe. Francisco tomou a palavra para receber o Metropolita, com aquele que vem pela primeira a fim de vez conhecer o pequeno rebanho de Barra Prata e solicitar a sua bênção apostólica.

A seguir, foi celebrada a Divina Liturgia. Jocimar Hotz leu as intenções e a epístola. Durante a homilia, Dom Volodemer dialogou com a comunidade para entender sua realidade, com suas potencialidades e fraquezas, dando-lhes as devidas orientações. Sabendo que a Ir. Eulália Kupistski, SMI é proveniente da localidade e, diante de suas duas irmãs, Sra. Paulina Kupitski Korczagin e Sra. Margarida Kupitski Okopnik, que sentaram no banco da frente, ele falou sobre o fato da religiosa influenciar seu pai para que o enviasse ao seminário menor de Prudentópolis no início de 1966.

No encontro com as lideranças, após a celebração litúrgica, o Metropolita verificou os livros documentais e complementou o que disse em sua homilia. Tendo verificado a manutenção da igreja, o Metropolita e o Padre foram almoçar na casa da Sra. Miquelina Kerecz Oribka, que vai fazer 96 anos no dia 08 de novembro. Sua filha Veronica, que viuvou em 06 de abril de 1983, mora junto. Miquelina nasceu em Costa Carvalho e desde os 9 anos mora aqui. Formou 8 filhos, sendo que 7 são mulheres. Perguntada sobre o segredo para chegar à idade que tem, com qualidade de vida, Miquelina disse que come de tudo, trabalha no quintal, toma sol, tem muita fé, reza bastante, é alegre e otimista, participa do grupo da Terceira Idade, e sempre faz o bem às pessoas – todos são seus amigos.

Após o almoço, o Arcebispo Metropolita inspecionou o centro de eventos e o cemitério e fez os registros fotográficos dos mesmos e também da igreja e dos seus arredores, sempre muito belos.

De volta para Iracema, o Pe. Francisco parou em frente à casa do Sr. João Cordeiro e Sra. Maria Inez Miretski Cordeiro para apanhar frutas doadas pelo generoso casal. Às 15h15min, já estavam no convento.

Moema – 13 e 14 de maio

Moema também é uma das comunidades ucranianas mais antigas da Paróquia de Iracema. Vindo de Iracema, o Arcebispo Metropolita chegou à localidade às 08h20min. Tendo ele se paramentado e se posicionado na entrada da igreja, juntamente com o Pe. Francisco Kochmanski, OSBM, às 09 horas, a comunidade reunida prestou homenagem a seu primeiro pastor. Primeiramente, o jovem Cassiano Ivan Adamek cumprimentou Dom Volodemer: “Hoje é um dia especial para a nossa comunidade de Moema, onde recebemos o nosso Arcebispo Metropolita com os corações cheios de fé e esperança. E queremos com essa saudação demonstrar a nossa gratidão pela sua presença que vem nos trazer bênção, seu apoio e nos orientar nesta caminhada que nos leva ao Pai Celeste. Pedimos a Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa, que cubra de graças sua pessoa e seu pastoreio, com muita saúde e prosperidade. Receba este pão, que é símbolo de nossas lutas, e este sal, que protege o alimento e dá sabor; receba-os e nos dê sua bênção. E também que nunca falte o pão que alimenta a nossa alma – a Santa Eucaristia. Seja bem-vindo em nosso meio”. O Presidente-Executivo Sr. Marciano Okopnik e sua esposa Sra. Diva Nieckrz Okopnik receberam o Metropolita com pão e sal, segundo a tradição ucraniana. A catequizanda Amanda Oribka entregou-lhe um vaso de flores. Acolhendo o Visitador, o Pe. Francisco disse: “É a primeira vez que Sua Excelência faz uma Visita Canônica nesta comunidade. Pedimos a sua bênção como Bom Pastor que acolhe suas ovelhas para conhecê-las, confortá-las e encorajá-las para seguir o que os nossos antepassados trouxeram de sua pátria mãe”.

A leitura das intenções e da epístola foi feita pela Professora Sra. Suzana Martins Tavares. Em sua homilia, Dom Volodemer, além de explicar a Visita Canônica, enfatizou a necessidade do resgate da história das comunidades, utilizando as fontes como livros de atas e de chamada.

Logo após a celebração, na igreja antiga, o Metropolita teve uma reunião com os membros do CAP. Foram abordados os seguintes assuntos: tombamento da igreja antiga pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que foi efetivado em 14 de novembro de 2007; uso de túmulos antigos no cemitério por causa de certa falta de lugares; meios de sobrevivência das famílias: o cultivo do fumo e algumas, soja; avaliação do trabalho pastoral na comunidade.

Após a reunião, o Metropolita fez a inspeção e fotos da igreja antiga, da igreja nova e do cemitério, aproveitando o céu azul boa luminosidade.

O almoço foi muito gentilmente servido pelas Irmãs Servas de Maria Imaculada Maria Lefkun, Genésia Rudek e Damiana Parubotchei, às 12h15min. O Pe. Francisco almoçou junto.

Tendo almoçado, o Metropolita concluiu a documentação fotográfica e se instalou no quarto da igreja.

Às 14 horas, houve um encontro alegre com os catequizandos e adolescentes do MEJ, acompanhados pela Ir. Genésia Rudek, SMI. O Metropolita fez a verificação dos níveis para conhecer os respectivos catequizandos. A turma do 3º nível fará a Primeira Comunhão no dia 28 de maio. Falando aos catequizandos, Dom Volodemer falou sobre a formação pela qual deve passar uma catequista. Depois, comentou sobre os três pastorzinhos de Fátima, Portugal, pois hoje o Papa esteve nesse local de peregrinação mundial e canonizou Francisco e Jacinta, e falou sobre a santidade em geral para a qual todos são chamados.

O Metropolita se encontrou ainda com um grupo de membros do Apostolado da Oração, às 15h45min. Recordou rapidamente os pontos da espiritualidade do AO, enfatizando a força da oração. Recomendou adotar novas dinâmicas nas reuniões. Foram fotografadas as zeladoras: Sra. Alzira Povaluk Okopnik – atual Zeladora, a Sra. Eugênia Kachuba Lemek e Maria Anastácia Korzagin – ex-zeladoras. Ir. Maria Lefkun, SMI, assistente espiritual do grupo, marcou presença.

Em seguida, foi feita a verificação dos livros documentais, que estão sendo bastante bem conduzidos e iniciado o trabalho de sistematização das fotos e elaboração dos relatórios.

O jantar foi na casa do Sr. Lauro Adamek.

Domingo, às 09h15min, o Arcebispo Metropolita conversou um pouco com o grupo de jovens. Ir. Maria Lefkun, SMI, que está assumindo o acompanhamento do grupo, também esteve presente. O grupo tende a se definir como um grupo mariano, ligado, portanto, à Congregação Mariana. O jovem Laércio Kapuk é o líder principal do grupo. Dom Volodemer deu as orientações gerais para o melhor encaminhamento da organização do grupo.

Com início às 10 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, concelebrada pelo Pe. Francisco. Em sua homilia, o Metropolita falou sobre três elementos importantes – a verdade, o bem e o belo – que devem ser sempre buscados, principalmente na era atual de pluralismo religioso, crise política, social e ecológica, de relativismo e crise moral geral. Ele disse que a mulher samaritana ficou profundamente tocada pela pessoa de Jesus, porque sentou nele toda a verdade, todo o bem e toda a beleza.

Finalizada a celebração litúrgica, a Professora Suzana Martins Tavares leu uma homenagem às mães e homenageou especialmente a Sra. Stefania Kito Kovaltchuk, de 92 anos, a mulher mais longeva da comunidade, que é sua avó. Dona Stefania recebeu um abraço especial do Metropolita, um gesto para prestigiar todas as mães da comunidade católica ucraniana de Moema.

O almoço foi servido na casa da família de Marciano Okopnik e Diva Nieckrz Okopnik. O Pe. Francisco, as três religiosas e mais alguns parentes participaram da confraternização.

Às 15 horas, o Arcebispo Metropolita deixou Moema rumo a Curitiba.