Visita Canônica em Paula Freitas

Entre os dias 06 a 08 de novembro de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na comunidade de Paula Freitas, pertencente à Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória, mas que fará parte da nova Paróquia que será criada em São Cristóvão. Apresentando os elementos mais importantes, a presente matéria segue o esquema do relatório geral e é composta de quatro partes: 1 – Breve histórico, 2 – Informações gerais, 3 – Vida eclesial, 4 – Visita Canônica, 5 – Conclusão.

1. BREVE HISTÓRICO

A primeira igreja foi construída por volta do ano de 1945. Anteriormente, as famílias que aí residiam frequentavam a igreja de Vera Guarani, Carazinho e Vargem Grande.

O grande mérito na formação da comunidade e construção da igreja é do Pe. Metódio Koval, que residia em Vera Guarani e vinha de trem para atender a comunidade até 1976.

Por algum tempo, a comunidade foi atendida pelo Pe. Floro Vodonis, que vinha de Rio das Antas. Os padres Nivaldo Kozlinski e Dionísio Zaluski, Sergio Hrinievicz, Luis Pedro Polomanei, Sandro Dobkoski, Josafat Roiko também atenderam a comunidade.

No ano de 1987 a comunidade passou definitivamente a integrar a Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória.

Em 1991, sob a coordenação do Pe. Josafat Gaudeda, foi construída e inaugurada a nova igreja. O rito foi celebrado pelo então Bispo Eparca Dom Efraim Basílio Krevey, OSBM.

O início da construção foi dado mais ou menos em 1987 sob o pastoreio do Pe. Josafat Gaudeda, sendo Presidente-Executivo o Sr. Antônio Sokoloski, que levantaram as paredes da igreja.

A comunidade entrou numa fase de crise. Havia muita dívida e muita confusão. Optou-se pelo abandono da construção. O Sr. João Gruchouskei assumiu a comissão em 1988 ou 1989 e sob a animação do Pe. Gaudeda organizou todo o tipo de promoções, até mesmo jogos de futebol. A comunidade recebeu muito auxílio financeiro do Sr. Teodoro Kovalhuk e família e também da família Kmita. As janelas são doações das famílias. Também recebeu uma ajuda da Alemanha. O povo em geral, tanto ucranianos quanto latinos, inclusive luteranos, colaboraram generosamente. Assim, foi possível concluir a construção da igreja.

A pintura do iconóstase foi feito por Vladimir Borodin, natural de Kiev, Ucrânia, no final do mandato do Sr. João Gruchouskei.

Quanto às Santas Missões, consta que na comunidade houve cinco missões: nos anos 1981, 1988, 1999; em 2007, foi pregada pelo Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM; em 2012, pelo missionário Pe. Gregório Hunka, OSBM. Os membros da comunidade não recordam os nomes dos missionários das três primeiras missões.

 2. INFORMAÇÕES GERAIS

Hoje, fazem parte da comunidade mais de 80 famílias. A subsistência das famílias é baseada na agricultura. Existem alguns assalariados e aposentados.

3. VIDA ECLESIAL

A vida eclesial da comunidade pode ser descrita considerando os seguintes pontos: administração, espiritualidade, Pastoral Catequética e Movimento do Apostolado da Oração.

3.1 Administração

A comunidade é atendida pelos padres da Paróquia São Basílio Magno, não tendo padre fixo, mas é acompanhada com mais frequência pelo Pe. Dionísio Zaluski e Pe. Ricardo Mazurek Ternovski. Também celebram os Padres Josafá Firman e Bogdan Fleituch.

Nos últimos anos, o Conselho Administrativo Paroquial (CAP) foi constituído pelos senhores Sérgio Oleksechen, João Gruchovskei, Carlito Duda e Everaldo Gaievicz.

Desde outubro de 2012, o CAP é composto pelos seguintes membros: Presidente-Executivo – Bernardo Gruba; Vice-presidente – Joana Gaievicz; tendo como secretários: Sérgio Oleksechen e Luis Fiduniv; tesoureiros: Clementina Rosinski de Paula e Ambrósio Kovalhuk; o conselho fiscal é composto por João Gruchouskei, José Kovalhuk, Osvaldo Teixeira de Paula, Nilze Teixeira Alvares e Terezinha Teixeira de Paula.

A igreja está em reforma, sendo que a parte interna, iniciada no início de outubro, já foi concluída. Falta restaurar a parte externa. Não foi possível terminar os trabalhos para a Visita Canônica por causa das chuvas.

Como projetos futuros, planeja-se ampliar a churrasqueira e fazer melhorias no salão de festas. Dentro do salão de festas será montada uma sala de catequese.

 3.2 Espiritualidade

A comunidade de Paula Freitas é formada por pessoas humildes, porém de uma rica vivência de fé nas famílias. Devido ao rodízio de quatro sacerdotes e extensão territorial paroquial, ficou difícil fazer uma caminhada mais conjunta com a comunidade, resumindo-se a atividade pastoral dos sacerdotes apenas às celebrações da Divina Liturgia e atendimento das confissões.

Segundo o que relata o Pe. Ricardo, “mesmo assim, a comunidade é muito unida e as pessoas têm boa vontade no trabalho pela igreja. A igreja atualmente se encontra em reforma, dando um novo ânimo à comunidade, que colabora generosamente na doação de tudo que se faz necessário para a manutenção do templo”. Pe. Ricardo conclui: “A comunidade tem enorme potencial de crescimento em número de fiéis e caminhada espiritual, ainda mais com a nova realidade que se apresenta com um atendimento mais próximo por parte do sacerdote e reestruturação e formação de novas pastorais”.

3.3 Pastoral Catequética

Na catequese, atualmente há 15 catequizandos, tendo como catequistas: Everaldo Gaievicz, que trabalha com o terceiro e segundo nível, Juliana Oleksichen – primeiro nível e Naiara Rockenbach – pré. Eles não puderam fazer curso de formação catequética; participaram somente dos encontros catequéticos. São supervisionados pela Ir. Marta Anatólia Marinhak da comunidade das Irmãs Ucranianas de São José em São Cristóvão. Gostariam de aprofundar mais o conhecimento sobre a nossa Igreja e o nosso rito.

3.4 Movimento do Apostolado de Oração

O grupo do Apostolado da Oração conta com 7 membros e necessita de reestruturação. O grupo é dirigido pela Sra. Catarina Kosiski, de 88 anos, que está na função há mais ou menos vinte anos. A zeladora anterior foi Helena Rosinski, que deixou o cargo, porque ficou muito doente e faleceu.

4. VISITA CANÔNICA

Vindo de Curitiba, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM chegou à sede da Paróquia São Basílio Magno em União da Vitória no dia 05 de novembro, pernoitando na casa paroquial. O Pe. Ricardo Mazurek Ternovski lhe passou o histórico e o relatório sobre a comunidade de Paula Freitas. É a primeira vez que Dom Volodemer vai celebrar e visitar a Comunidade católica ucraniana de Paula Freitas.

1º Dia – 06 de novembro – Sexta-feira

Às 14:30, o Arcebispo Metropolita chegou à igreja de Paula Freitas e foi atendido pelo Presidente-Executivo Sr. Bernardo Gruba. Dom Volodemer verificou as coisas da igreja, informou-se sobre a reforma e fez registros fotográficos.

O Sr. Bernardo levou o Arcebispo para conhecer e fotografar os dois cemitérios situados nos arredores da cidade, mas em locais opostos. O mais antigo, próximo do Rio Iguaçu, é conhecido como “cemitério velho”.

Mais ou menos às 17 horas, o Sr. Bernardo e sua esposa Mafalda Weis Gruba serviram um lanche ao Arcebispo.

Às 19 horas, a comunidade fez uma recepção ao Arcebispo Metropolita. Na entrada da igreja, os Catequistas Everaldo Gaievicz, Juliana Oleksechen e Naiara Rockenbach com as crianças fizeram uma homenagem ao Metropolita cantando a canção “Pid tviy pokrov”. Cumprimentando o Arcebispo, o jovem Sérgio Oleksechen discursou em português e a menina Haila Priscila Teixeira lhe entregou um vaso de flores. Prosseguindo, a Sra. Clementina Rosinski de Paula falou em ucraniano e o casal Vitor Hriniewicz e Tereza Hriniewicz saudou o visitante com o pão e sal. O Pe. Ricardo cumprimentou o Arcebispo como o bom pastor.

Adentrando a igreja e lidas as intenções pela Sra. Nilze Teixeira Alvares, foi dado início à Divina Liturgia em ucraniano, com algumas partes em português. Em sua homilia, Dom Volodemer explicou o que é Visita Canônica e falou sobre o valor das leis em geral e, especificamente, dos Mandamentos da Lei de Deus.

O Prefeito Municipal Mauro Feliz dos Santos e sua esposa Fátima Franco marcaram presença.

Após a celebração litúrgica, pelas 20:30, houve uma reunião com os membros do Conselho Administrativo Paroquial, durante a qual foram tratados assuntos administrativos, religiosos e pastorais.

Para o repouso, o casal João Gruchouskei e Zailda (Peterhans) Gruchouskei acolheu o Arcebispo em sua casa.

2º Dia – 07 de novembro – Sábado

O café da manhã foi servido pelo casal João e Zailda. Indo para a igreja, Dom Volodemer visitou o Sr. Demétrio Gruchouskei e sua esposa Sra. Elizete Matkoski Gruchouskei e lhe concedeu uma bênção. Ainda abençoou a família do Sr. Bernardo Gruba.

Às 10 horas, o Metropolita teve um encontro com as crianças da catequese e depois com seus catequistas.

O almoço foi servido pela família de João Fiduniv, casado com a Sra. Luzia Araújo Fiduniv.

Após o almoço, o Arcebispo visitou o expedicionário Sr. Romão Golenia, uma das pessoas mais idosas do município, com 94 anos, muito lúcido. Helena, sua filha, foi professora e cuida do pai.

O Metropolita ainda fez uma visita à Família do Sr. Basílio Mandryk, casado com Margarida Arving. Dom Volodemer tomou um lanche na casa de José Carlos, que mora ao lado.

Às 16 horas, houve uma rápida reunião com o pequeno grupo do Apostolado da Oração. Dom Volodemer deu orientações concretas para a renovação do movimento na comunidade.

Com início às 17 horas, horário costumeiro na comunidade, foi celebrada a Divina Liturgia em português. A homilia discorreu sobre a prática concreta do amor na vida cristã. Após a Divina Liturgia, o Arcebispo fez a unção com o santo óleo da Terra Santa.

Pelas 19:30, o Metropolita chegou à residência do Sr. Pedro Gruba, distante a uns 15 quilômetros da igreja. Pedro é casado com Sônia Maria Gruba (dos Mreglod).  Aproveitando a luz do dia, foi possível fazer um passeio pela propriedade. A família ofereceu o jantar bem gostoso. E o repouso foi completo, no silêncio total. À noite, choveu torrencialmente.

3º Dia – 08 de novembro – Domingo

Acompanhado pelo Sr. Pedro Gruba, o Arcebispo fez uma visita à família do Sr. Ambrozio Kovaluki, que lhe ofereceu um farto café da manhã. O Arcebispo fez a bênção da casa nova do filho, que mora nos fundos.

Dom Volodemer visitou ainda a família do Sr. Antônio Kovalhuk, casado com Oksana Kosiski Kovalhuk. Daí, sob leve chuva, Dom Volodemer dirigiu-se para Paula Freitas. A Sra. Janete Stokoloza, esposa do Sr. Ambrozio, “pegou uma carona” até a igreja.

Pontualmente, às 10 horas, foi dado início à celebração, primeiramente com a recepção da imagem de São Carlos Borromeu – padroeiro da Paróquia latina. O Pároco latino Evaldo Karpinski esteve presente e, juntamente com o Pe. Ricardo, concelebrou a Divina Liturgia de encerramento da Visita Canônica. Faltou energia elétrica. A Paróquia latina está comemorando seus 35 anos de fundação e a imagem do Padroeiro está peregrinando pelas capelas e ficará por alguns dias na igreja ucraniana.

O Metropolita elogiou a comunidade pelos trabalhos de reforma da igreja e apoiou outras melhorias que estão sendo planejadas. Disse que a comunidade vai melhorar ainda mais quando for criada a nova Paróquia com sede em São Cristóvão.

Ao final da Divina Liturgia, foi dada a palavra ao Pe. Evaldo para que falasse um pouco sobre a história de sua Paróquia e de seu Padroeiro.

Feitas as fotos oficiais, grupais e pessoais, foi servido o almoço de confraternização no salão de festas da comunidade. E a chuva continuou persistente.

 

FOTOS da recepção do Metropolita e do encerramento de sua visita:
Gentileza da Sra. Dirce Maria Tzeciuk Kornelhuk
SÍTIO & FLORES SANT’ANA
Ornamentação – Foto – Filmagem
42 8804-4657 – [email protected]
São Roque – Paulo Frontin – Paraná

  1. Igreja Apresentação de Nossa Senhora no Templo
  2. Sérgio Oleksechen saúda o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer
  3. Haila Priscila Teixeira entrega um vaso de flores
  4. Sra. Clementina Rosinski de Paula e o casal Vitor Hriniewicz e Tereza Hriniewicz saúdam o visitante com o pão e sal
  5. Pe. Ricardo Mazurek Ternovski cumprimenta o Metropolita
  6. Irmãs de São José Márcia Marinhak e Marta Anatólia Marinhak com os fiéis
  7. Homilia / Prefeito Municipal Mauro Feliz dos Santos (de paletó preto) e sua esposa Fátima Franco
  8. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial (CAP)
  9. Encontro os Catequistas Naiara Rockenbach, Everaldo Gaievicz, Juliana Oleksichen e seus catequizandos
  10. Encontro com os membros do Apostolado da Oração
  11. Família do Sr. Bernardo Gruba – Presidente-Executivo do CAP
  12. Casal João Gruchouskei e Zailda (dos Peterhans) Gruchouskei
  13. Casal Elizete Matkoski Gruchouskei e Demétrio Gruchouskei
  14. Família do Sr. João Fiduniv
  15. Sr. Romão Golenia, filha Helena
  16. Família do Sr. Basílio Mandrik
  17. Família do Sr. Pedro Gruba
  18. Família do Sr. Ambrozio Kovaluki
  19. Família do Sr. Antônio Kovalhuk
  20. Recepção da imagem de São Carlos Borromeu – Padroeiro da Paróquia latica
  21. Recepção
  22. Homilia conclusiva
  23. Pároco Evaldo Karpinski fala sobre sua Paróquia e o Padroeiro
  24. Lideranças da comunidade
  25. Almoço de confraternização