Solenidade jubilar das Irmãs Servas

A Festa da Assunção de Nossa Senhora deste ano foi muito especial para a Província São Miguel Arcanjo das Irmãs Servas de Maria Imaculada: elas festejaram 80 anos de vida consagrada da Irmã Neonila Onysko e de outras nove religiosas, que se fizeram presentes: Ir. Bernarda Ivankio, Ir. Zita Prochera e Ir. Teônia Michalovski, celebrando 60 anos de consagração a Deus e à Igreja; Ir. Nádia Kraiczyi, Ir. Roza Pankiv e Ir. Célia Melnik – 50; Ir. Sirlene Costa, Ir. Judite Kotyk e Ir. Marli de Mello Campanharo – 25.  Por motivo de saúde, quatro irmãs jubilares não puderam comparecer. A festividade também foi muito especial para essas irmãs, porque elas celebraram seus jubileus no Ano da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa Francisco, e contaram com a presença da Superiora Geral Ir. Tereza Slota, SMI, que veio especialmente da Argentina, tendo realizado aí a Visita Canônica.

Na Casa de Retiro Madre Josafata Hordachevska em Ponta Grossa, às 09:30 da manhã, as Irmãs Jubilandas entraram na capela principal em procissão portando velas acesas, simbolizando a chama da fé, esperança e amor, virtudes teologais que as fizeram viver intensamente seus votos e perseverar até o presente momento. A Superiora Provincial Ir. Margarida Hlatchuk, SMI saudou as coirmãs mencionadas e manifestou efusivo júbilo e agradecimento a Deus pela graça tão relevante de poder celebrar com elas um jubileu realmente muito significativo.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e pelo Pároco da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa – Pe. Metódio Techy, OSBM e seu Vigário Paroquial – Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM. Em sua homilia, Dom Volodemer apresentou as principais ideias do Papa Francisco em sua Carta apostólica às pessoas consagradas em ocasião do Ano da Vida Consagrada. Citando o primeiro objetivo deste ano consagrado – “olhar com gratidão o passado” – em tom de reconhecimento e agradecimento, o pregador pediu para lembrar as inúmeras ações realizadas pelas Irmãs Jubilandas no decorrer de suas vidas. Ele enfatizou a longa consagração de 80 anos da Ir. Neonila – “algo raríssimo”. De fato, as superioras confirmaram que foi pela primeira vez na província que uma religiosa chegou a essa data celebrativa. É preciso agradecer pelas graças do passado, mas também viver o presente com paixão e olhar para o futuro, vivendo em profundidade o Evangelho, a Esperança e o Profetismo, elementos fundamentais que constitui o lema do Ano da Vida Consagrada, continuou sua explanação o Metropolita.

Finalizando a celebração, foi entoado um “Mnohaia Lita” bem merecido e bem solene às Irmãs Jubilandas e se fez a bênção das flores.

Durante a confraternização, a Superiora Geral Ir. Tereza tomou a palavra e felicitou com muita alegria suas meritórias súditas. Em nome das jubilandas, Ir. Zita agradeceu a Deus pelos preciosos dons e a todos que prepararam com muito amor a solenidade jubilar.

A Metropolia agradece às Irmãs Jubilandas pelo trabalho pastoral produtivo e lhes deseja muitas bênçãos na caminhada, que continua. Mnohaia Lita – Parabéns!