Seminário recebe relíquias de São Josafat

Dia 13 de novembro de 2016 foi um domingo muito abençoado para a Metropolia São João Batista, para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e, especialmente, para o Seminário Menor São Josafat de Mallet, que teve a graça de receber as relíquias de São Josafat e tornar-se delas o guardião.

FOTOS – Sr. Wilson Surmacz – MALLET

Para a ocasião, foi convidado o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, que presidiu a celebração iniciada às 09:30. Sob o pipocar dos sinos, a procissão levando as relíquias partiu da sacristia até o interior da igreja. O Reitor Pe. Sandro Dobkowski fez a acolhida de todos os presentes e explicou o motivo da solenidade. Ele saudou especialmente os doadores das relíquias: “Acolhemos os Reverendíssimos Padres Latinos da Congregação da Sociedade de Cristo, o Superior Provincial Pe. Kazimiers Dlugosz (Casimiro) e o Pároco de Rio Claro da Sul Pe. Anderson Spegiorin, que vieram trazer este maravilhoso presente nesta data tão significativa: ontem, dia 12 de novembro, Festa de São Josafat, data em que marca o início das festividades do Ano Jubilar dos Padres Basilianos – 400 anos de fundação da Ordem Basiliana de São Josafat e 125 Anos da presença apostólica no Brasil. … Portanto, o tema desta Divina Liturgia é jubilo, alegria e ação graças. … Lembramos a Congregação da Sociedade de Cristo, de modo especial o Pe. Estanislau Gogulski, falecido em janeiro deste ano, que era o guardião destas relíquias”.

Após os tropários, o Pe. Casimiro tomou a palavra e narrou brevemente a trajetória histórica das relíquias de São Josafat adquiridas pelo Pe. Estanislau Gogulski. Vindo este a falecer, a Congregação achou que o melhor lugar para se preservar as relíquias e cultivar a devida veneração seria o Seminário São Josafat de Mallet, decidindo então pela doação, alegremente aceita. O Arcebispo Metropolita recebeu as relíquias das mãos do Pe. Casimiro, agradeceu pelo precioso presente e explicou seu significado espiritual e pastoral. “Num mundo de tantas dificuldades em viver a verdadeira fé e a união, as relíquias lembrarão a grande figura do grande Santo Mártir Josafat, que será uma luz permanente em nossa caminhada cristã e de autênticos católicos”, enfatizou o Metropolita. O pequeno relicário com um pedaço de osso do Santo Mártir foi depositado num pedestal do lado direito do iconóstase. Seguiram as orações de louvor e de súplica.

Prosseguiu a Divina Liturgia. Em sua homilia, Dom Volodemer focalizou o perfil espiritual de São Josafat, como cristão, religioso, sacerdote e bispo, marcado desde a sua infância pelo amor profundo a Cristo, à Igreja e ao próximo. Ele citou três frases do Santo pronunciadas nas vésperas de seu martírio. A seus defensores e protetores, Josafat disse: “Queira Deus, que eu derrame o meu sangue pelas ovelhas perdidas, para que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade e, reconhecendo a União, mantenham o amor recíproco”. Aos inimigos, corajosamente, ele disse: “Vocês me ameaçam de morte, e eu vos digo: não poço ser mais feliz do que morrer das vossas mãos pela fé católica e apostólica”. “Vocês me perseguem, estão preparando a minha morte, mas eu vos amo de todo o meu coração e desejo por vocês entregar até a minha vida”.

Encerrada a celebração litúrgica e entoando vários “Mnohaia Lita”, Dom Volodemer agradeceu mais uma vez ao Pe. Casimiro pelo valiosíssimo presente; o Pároco Irineu Vaselkoski passou os avisos paroquiais; e se fez a procissão levando as relíquias até a capela do Seminário. Ao som dos sinos e dos hinos religiosos, o Metropolita abençoava o povo com as relíquias. Adentrando a pequena capela, as relíquias foram colocadas num pedestal e foi rezada a oração de São Josafat pela união.

Agora como guardião oficial, o Reitor Pe. Sandro colocou as relíquias num nicho especialmente montado no proskomediynek, agradeceu a todos pela participação no evento e incentivou a devoção ao grande Santo da nossa Igreja. Todo o dia 12 de cada mês, na capela do Seminário, será celebrada a Divina Liturgia e a Novena em honra a São Josafat, lembrando todos os fundadores e benfeitores. “As relíquias ficarão expostas para que o povo possa tocar e receber inúmeras graças, pois temos relatos de pessoas que tocam as relíquias e são favorecidas com milagres e bênçãos”, finalizou o Padre Reitor.

São Josafat, fiel discípulo de Cristo e defensor da fé católica e da união, dê-nos a graça do amor autêntico a Cristo e sua Igreja e de sermos sempre fiéis, apesar das dificuldades!