Semana da Paz em Sorocaba

Situada à Rua Pe. Antônio Bento, 86, bairro Éden, na grande e próspera cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade colocou e viveu no fundo do coração o Ano da Paz – do Natal do Senhor de 2014 até o Natal de 2015 – convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Sob a direção geral do Pároco Ricardo Cirino Vaz e do coordenador Eder Aono, mestre em Liturgia, a Paróquia se programou e se organizou maravilhosamente para “celebrar este momento de graça de forma mais acentuada” nos dias 24 de outubro ao dia 01 de novembro. O objetivo principal foi: “reunir-se para juntos e juntas suplicar o Dom da Paz”, convidando os representantes das Igrejas Católicas Orientais presentes no Brasil para celebrarem na Paróquia e falarem sobre suas realidades nas quais muitas vezes a paz ainda é, infelizmente, um enorme desafio e uma meta distante. Segundo o Pe. Ricardo, as celebrações litúrgicas orientais tiveram também o objetivo de “viver com intensidade esta preciosidade que é a diversidade dos ritos da Igreja Católica que, embora sendo una, é diversa”.

A longa e intensa programação seguiu o seguinte roteiro: Dia 24 – Sábado – Abertura do Ano da Paz – Eucaristia em Rito Melquita; Dia 25 – Domingo – Eucaristia em Rito Maronita – Pela região do Líbano e Síria – Presidida por Dom Edgard Madi – Eparca Maronita; Dia 26 – Segunda-feira – Grupo de Oração – Tema Paz; Dia 27 – Terça-feira – Missa – Resgate das Orações pela Paz em Assis; Dia 28 – Quarta-feira – Celebração Ecumênica; Dia 29 – Quinta-feira – Terço dos Homens – Tema Paz; Dia 30 – Sexta-feira – Jornada de Oração pela Paz dos Movimentos da Paróquia; Dia 31 – Sábado – Atividade com a Catequese / Chegada da Comunidade Ucraniana / Noite – Eucaristia em Rito Armênio – Recordação do Centenário do Genocídio Armênio – Presidida pelo Exarca Dom Vartan; Dia 01 – Domingo – 10h – Eucaristia em Rito Bizantino Ucraniano – Pela Região da Ucrânia – Presidida pelo Arcebispo Metropolita – Dom Volodemer Koubetch, OSBM – 19h – Encerramento da Semana da Paz – Eucaristia presidida por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Metropolitano.

Tudo acertado, sábado, dia 31 de outubro, de madrugada, partiu da sede da Metropolia o ônibus para Sorocaba, levando o Coral da Catedral, os Seminaristas e o Arcebispo Metropolita. O almoço foi gentilmente oferecido pelo Seminário dos Legionários de Cristo em Itapecirica da Serra, sob os cuidados do formador Pe. Din Min Chân. Em agradecimento, o coral cantou algumas canções aos Seminaristas que estavam em casa.

Chegando ao local da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Sorocaba mais ou menos às 16:30, a comitiva curitibana foi recebida pelo Pároco Ricardo Cirino Vaz e seus paroquianos. Obtendo informações mais detalhadas sobre a programação de hoje e de amanhã, o pessoal do coral acomodou-se no Hotel Ipanema, no centro da cidade, enquanto os Seminaristas foram hospedados nas casas das famílias.

Às 19 horas, foi celebrada a Divina Liturgia no Rito Armênio, presidida pelo Exarca Dom Vartan Boghossian, que recordou o Centenário do Genocídio Armênio, ocorrido em 1915, e o Beato Inácio Maloyan, Bispo e Mártir do Genocídio. Dom Volodemer e o Pároco Ricardo concelebraram. Os coralistas de Curitiba também participaram da celebração.

Para o jantar, todos os curitibanos foram distribuídos pelas famílias da Paróquia, que os receberam com muito carinho. Dom Vartan, Dom Volodemer, o Pe. Ricardo, o Sr. Leonardo e sua esposa Joana foram recebidos pelo casal José Bernardo Silva e Célia Maria Romero Silva.

O Sr. José Bernardo é presidente da Comunidade Kolping de Sorocaba, uma organização laica fundada pelo Pe. Adolph Kolping. Ele começou sua obra em Colônia, Alemanha, no dia 6 de maio de 1849 com um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices, que viria a ser a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping. Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923, formou-se a primeira Comunidade Kolping do Brasil. O Pe. Adolph foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 27/10/91, na presença de 30 mil membros da sua Obra. Esta obra está presente em 21 estados brasileiros. É um movimento social, popular e católico a serviço do trabalhador e sua família e possui uma espiritualidade e metodologia bem determinada, como se pode verificar vendo seu lema, finalidade, fundamentos, meios e pedagogia. Lema: Religião – Trabalho – Recreação – Família e Sociedade. Finalidade: Promoção integral da pessoa humana e a transformação das realidades sociais, através da criação de estruturas mais justas e humanas. Fundamentos: Três fontes: a Pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo, a Doutrina Social da Igreja e a Vida e Obra de seu fundador Adolph Kolping. Meios: A formação profissional e humana, apoio a pequenos empreendimentos de trabalhadores autônomos e a pequenos produtores rurais, incentivo à participação dos trabalhadores em associações e organizações que defendam seus interesses. Pedagogia: Recusando toda forma de paternalismo, a Obra Kolping garante um apoio eficaz de caráter subsidiário, acompanhado de estímulos e educação. Este é o seu princípio pedagógico: Ajuda para auto-ajuda. Toda a sua ação baseia-se na vida comunitária de seus membros, reunidos em pequenos grupos familiares, e conscientes de que a sua fé cristã deve traduzir-se em prática para a construção de uma sociedade melhor (www.kolping.com.br).

Domingo, dia 01 de novembro, com início às 10 horas, o Arcebispo Metropolita celebrou a Divina Liturgia no Rito Bizantino Ucraniano, que foi concelebrada pelo Pároco Ricardo e cantada pelo coral da Catedral sob a regência do Maestro Sr. Leonardo Davibida. Os Seminaristas serviram como acólitos. Algumas partes foram cantadas em português. A assembleia repleta participou atentamente, lendo o texto projetado numa tela. Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre os fundamentos da paz, cujo significado mais amplo e profundo se encontra no conceito hebraico Shalom – a totalidade dos bens, que trazem a verdadeira felicidade. Pregando o Reino de Deus, Jesus transmitia o conteúdo do Shalom: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5,9); “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá” (Jo 14,27). A promoção da paz é dever de todo cristão, que a deve buscá-la pela prática do amor, da justiça e pelos Mandamentos da Lei de Deus.

Ao final da celebração litúrgica, o Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Rostyslav Tronenko falou sobre a situação dramática em seu país. Ele pediu mais orações pela paz na Ucrânia e em toda a região. A solenidade contou ainda com a presença do Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo Sr. Jorge Rybka, que auxiliou o Embaixador na vinda a Sorocaba. Aproveitou-se o momento para a divulgação dos CDs da Divina Liturgia e das Canções Natalinas.

Na sede da Comunidade Kolping, preparado com muito carinho pelos membros do respectivo Movimento, foi servido um saboroso almoço de confraternização às autoridades ucranianas presentes e aos membros do coral.

Apesar do tempo chuvoso e frio e da longa viagem, todos retornaram alegres pela missão “comprida e cumprida”, contribuindo para a divulgação da nossa Igreja Católica Ucraniana, da nossa cultura e por ter orado pela paz.