Romaria da misericórdia

A 36ª Romaria Penitencial, celebrada no dia 28 de fevereiro de 2016, no espaço da Paróquia Sagrada Família, em Iracema, município de Itaiópolis, Santa Catarina, revestiu-se de uma tonalidade marcada pela misericórdia, pois estamos no Ano Santo da Misericórdia. A programação religiosa seguiu o seguinte roteiro: abertura da Porta Santa, bênção da água, Via-sacra, Divina Liturgia na capela do Morro Santo, Novena ao Sagrado Coração de Jesus na igreja matriz.

Sob a direção do Pároco Sérgio Iwantchuk, OSBM e seus vigários paroquiais, os paroquianos já estavam trabalhando há vários dias nos preparativos.

Sábado, dia 27, choveu durante toda a tarde. Com início às 15:30, foi celebrada a Divina Liturgia de corpo presente da falecida Rosa Huinka, mãe do Pe. Gregório Huinka, OSBM e irmã do Pe. Eleutério Dmetriv, OSBM. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM. Vários sacerdotes concelebraram. A homilia foi proferida pelo Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM o qual conheceu a exemplar paroquiana da Colônia Becker há muitos anos. Rosa viveu 92 anos e meio e foi uma mulher de oração e fidelidade a Deus, à Igreja e ao matrimônio, com 67 anos de vida familiar cristã autêntica.

Domingo, 28, desde a madrugada, os romeiros vinham chegando de ônibus e carros particulares e estavam sendo atendidos pelas equipes paroquiais. A recepção oficial das autoridades e dos romeiros foi feita pouco antes das 9 horas. Na entrada da igreja matriz, oficiou-se o rito de abertura da Porta da Misericórdia, precedida pelas palavras introdutórias do Pe. Bonifácio Zaluski, OSBM. Por meio de uma oração apropriada para a ocasião e com uma cruz o Arcebispo Metropolita abriu solenemente a Porta Santa.

Sob chuva leve, prosseguiu a bênção da água ao lado da gruta e em seguida a Via-sacra, dirigida pelo Pe. Bonifácio, cujas reflexões e orações focalizaram a misericórdia em seus fundamentos evangélicos e em suas aplicações eclesiais, espirituais e morais.

Finalizada a Via-sacra, na capela do Morro Santo, Dom Volodemer presidiu a Divina Liturgia, que foi concelebrada pelo Pe. Antonio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, Pe. Ireneu Vaselkoski – Pároco de Mallet e Pe. Sérgio Iwantchuk, OSBM – Pároco de Iracema. O Diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM prestou os serviços litúrgicos. A celebração litúrgica foi cantada pelos seminaristas do Seminário São Basílio de Curitiba e pelos noviços do Noviciado Assunção de Nossa Senhora de Ivaí, sob a orientação do Ir. Jonas Samuel Chupel, OSBM e direção do Ir. Marcos Chmilouski, OSBM. Os sacerdotes estavam atendendo confissões. O Metropolita falou sobre Jesus Cristo como o maior de todos os terapeutas e que capacita todos seus seguidores e “pacientes” para a misericórdia. Ao final, foi concedida a bênção apostólica com as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória na intenção do Santo Padre para a obtenção da indulgência plenária.

A chuva continuou leve, mas persistente. Às 14:30, na igreja matriz, foi rezada a Novena ao Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Arcebispo Metropolita e concelebrada por vários sacerdotes. Após a proclamação do Evangelho, Dom Volodemer dirigiu umas palavras aos presentes falando sobre o simbolismo da porta e enfatizou a necessidade de abrir as portas das nossas instituições e dos nossos corações para viver o amor cristão verdadeiro. Após a novena, foi concedida a bênção apostólica e os romeiros puderam receber ainda a bênção pessoal dos celebrantes que se disponibilizaram a fazê-lo.

Enfrentando muito barro pelas estradas de chão, os romeiros retornaram a seus lares mais animados para a vivência cristã e sobretudo mais encorajados para a prática da misericórdia.

Obrigado, Senhor, por sua infinita misericórdia e por nos ter dado a salvação eterna!