Rio Pratinha e Colorado

Nos dias 06 e 07 de maio de 2017, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM esteve em duas comunidades bastante antigas da Paróquia Sagrada Família de Iracema realizando a Visita Canônica: Rio Pratinha, Município de Papanduva e Colorado, Município de Santa Terezinha. Estas comunidades foram se formando a partir dos anos 40 do século passado.

Dia dia 06 de maio, sábado de manhã, o Metropolita visitou pela primeira vez a comunidade de Rio Pratinha, situada a uns 40 quilômetros da sede paroquial. Paramentados, o Arcebispo e o Pe. Sérgio Saplak, OSBM, que atende a comunidade, se posicionaram na entrada da igreja, onde o povo prestou uma homenagem ao Visitador. Falando em português, a Catequista Francieli Symczak lhe deu as boas-vindas em clima de oração; ela disse: “Junto com a vossa presença, queremos estreitar os laços de fé, amor a Deus e juntos pedirmos as bênçãos de Deus para nossas famílias. Pedimos a Nossa Senhora que interceda diante de Deus para que Vossa Excelência continue conduzindo os povos pelo caminho da fé. Fazemos votos para que persevere por muitos anos nesta caminhada”. E concluiu: “Com alegria queremos que se sinta abraçado pela comunidade de Rio Pratinha e que Nossa Senhora do Patrocínio vos abençoe”. A seguir, no idioma ucraniano, o Pe. Sérgio Saplak, OSBM cumprimentou o Arcebispo Metropolita como um “pai espiritual e pastor”, que vem “como bispo e metropolita para nos visitar, rezar por nós e nos abençoar para que floresça entre nós o amor, a paz, а harmonia e a união”. O Arcebispo Metropolita recebeu o pão e sal das mãos da menina Ana Clara Czornei.

Adentrado a igreja, foi celebrada a Divina Liturgia – toda cantada, com muita empolgação e participação de todos os presentes. Canta-se de forma bem puxada, bem lenta, mas muito tocante, porque todos cantam com entusiasmo e alegria, sem destacar alguma voz específica, num conjunto único e harmônico.

Após a celebração litúrgica, o Metropolita teve um encontro rápido com as lideranças da comunidade. Estavam presentes: os membros do CAP Sr. Jones Jubanski – Secretário, Sr. Cézar Daniel Caikoski – Presidente-Executivo e Sr. Genésio Symczak – Tesoureiro; as catequistas: Doroteia Saskoski, Bernadete K. Oracz, Francieli Symczak e Marcia Saskoski; as zeladoras do Apostolado da Oração Dorotéia Simbalista e Doroteia Saskoski.

Feitos os registros fotográficos dos grupos de líderes, o Arcebispo Metropolita verificou o interior da igreja e os bens a ela ligados, como o campanário, o centro de eventos e o cemitério. O almoço foi servido na casa da família de Amarildo Palevoda e Janete Vogeniak.

Domingo, dia 07 de maio, Dom Volodemer esteve na colônia Colorado. O Pe. Sérgio Saplak, OSBM levou o Metropolita de carro até a localidade, distante a uns 40 quilômetros de Iracema. Paramentando-se na sacristia, às 09h15min, o Metropolita foi recebido pela comunidade na entrada da igreja. Primeiramente, os catequizandos cantaram a canção “Radisni me dite”. Seguiu o discurso da jovem Marina Savitzki, que destacou a fidelidade na fé e à comunidade ucraniana e a preservação da cultura ucraniana herdada dos nossos pais. “Como o próprio Jesus disse ‘Eu sou a videira e vocês são os ramos’, assim aguardamos ansiosos para ouvir as suas palavras de revitalização da fé e luz para cada um de nós. … Que suas sábias palavras caiam como pérolas em nossos corações e tragam a fortaleza e a sabedoria a cada um de nós para que continuemos firmes na fé e, principalmente, como descendentes do povo ucraniano, fiéis à comunidade. Nossos antepassados nos deixaram esta belíssima cultura e descendência ucraniana da qual devemos ter orgulho”, disse a jovem. E ainda reforçou seu pensamento: “Assim como nossos heróis resistiram, também nós queremos resistir ao tempo e a tudo para que um dia possamos chegar diante de Deus com o dever cumprido”.

Concluído o discurso, a catequizanda Ester Symczaka entregou um belíssimo vaso de orquídeas ao Metropolita e o Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial Sr. Josafat Savitzki e sua esposa Joseani Humeniuk Savitzki saudaram-no com pão e sal. Com as palavras de prontidão para acatar as orientações episcopais, palavras proferidas pelo Pe. Sérgio Saplak, OSBM, concluiu-se a singela homenagem, preparada com muito carinho pelas catequistas. O Metropolita agradeceu e abençoou os fiéis.

Todos adentraram a igreja para a celebração da Divina Liturgia, após a qual o Metropolita verificou o estado de conservação da igreja. O Presidente-Executivo Sr. Josafat que o acompanhou solicitou informações sobre o procedimento para construir um iconóstase na igreja. Depois, ele teve um rápido encontro com as lideranças no centro de eventos. Fez questão de conhecer os líderes da comunidade pelos grupos que aí atuam: Conselho Administrativo Paroquial, Apostolado da Oração e Pastoral Catequética. As pessoas foram fotografadas e identificadas. Foram verificados os livros documentais. As catequistas tiraram algumas dúvidas sobre a catequese e a organização do Apostolado da Oração. Falou-se ainda sobre a questão do iconóstase, um desejo das catequistas e da comunidade.

Estavam presentes à reunião: Conselho Administrativo Paroquial (CAP): Sr. Amauri Symczaka – Vice-Presidente Executivo, Sr. Josafat Savistzki – Presidente-Executivo e esposa Joseani Humeniuk Savistzki – chefe da cozinha, Metropolita, Sr. João Kozoris – Secretário, Sr. Nivaldo Savitzki – Tesoureiro; Apostolado da Oração: Sra. Maria Celina Savitzki – Presidente, Sra. Eugênia Symczaka Savitzki – Tesoureira, Metropolita, Sra. Amélia – Secretária, Sr. Paulo Bossy – Vice-presidente; Catequistas: Merli Humeniuk Grosskopp, Sra. Eugênia Symczaka Savitzki, Sra. Maria Celina Savitzki – Coordenadora, Sra. Margarida Symczaka.

O CAP ofereceu ao Metropolita um almoço de confraternização com a participação das principais lideranças da comunidade. A conversa girou em torno da corrupção na política brasileira. Após o almoço, Dom Volodemer verificou as salas de catequese, a manutenção do centro de eventos e da igreja. Tudo está conforme as normas de higiene e segurança.

Despedindo-se, o Arcebispo Metropolita visitou o cemitério de Colorado. Retornando a Iracema, visitou ainda o cemitério de Entre Rios.