Primeiros votos da Irmã Eliane

Dentro de um contexto jubilar maior, lembrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 125 anos de fundação da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, no dia 08 de dezembro – Festa da Imaculada Conceição, na Casa de Retiros Irmã Josafata Hordachevska, em Ponta Grossa, as religiosas da Província brasileira São Miguel Arcanjo tiveram a alegria de testemunhar os primeiros votos da jovem Irmã Eliane Adena Kmet.

Às 09:30, Ir. Rosália Parastchuk, SMI – Superiora Provincial fez a acolhida e explicou o significado da cerimônia. Ela mencionou especialmente a fundadora da congregação, Beata Josafata Hordachevska, que em suas orações pedia à Imaculada Virgem que fosse sua Mãe e guia, o que vale e por meio dela se transfere para as religiosas dos tempos atuais. Em seguida, foi dado início à Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do convento basiliano de Ivaí.

Após os troparios, na presença da Superiora Provincial, coirmãs, pais, parentes e amigos, Ir. Eliane professou seus primeiros votos de obediência, pobreza e castidade. Ela é proveniente de Santinho I, Ivaí, filha de Elias Kmet e Amélia Adena Kmet. Seu avô paterno Arcênio orou fortemente pela neta, que deu novos passos na vida consagrada. A celebração contou ainda com a presença dos vizinhos freis franciscanos Pe. Margon Milleo e Ir. Daniel.

Tendo realizado um discernimento mais intenso e prolongado de dois anos no Noviciado de Ivaí, sob a orientação da Mestra de Noviças Ir. Margarida Hlatchuk, SMI, Ir. Eliane decidiu fazer uma experiência direta como religiosa postulante na congregação. Após um período de postulantado, que dura de cinco a seis anos, e se sentir confirmada na vocação e preparada para a consagração definitiva, a religiosa professará os votos perpétuos, tornando-se membro efetivo da congregação. Tais procedimentos canônicos são passos comuns a todas as congregações religiosas para alguém que, sendo realmente vocacionado, opta por esse estado de vida.

Em sua homilia, Dom Volodemer falou sobre a espiritualidade e devoção mariana no ano jubilar e sobre a ligação histórica da Congregação das Irmãs Servas com a Imaculada Conceição. Ele disse que, diante destes eventos jubilares, é necessário formular uma Mariologia ucraniano-brasileira que fundamente uma espiritualidade e impulsione uma pastoral adequada (Leia na íntegra o texto da homilia abaixo).

Antes da Santa Comunhão, outras religiosas renovaram seus votos.

A solenidade terminou com a confraternização.

FOTOS: Ir. Deonizia Diadio, SMI

  1. Cerimônia da profissão dos votos

1.1 Entrada dos celebrantes

1.2 Superiora Provincial Ir. Rosália Parastchuk, SMI faz a acolhida

1.3 Superiora Provincial conduz Ir. Eliane até o altar

1.4 Ir. Eliane responde ao questionário

1.5 Ir. Eliane responde ao questionário

1.6 Ir. Eliane professa os primeiros votos

1.7 Ir. Eliane assina o documento da profissão dos votos

1.8 Ir. Eliane recebe o crucifixo

1.9 Ir. Eliane recebe as constituições da congregação

1.10 Ir. Eliane recebe os cumprimentos do Arcebispo Metropolita

1.11 Ir. Eliane recebe os cumprimentos da Superiora Provincial

1.12 Ir. Marcos Gerei, OSBM faz a leitura da epístola

1.13 Metropolita profere a homilia

  1. Fotos grupais

2.1 Ir. Rosália Parastchuk, SMI – Superiora Provincial, Metropolita, Ir. Eliane Adena Kmet, Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do convento basiliano de Ivaí, Ir. Margarida Hlatchuk, SMI – Mestra de Noviças

2.2 Ir. Deonizia Diadio, Ir. Rosilene Campanharo, Ir. Rosália Parastchuk, Ir. Eliane Adena Kmet, Ir. Margarida Hlatchuk, Ir. Terezinha Stoski, Ir. Roberta Badeluk

2.3 Avô Arcênio Kmet, pai Elias Kmet, Metropolita, Ir. Eliane, mãe Amélia Adena Kmet, irmã Adriana, Pe. Sérgio Baran Ivankio, OSBM

2.4 Metropolita assina o documento da profissão dos votos

2.5 Ir. Eliane com as coirmãs mais velhas

2.6 Noviço Pensak, Ir. Regina Opuchkevicz, Ir. Eliane, Ir. Gerei, OSBM

2.7 Ir. Eliane com sua Mestra Ir. Margarida

  1. Confraternização

3.1 Oração

3.2 Oração

3.3 Mnohaia lita!

3.4 Mnohaia lita!

3.5 Mnohalia lita!

HOMILIA POR OCASIÃO DOS VOTOS DA IRMÃ ELIANE

Ponta Grossa, 08 de dezembro de 2016 – Festa da Imaculada Conceição

Високопреподна Сестро Розаліє – Провінційна Настоятелько,

Високопреподобний Отче Сергіє Баран Іванків, ЧСВВ – Ігумене іваївської обителі,

Reverendíssimos freis franciscanos Pe. Margon Milleo e Ir. Daniel,

Дорога Сестро Еліане, дорогі батьки, дідо, родино,

Преподобні Сестри,

Слава Ісусу Христу!

Entramos num ano mariano muito especial, celebrando o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida por três pescadores no Rio Paraíba. Temos o nosso santuário mariano em Antonio Olindo, criado no dia 20 de novembro – Santuário Nossa Senhora dos Corais. Temos ainda a nova Eparquia consagrada à Imaculada Conceição. Estamos iniciando as celebrações dos 125 anos de fundação da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada; uma congregação devotada à Maria Santíssima da Imaculada Conceição.

Estes eventos nos impelem a refletirmos de uma forma mais profunda sobre o papel de Maria no mistério de Cristo e da Igreja. Portanto, precisamos formular uma Mariologia que nos leve a uma espiritualidade e a uma ação pastoral adequada que possibilite uma renovação na própria congregação e, consequentemente, também em nossa Igreja Católica Ucraniana. Para conseguir isso, evidentemente, é preciso estudar, pesquisar e escrever; mas também é preciso orar, contemplar, colocar-se diante de Deus, que chegou até nós por um caminho divino-humano, ou seja, chegou até nós por um plano divino de salvação, sendo gerado no seio de uma mulher altamente agraciada, escolhida e divinizada.

Para um início de busca histórica e reflexão, poderiam ser colocadas duas perguntas: 1 – Por que a congregação é consagrada a Maria Santíssima? 2 – Por que é consagrada à Imaculada Conceição? Para responder de uma forma mais completa, teríamos que conhecer antes o contexto eclesial e religioso-monástico e a devoção mariana da época.

De forma bem geral, lembremos que no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Sabemos que o povo ucraniano sempre foi muito devoto de Nossa Senhora. Em 1882, iniciava-se a chamada “Dobromylska Reforma”, que reformou a tradição monástica basiliana e a adaptou conforme as necessidades dos tempos atuais. Dez anos mais tarde, em 1892, nasceu uma nova ideia: vivência dos conselhos evangélicos a serviço do ser humano, que a história registrou sob o nome Згромадження Сестер Служебниць Пресвятої Непорочної Діви Марії. Foi um projeto que se tornou um componente essencial, inseparável do indivíduo ucraniano em todos os lugares onde vivem os ucranianos. Da perspectiva histórica, essa ideia foi e é de procedência divina e sua concretização é uma manifestação da alma cristã ucraniana. Foi uma semente lançada por “semeadores divinos” e desta semeadura nasceram verdadeiras “filhas de Deus”, como o povo batizou as primeiras religiosas da congregação.

Respondendo às nossas perguntas acima colocadas por meio das palavras do historiador Pe. Atanasio G. Welykyj, OSBM, lemos que, adotando a denominação Згромадження Сестер Служебниць Пресвятої Непорочної Діви Марії, as “filhas de Deus” “elevaram bem no alto a bandeira da Imaculada e, assim, elevaram ao alto, na Igreja de Deus, as grandes virtudes da mulher cristã ucraniana, nisso seguindo as grandes tradições do povo ucraniano no campo popular, religioso e cristão” (Нарис історії Згромадження СС. Служебниць П.Н.Д.М., ст. 3-4). Colocando essa ideia na formação da nova congregação, criou-se um processo de criação da nova pessoa-mulher ucraniana, que os fiéis chamaram de “filhas de Deus” e a Igreja as denominou “Servas de Maria”.

Se a Imaculada Conceição inspirou a criação da congregação, congregação vossa e congregação nossa – da nossa Igreja, ela deverá inspirar hoje em dia uma animação geral para todos nós. As palavras do Beato João Paulo II, um grande devoto de Nossa Senhora que a ela consagrou se pontificado, nos ajudam a buscar uma renovação moral e espiritual, contemplando a Imaculada: “O mundo atual, em que se manifestam com frequência cada vez maior os sinais de dissolução da ordem moral, põe em evidência a crescente necessidade de uma humanidade autêntica, que leve à verdadeira santidade. Estes são os valores fundamentais que resplandecem de modo eminente na Imaculada Conceição de Maria. (…) O dogma da Imaculada, testemunhado na história da Igreja por uma longa tradição e definido com um solene ato do Magistério por parte do meu predecessor, o Papa Pio IX, a 8 de dezembro de 1854, propõe novamente ao homem do nosso tempo o ideal de humanidade previsto no desígnio de Deus. Por isso é necessário que este dogma seja sempre e ulteriormente aprofundado nos seus aspectos bíblicos, espirituais e cultuais, a fim de poder ser, depois, anunciado ao homem contemporâneo mediante iniciativas pastorais apropriadas” (Discurso (25 de março de 1994), 2,3; ORP (9 de abril de 1994), 4.).

Que a Imaculada Conceição seja sempre uma referência em nossas vidas de consagrados! Слава Богу! Честь Марії! Нам мир!

Dom Volodemer Koubetch, OSBM

Arcebispo Metropolita