Padre Cristiano: Primeiro Sacerdote de General Carneiro

Aconteceu no domingo, dia 17 de maio, uma grandiosa festa na comunidade católica ucraniana de General Carneiro. A festa foi promovida por ocasião da Ordenação Presbiteral do primeiro padre proveniente da comunidade ucraniana e também do município de General Carneiro, o Diácono Cristiano Lobas Silva, OSBM.

Pe. Cristiano Lobas da Silva nasceu em General Carneiro no dia 29 de maio de 1986, filho de José Lorecir Silva e Zenóvia Lobas Silva. Foi batizado pelo Pe. Jaroslav Susla no dia 29 de junho de 1986 na igreja do Divino Espírito Santo, colônia Marco Cinco, município de General Carneiro. Nesta mesma igreja, ele fez a Primeira Comunhão em 1996, em cerimônia celebrada pelo Pe. Luiz Pedro Polomanei. Os irmãos do Pe. Cristiano são: Luciano Silva, Rubia Silva Wollingun e Willian Otávio Silva.

Desde pequeno, Cristiano sempre demonstrou um grande interesse pela vida religiosa, manifestando-a em atitudes concretas seja na igreja ou vivendo uma vida devota no seio da família. Este amor pelas coisas divinas confirmou-se em 1998 durante as Santas Missões que aconteceram em sua colônia. As Missões foram dirigidas pelos Padres Dionísio Bobalo, OSBM e Mário Zavirsky, OSBM. O jovem Cristiano sentiu o chamado ao sacerdócio e decidiu um dia ser um membro da Ordem de São Basílio Magno (OSBM) do Rito Bizantino Ucraniano. Com uma ajuda do Pe. José Hrynievicz em 2002, ele ingressou no Seminário Menor São Josafat em Mallet e aqui terminou o Ensino Médio.

Em 2004, Cristiano foi para o Seminário Maior São Josafat no Bairro Água Verde, Curitiba, e iniciou os estudos de Filosofia no Studium OSBM, atualmente: FASBAM, no Bairro Seminário. Durante os estudos filosóficos, teve a oportunidade de conhecer e estudar mais de perto sobre a Ordem de São Basílio Magno e sobre a sua estrutura de vida. Depois de muito refletir, decidiu ingressar no Noviciado dos Padres Basilianos em Ivaí. Em fevereiro de 2005, começou os primeiros passos dentro da Ordem Basiliana e em 30 de janeiro de 2006 iniciou o noviciado sob a direção do então Mestre de Noviços Pe. Antonio Roik Sobrinho, OSBM. Em 30 de janeiro de 2007, fez os seus Primeiros Votos Religiosos. Neste mesmo mês, foi para Curitiba onde, em 2008, terminou seus estudos filosóficos no Studium OSBM (FASBAM).

Em 2009, os superiores propuseram-lhe continuar os estudos em Roma. Aceitando, ele foi para Roma e de 2009 até 2012 estudou Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense. Foi ordenado Diácono no dia 29 de setembro de 2013 na igreja do Bairro Alto em Curitiba.

Em relação à origem e realização de sua vocação, Pe. Cristiano afirmou que foi sua família que criou uma atmosfera e um ambiente muito favorável para isso: “primeiramente eu tenho que dizer que a base, eu creio, da minha vocação seria a estrutura familiar, que me levou à descoberta e ao amadurecimento dessa vocação à vida religiosa e ao sacerdócio. Minha família sempre foi muito religiosa, muito participativa na igreja”. Motivado pelo carisma do Papa Francisco, Pe. Cristiano pretende ser um “bom pastor, aquele que busca as ovelhas perdidas”. No mesmo sentido, citou as palavras do nosso Arcebispo Maior Dom Sviatoslav: “procurai as ovelhas e trazei-lhes Deus”.

Na expectativa da ordenação de seu filho, a mãe Zenóvia descreveu ao Arcebispo Metropolita a história familiar de sua vocação. A Sra. Zenóvia revelou que ela, sendo professora e catequista, sempre pensava e orava por algo importante para o nascituro, vendo o mundo de hoje e a vida eclesial e cristã: “é o terceiro filho, é mais um compromisso, mais uma responsabilidade, mais uma vida que chega. Sempre, durante toda a gravidez, fui pensando que tem várias profissões, mas eu gostaria que este filho que viesse, que viesse assim para uma grande causa para o mundo para, não pensei assim em ter um menino a ser padre, mas que viesse para poder salvar almas. Como eu era catequista e via o mundo já com bastante problema, muito pecado, então eu pensei assim que seja uma criança, uma pessoa que venha neste mundo para salvar almas”. Ela percebia algo diferente no pequeno Cristiano. O fato de ele chegar ao sacerdócio “é um momento forte para nós”, disse Zenóvia, e concluiu: “Deus olhou, não deixou por esquecido e deu este presente para nós… e esperamos que Deus o abençoe e que ele continue por toda a sua vida com o mesmo entusiasmo que ele tem hoje”. Por sua vez, seu pai José “assinou embaixo” no que disse a mãe, porque Cristiano “pendeu para o lado bom e vai ser um novo padre, o primeiro padre de General Carneiro”.

Desde o inicio de março de 2013, o Diácono Cristiano permaneceu no Mosteiro Assunção de Nossa Senhora em Ivaí, onde ajudou nos serviços domésticos, ensinou cantos litúrgicos e ‘Tepyk’ (regras litúrgicas) aos noviços. Ainda ajudou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no trabalho com os jovens e no coral paroquial. Em janeiro de 2014 foi transferido para Prudentópolis, trabalhando como professor de Ensino Religioso no Colégio São José, coordenador da Congregação Mariana, auxiliar do coral da Paróquia São Josafat, ensaiando canções populares ucranianas, e ainda ensinando cantos litúrgicos na nova Catedral e sendo coordenador da Pastoral da Juventude da nova Eparquia.

O novo Conselho Administrativo Paroquial da Igreja São Miguel Arcanjo, composto pelo Presidente-executivo Josemar Grontowski Ribeiro, 1º Vice-presidente Edson Fagundes, 2º Vice-presidente Waldomiro Sloboda e demais pessoas com cargos administrativos se prepararam com muito esmero para o primeiro evento promovido em sua gestão. O tempo colaborou: o sol se firmou no céu e a temperatura estava amena e agradável. Muita gente compareceu para prestigiar o evento que foi muito solene, contando com a presença do Prefeito Municipal Sr. Joel Martins Ferreira e seus principais colaboradores.

A celebração iniciou às 09:30, com a recepção do Diácono Cristiano Lobas Silva com uma canção e entrega de flores e do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM com o pão e sal. Em seguida, presidida pelo Metropolita, com a concelebração dos sacerdotes presentes, a maior parte basilianos, também com a presença significativa de padres latinos, foi celebrada a Divina Liturgia durante a qual, após a procissão com os Santos Dons, o Diácono Cristiano recebeu, pela imposição das mãos do Metropolita, o Sacramento da Ordem. A celebração foi cantada pelo Quinteto São Basílio de Curitiba e pelo Coral São Josafat da Paróquia de Prudentópolis, dirigido pela maestrina Ir. Celina Sloboda, SMI. Em sua homilia, Dom Volodemer lembrou os Santos Padres do Primeiro Concílio Ecumênico em Nicéia, ocorrido em 325, que confirmou dogmaticamente a divindade de Jesus, e fez uma rápida reflexão sobre a “Oração Sacerdotal” de Jesus, o que constitui a base teológica e espiritual do sacerdócio. Conclui fazendo os melhores votos ao Diácono sendo ordenado Sacerdote: “Desejamos e oramos para que a união e o amor de Deus Pai, que se revelou e atuou em seu Filho Jesus Cristo e se concretizou exemplarmente no círculo do Messias e seus Apóstolos se encarne e produza muitos frutos do Evangelho e do Reino na pessoa e na vida do neossacerdote Cristiano”.

Ao final da Divina Liturgia, o Arcebispo Metropolita cumprimentou o neossacerdote Cristiano, lembrando algumas palavras de sua mãe Zenóvia, que o olhou mais profundamente, sentiu mais intensamente, plasmou seu corpo e seu espírito, “guardou tudo em seu coração” e lhe desejou a perpetuidade do entusiasmo, “assinando embaixo” no que ela disse. Tomando a palavra, o Pe. Paulo Markiv, OSBM enfatizou o comprometimento do religioso basiliano como alguém desprendido e sacrificado e sacerdote que se torna o bom pastor em sua missão pastoral. Ainda foi lida a mensagem do Pe. Sílvio Litvinchuk, OSBM – Pároco da Paróquia ucraniana em Fátima, Portugal.

Mais ou menos às 13 horas, todos os presentes à solenidade puderam se deliciar com um saboroso almoço com completo serviço de bar e cozinha. A partir das 14 horas, alguns grupos musicais cantaram canções populares ucranianas e também houve uma bela apresentação do grupo folclórico ucraniano Spomen da cidade de Mallet, não faltando a “Dança do Korovai” dirigida pelo pessoal de Prudentópolis. Com muita alegria, os convidados e amigos aproximavam-se do neossacerdote para cumprimentá-lo e presenteá-lo. A diversão prosseguiu com ótima música ao vivo.

Mnohaia Lita – Parabéns, Padre Cristiano!

FOTOS: João Marcos Hunhevicz e Marcos Aurélio Iasinski

Paróquia São Basílio Magno – União da Vitória – Porto União

[email protected] / 42 3522-025442 / 9975-0250 OI

skype: jmfotos