Natal jubilar das Irmãs de São José

FOTOS – Irmãs de São José
1. Procissão de entrada: símbolos da Congregação
2. Procissão de entrada: Ir. Querleia Veres – Superiora Provincial, Ir. Julia Balcota – Jubilanda, Ir. Elisaveta Bihun – Superiora Geral
3. Arcebispo Metropolita profere a homilia
4. Ir. Marina Litvin, Ir. Clara Tarachuk, Ir. Simone Prestupa
5. Rito da profissão dos primeiros votos
6. Ir. Marina recebe o crucifixo
7. Ir. Simone professa os votos temporários
8. Ir. Clara professa os votos temporários
9. Ir. Querleia Veres – Superiora Provincial homenageia a Jubilanda Ir. Julia Balcota
10. Canção a São José
11. Ir. Julia agradece
12. Ir. Elisaveta Bihun – Superiora Geral faz seu pronunciamento
13. Foto geral
14. Oração
15. Homenagens

As Irmãs ucranianas de São José festejaram as festas natalinas em tons jubilares, quando uma de suas coirmãs – Ir. Julia Balcota, com a Divina Liturgia iniciada às 10 horas, dia 26 de dezembro, em Linha Vitória, Cruz Machado, celebrou seu Jubileu de Prata de vida consagrada. Na ocasião, uma noviça professou os primeiros votos e duas jovens professaram os votos temporários.

Na igreja local, consagrada a São Miguel, Ir. Anatólia Marinhak fez uma introdução à Divina Liturgia e lembrou alguns dados biográficos da Irmã Jubilanda: “Muitos são os motivos que nos unem a celebrar neste dia. O Pai Providente e Misericordioso, única fonte do amor e da liberdade, na graça do Espírito, chamou para segui-lo e concedeu a graça de consagração à nossa Irmã Julia Balcota, que deu seu SIM generoso a Deus que se renova nestes 25 anos de Vida Consagrada. Vinte e cinco anos de consagração significam, dentre outros, uma vida de doação, de oração, de conquistas, de superação dos limites, de disponibilidade, de perseverança, de trabalho interior, de muita disposição na caminhada, em busca de atingir a meta desejada, que é viver segundo o Evangelho para um dia gozar da companhia divina. Ir. Julia Balcota nasceu em Irati no ano de 1968. Em 1990, entrou para a Congregação de São José e no mesmo ano recebeu o hábito, tornando-se irmã de São José. No ano de 2001 professou seus votos perpétuos para o serviço do Reino de Deus”.

Em seguida, entoando uma canção a São José, patrono da Congregação, se fez a procissão com alguns símbolos: ícone de São José, imagem do fundador Pe. Cirilo Celeski e foto da fundadora das Irmãs no Brasil – Ir. Josefa; logo em seguida entraram as Irmãs Elisaveta Bihun – Superiora Geral da Congregação e Ir. Querleia Veres – Superiora Provincial conduzindo a Jubilanda Ir. Julia.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM e concelebrada pelo Pároco de Rio das Antas Pe. Luiz Pedro Polomanei, pelo Pe. Valdomiro Pastuch, OSBM – Vigário Paroquial da Paróquia São Josafat de Prudentópolis e pelo Pe. Sandro Dobkowski – Reitor do Seminário Menor de Mallet. A celebração contou com o serviço litúrgico dos acólitos vindos de Mallet e Dorizon: Seminarista Juliano Rumoviski, Jairo Kuczynski e Tiago Henrique Oszust e Eduardo Barbosa Araújo. Em sua homilia, o Metropolita falou sobre o Natal como uma festa da misericórdia e sobre a resposta concreta que os cristãos em geral e de modo especial a Igreja católica devem dar ao amor divino no Ano da Misericórdia.

Antes da comunhão, a noviça Ir. Marina Litvin fez os primeiros votos e as Irmãs Simone Prestupa e Clara Tarachuk renovaram os votos temporários. Todas as religiosas presentes renovaram seus votos perpétuos.

Após a celebração litúrgica, com palavras de louvor da Superiora Provincial Querleia, uma linda canção a São José e distribuição de rosas, as religiosas presentes prestaram uma homenagem à Irmã Jubilanda Julia, que agradeceu emocionada. A Superiora Geral Elisaveta tomou a palavra para agradecer pela solenidade e animar suas súditas no caminho da santidade a exemplo de São José, sempre zeloso e fiel ao menino Jesus.

No salão de eventos, com o auxílio da comunidade local, a Congregação das Irmãs de São José preparou aos convidados um alegre e saboroso almoço de confraternização. Os parentes prestaram a sua homenagem à Ir. Julia Balcota e a comunidade São Miguel lhe entregou uma placa de agradecimento e reconhecimento.