Metropolia ganha mais um Padre

A Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória, domingo, dia 16 de agosto, foi palco de um belíssimo evento: a ordenação presbiteral do Diácono Neomir Doopiat Gasperin. Sob o comando dos Padres e ajuda das Irmãs Servas, o evento foi muito bem preparado pela comunidade local. E o dia colaborou, com o céu ensolarado, ainda que a estiagem e o calor anormal já estão preocupando a muitos.

Pontualmente, às 9 horas, da casa paroquial saiu a procissão, formada pelos celebrantes, diáconos, acólitos, seminaristas e religiosas, entoando o canto a Nossa Senhora “Pid tvij pokrov”, seguindo até o hall de entrada da igreja, onde houve a acolhida ao Arcebispo Metropolita. As crianças da catequese da Igreja Matriz recepcionaram o Arcebispo com a canção “Mnohalia lita vam bajaiemo”, sob o acompanhamento por teclado do músico Samir Adriano Dobkowski. Emanuelle Vodiani, filha de Waldomiro Vodiani e de Cláudia Walck Vodiani fez uma saudação em ucraniano. A entrega de um buquê de flores foi feita por Gislene Maiara Gulicz, filha de Miguel Gulicz e de Marlene Nicolak Gulicz. Com o pão e sal, em nome de toda a comunidade paroquial, o Sr. João Sliwinski Primo, Presidente-Executivo do Conselho Administrativo Paroquial, e sua esposa Sra. Hermínia Sliwinski, cumprimentaram o Metropolita. O Pároco Josafá Firman pediu para que o Prelado adentrasse a igreja, agora com nova pintura, abençoasse a todos e procedesse o rito de ordenação do Diácono Neomir.

Quando todos se acomodaram no interior da igreja, foi feita a introdução e a leitura da biografia do Diácono pelo Coronel Miguel Chokailo Neto. Neomir é filho de Nerí Gasperin e de Maria Edite Doopiat; suas irmãs são Marines, Franciele e Silmara, falecida há 5 meses. É neto de Waldomiro Gasperin e de Eugênia Preveda e de Paulo Doopiat e Miquelina Vodiane. Estudou o ensino primário na escola do Legru e o ensino fundamental e médio no Colégio Germano Wagenfuir em Porto União. Seu chamado vocacional vem desde criança. Assim, dando a sua resposta ao Senhor, ingressou no Seminário Maior São Josafat, em Curitiba, no ano de 2008. Ali, através da convivência comunitária com os demais seminaristas, vida de oração, estudo e trabalho pastoral caminhou no seu discernimento vocacional, optando pelo sacerdócio. Realizou os estudos de Filosofia no Seminário Maior dos Padres Basilianos e a Teologia no Studium Theologicum dos Padres Claretianos, ambos em Curitiba. Após a finalização dos estudos teológicos em 2014, Neomir foi transferido para o Seminário Menor em Mallet, onde trabalhou na preparação do Seminário para comportar eventos formativos e lecionou a disciplina de “História da catequese e dos catecismos” e “Língua ucraniana” no primeiro curso de formação para catequistas, realizado no início de julho deste ano em Mallet. Das mãos do Arcebispo Metropolita ele recebeu as ordens menores no dia 05 de junho na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Mallet e sua ordenação diaconal no dia 21 de junho na Comunidade do Legru, Porto União.

“Sabes quem é o sacerdote? É o mensageiro do Senhor. Por acaso ele fala em causa própria? Não, porque Deus o consagrou e o edificou para este serviço. Recebei-o e respeitai-o, pois ele é um homem de Deus”. “Estas palavras, proferidas por São João Crisóstomo no início do cristianismo, sublinham muito bem o momento que vivemos: acolhemos um jovem que diz ‘sim’ ao chamado de Deus”, assim o Sr. Miguel Chokailo resumiu o sentimento da assembleia no Ano da Vida Consagrada, no mês vocacional e no dia do religioso, celebrado hoje. “Que este encontro de orações seja para nós um caminho de uma esperança maior na vida cristã, através da presença de mais um sacerdote em nossa Metropolia Católica Ucraniana”, concluiu Miguel.

Feita a leitura da biografia, prosseguiu a Divina Liturgia, com os serviços litúrgicos dos Diáconos Neomir e João Basniak e do mestre de cerimônia Pe. Basilio Koubetch, OSBM, além dos seminaristas acólitos de Curitiba. O coral da Catedral abrilhantou a celebração, sob a direção do maestro Sr. Leonardo Davibida. Em sua homilia, Dom Volodemer disse que se sente muito feliz ao ordenar mais um sacerdote jovem, como aquele que, ao contrário do jovem rico narrado pelo Evangelho de Mateus, aceitou o convite do Mestre.

Após a procissão dos dons, sob os olhares atentos e emocionados dos pais e parentes do ordenando e de toda a assembleia, com as explicações do Seminarista Juliano Rumoviski, realizou-se o rito propriamente dito da ordenação sacerdotal. O Pe. Edison Luis Boiko, Vigário Geral, cumpriu a função de Arquidiácono.

Durante a distribuição da Eucaristia, o Grupo de Bandurristas Fialka da Catedral, cantou algumas canções religiosas.

No final da celebração, antes da bênção final, fizeram pronunciamentos de agradecimento o Arcebispo Metropolita, o Vigário Geral e o Pároco. Foi destacada a importância da família na questão vocacional. O Arcebispo agradeceu aos Pais do Pe. Neomir pelo “presentão” oferecido à Metropolia. O Pe. Edson lembrou que a Paróquia já ofereceu à Igreja várias vocações sacerdotais e religiosas.

O evento foi transmitido pela Rádio Rozmova (site áudio), Rádio AM Educadora (mais site áudio e vídeo) e C10W (vídeo).

23 padres, entre seculares e basilianos, incluindo um latino, muitas religiosas, membros do Instituto Secular, participaram da celebração que durou exatamente três horas. Foram registradas presenças de várias localidades: além do comparecimento numeroso dos paroquianos da Catedral São João Batista de Curitiba – um ônibus do coral, um ônibus das crianças da bandurra e um ônibus do povo em geral, a festividade contou com a presença de fiéis do Pinheirinho, Curitiba, Craveiro, São José dos Pinhais, Pinhais, Mallet, Rio Azul, Dorizon, Ivaí, Cantagalo, Roncador e outras.

O almoço para os padres, irmãs, catequistas do Instituto, cantores, seminaristas, convidados especiais e parentes do Neossacerdote, preparado pela comunidade paroquial, foi servido no mezanino do Centro de Eventos São Basílio Magno. Neste mesmo centro, todos os demais paroquianos e visitantes puderam almoçar e à tarde deu-se continuidade à festa popular, sob a animação musical do Samuca e a Piazada de Prudentópolis.

Deus seja louvado pela graça do belíssimo evento de hoje!

FOTOS: Photo Art – a sua loja de fotos – Rogério Bobrowicz

Rua Prudente de Morais, 269 – 89400-000 PORTO UNIÃO – SC

42 3522-1221 / 42 9103-5825 – [email protected]