Mallet recebeu a visita oficial do Arcebispo Metropolita

Entre os dias 24 de abril a 04 de maio de 2015, o Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM realizou a Visita Canônica na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet. É uma Paróquia antiga, histórica e experiente, situada numa cidade e município que tende a se desenvolver.

Dia 30 de abril à noite, com início às 19 horas, a comunidade preparou uma calorosa recepção ao Metropolita. Dom Volodemer, o Pároco Irineu, o Vigário Paroquial Daniel e o Diácono João paramentaram-se na casa paroquial e daí seguiram em procissão formada pelos membros do Grupo Folclórico Spomen, membros do Apostolado da Oração com seu estandarte e jovens levando as bandeiras até a escadaria de entrada para a igreja Sagrado Coração de Jesus. Aqui, as crianças da catequese e adolescentes do MEJ cumprimentaram Dom Volodemer na forma de uma canção ucraniana. A menina Sandra Klak lhe entregou um buquê de flores. Subindo a escadaria e posicionando-se na entrada da igreja, o Metropolita foi saudado com pão e sal pelo Sr. Orestes Bileski, que lhe dirigiu palavras acolhedoras em ucraniano e pelo Sr. Severo Glushka – Presidente-executivo e sua esposa Inez Lachoski Gluhska. Tomando a palavra, também em ucraniano, o Pároco Irineu saudou o Metropolita pedindo a bênção para toda a sua Paróquia. Em seguida, foi celebrada a Divina Liturgia com homilia introdutória do Arcebispo Metropolita fazendo a abertura oficial da Visita Canônica.

Segundo o Pároco Irineu Vaselkoski, “hoje, podemos dizer com toda certeza que ‘Mallet’ ou como alguns dizem ‘tam na malhéti’, já não é mais ‘malhé’, pois se constata uma realidade muito melhor, em todos os sentidos. A Paróquia Sagrado coração de Jesus, tanto na Matriz, como nas comunidades, podem orgulhar-se do seu passado histórico, pois da luta dos seus antepassados, bisavôs, avós, hoje podem gozar de uma realidade muito mais cômoda”. “Esperamos que com a realização da Visita Canônica em todas as comunidades da nossa paróquia, todos possam sentir-se mais próximos ainda do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch. Possamos juntos, os sacerdotes, as irmãs as comissões das igrejas, famílias, jovens, crianças transformar a nossa paróquia numa paróquia realmente viva, para que possamos sempre encontrar-nos com o Cristo Vivo, presente no meio de nós”, concluiu o Pároco.

A vida eclesial da comunidade está bem estruturada e é dinâmica. São carinhosamente praticados os cultos e devoções tradicionais ucranianas. O Pároco conta com a ajuda do Vigário Paroquial Pe. Daniel Horodeski e do Diácono João Basniak. A presença de duas comunidades religiosas, Irmãs Servas de Maria Imaculada e Irmãs de Sant’Ana, constitui um apoio pastoral altamente significativo. O Conselho Administrativo Paroquial atual, eleito em março de 2014, tem como Presidente-executivo o Sr. Severo Glushka e busca as melhores soluções para a Paróquia e sua comunidade. Os movimentos do Apostolado da Oração e do MEJ estão bastante fortes. Dom Volodemer teve contato direto com ambos. Atualmente, a Reunetelhka é a Sra. Teresa Polomanei Prsybyszeuski. Existem ainda o Movimentos das Capelinhas e o do Rosário Permanente. Periodicamente, realizam-se as Santas Missões, pregadas pelos Padres Basilianos. Uma vez por ano é realizado o encontro vocacional com meninos da região. A catequese na Paróquia é administrada pelas Irmãs Servas Tereza Lubyi e Mena Semchechen, tendo o auxílio das catequistas leigas: Margarete Surmacz, Laressa Zagurski Carvalho de Lima, Amanda Surmacz e Jaqueline Muran e de uma Equipe de Apoio à Catequese liderada pelo Sr. Wilson Surmacz.

A ação social também acontece: as comunidades fazem doações de alimentos perecíveis e imperecíveis, que são entregues às Casas de Repouso para Idosos, instituições necessitadas e seminários. Periodicamente, realizam-se festas e promoções apropriadas, tendo por finalidade a manutenção da Paróquia e de suas obras.

A cultura ucraniana é valorizada em Mallet: artesanato, pêssanka, tradições religiosas e populares. É publicado regularmente o Boletim Paroquial “Spilka” (Aliança), que é um veículo de comunicação entre os administradores paroquiais e os paroquianos, facilitando administração e os trabalhos pastorais em geral. No âmbito da Paróquia, sob a competente direção da Sra. Lucia Parastchuk Oszust, atua o Grupo Folclórico adulto e Infanto-juvenil Spomen (Lembrança). Ao longo dos 20 anos de existência, o grupo tem sido destaque em apresentações em diversas cidades dos estados brasileiros do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há alguns anos, o grupo organiza a Festa Ivan Kupalo.

Além dos encontros e reuniões com os grupos paroquiais organizados, Dom Volodemer visitou as famílias Surmacz, Oszust e Kozlisnki. Também visitou duas autoridades civis principais, o que aconteceu no dia 29 de abril. De manhã, visitou o Prefeito Municipal Sr. Rogério da Silva Almeida de quem recebeu uma sesta de produtos alimentícios artesanais produzidos no município. O Prefeito comentou especialmente a realização da Festa do Kiwi – KiwiFest, que foi realizada no final de semana. “É uma grande alegria poder receber Dom Volodemer em nosso município, pois a cultura ucraniana e a religiosidade dos descendentes são características muito especiais de Mallet”, disse o Prefeito. Acompanhando o Metropolita, o Pe. Irineu o conduziu ao Fórum para apresentá-lo ao Juiz de Direito Dr. Ítalo Bazzo. Dr. Ítalo comentou sobre o problema do alcoolismo na região que é a maior causa da criminalidade e que diminui durante a quaresma.

Domingo, dia 03 de maio, com início às 10 horas, o Arcebispo Metropolita presidiu a Divina Liturgia de encerramento de sua Visita Canônica, que foi concelebrada pelo Pároco Irineu, com o serviço litúrgico do Diácono João. Em sua homilia, o pregador enfatizou a necessidade de conversão pastoral, voltada principalmente ao trabalho da catequese de adultos, que são os que dela necessitam muito mais do que as crianças, assim como a perseverança deve ser trabalhada antes de tudo com os adultos.

Após a Divina Liturgia, as lideranças paroquiais prestaram agradecimento ao Metropolita pela Visita Canônica e lhe entregaram vários presentes. Foi celebrada ainda uma breve Novena a Nossa Senhora com exposição do Santíssimo e Suplikatsia. Às 12:30, no salão paroquial, foi servido um almoço de confraternização e em seguida o Grupo Folclórico Spomen prestou uma homenagem ao Arcebispo Metropolita apresentando algumas danças folclóricas.

À tarde, acompanhado pelo Diácono João e pelo Sr. Lourenço Muran, Dom Volodemer foi conhecer a KiwiFest no centro de eventos de Mallet. Convidado pelo Prefeito, o Metropolita subiu ao palco e proferiu algumas palavras ao grande público. Logo, o Grupo Folclórico Spomen fez sua apresentação.

O Arcebispo Metropolita hospedou-se no Seminário Menor São Josafat, que está sendo readequado para funcionar também como um Centro Metropolitano de Pastoral, com espaço e estrutura para cursos, encontros e retiros. Assim, como o próprio Dom Volodemer diz: “Mallet (“malé” em ucraniano significa pequeno) que já era grande será ainda maior”. Sagrado Coração de Jesus abençoe a Paróquia de Mallet!

Fotos: Wilson Surmacz e Metropolia

  1. Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus
  2. Casa de Repouso São Francisco das Irmãs Catequistas de Sant’Ana
  3. Visita às Irmãs de Sant’Ana
  4. Palestra aos pais dos catequizandos
  5. Casa de Formação Imaculada Virgem Maria
  6. Visita às Irmãs Servas de Maria Imaculada e jovens Aspirantes
  7. Prefeitura Municipal de Mallet
  8. Visita ao Prefeito Municipal Sr. Rogério da Silva Almeida
  9. Fórum
  10. Visita ao Juiz Ítalo Bazzo
  11. Visita à Família Surmacz – festa de aniversário
  12. Visita à Família Oszust
  13. Visita a Família Kozlinski – festa de casamento
  14. Recepção oficial do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM
  15. Recepção das crianças da catequese e do MEJ
  16. Sandra Klak entrega um buquê de flores ao Arcebispo Metropolita
  17. Arcebispo Metropolita é saudado pelo Sr. Orestes Bileski e com o pão e sal pela Sra. Inez Lachoski Gluhska e seu esposo Sr. Severo Glushka – Presidente-executivo
  18. Pároco Pe. Irineu Vaselkoski saúda o Arcebispo Metropolita
  19. Reunião com o Conselho Administrativo Paroquial
  20. Encontro com o Movimento do Apostolado da Oração
  21. Encontro com as crianças da catequese
  22. Encontro com as Catequistas
  23. Encontro com os adolescentes do MEJ
  24. Encontro com os jovens
  25. Homilia de encerramento da Visita Canônica
  26. Agradecimentos da comunidade paroquial
  27. “Maivka” – bênção com o Santíssimo
  28. Lideranças
  29. Confraternização
  30. Confraternização
  31. Apresentação do Grupo Folclórico Spomen
  32. Grupo Folclórico Spomen
  33. Grupo Folclórico Spomen – adulto
  34. Seminário Menor São Josafat – Centro Metropolitano de Pastoral
  35. Casa paroquial
  36. Secretaria
  37. Verificação do arquivo e dos livros paroquiais

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE MALLET

Apresentam-se nesta matéria os principais elementos que fazem a história da Paróquia católica ucraniana de Mallet. Existem muitas fontes de pesquisa e já foram elaborados bons textos, mas ainda é necessário fazer um trabalho documental mais completo e de cunho histórico-científico.

Criação da Paróquia

No ano de 1908, em 17 de dezembro, foi criado o Distrito Judiciário de São Pedro de Mallet, da Comarca de São Mateus. A colônia atingiu certo grau de desenvolvimento e em 15 de abril de 1912, pela lei nº 1189, foi criado o Município de São Pedro de Mallet, instalado oficialmente no dia 21 de setembro do mesmo ano, na residência do cidadão Adão Sobocinski, com a posse do primeiro prefeito, o Sr. José Pompeo.

Com a implantação da Rede Ferroviária entre São Paulo a Rio Grande do Sul e com a construção da Estação Ferroviária de Marechal Mallet, começaram a se aglomerar moradores, torneiros, casas de comércio e assim surgiu um pequeno vilarejo.

O Pe. Cyrillo estava se organizando para constituir e fundar uma paróquia. Isso porque os trens já estavam circulando e havia sido instalada a Estação Ferroviária de Marechal Mallet, nome dado em homenagem a um dos engenheiros da ferrovia. O padre queria organizar a comunidade religiosa num ponto de fácil acesso e que, em tese, deveria se desenvolver.

O padre já havia se fixado próximo à Vila São Pedro de Mallet. Com a ajuda de alguns colaboradores, levantou uma minúscula e simples igrejinha de madeira e, a partir dela, foi criado o primeiro Curato (Paróquia) na América Latina, exclusiva para os ucranianos, de acordo com os rituais eslavos, no final de 1906.

O Pe. Cyrillo era o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, criada em 1906, e tinha plenos poderes sobre decisões relacionadas aos ucranianos, referendado pelo bispado de Curitiba.

Em 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, a comunidade ucraína teve sua primeira visita oficial do arcebispo de Lviv André Szeptytsky, Arcebispo Maior ou chefe da Igreja Católica-Ucraína e enviado pelo Papa. Ele esteve no Brasil para visitar os núcleos de ucranianos. Passou por São Pedro de Mallet, nesse mesmo ano, e visitou os núcleos de imigrantes.

Em 1931, o Pe. Emiliano Ananevich iniciou a construção da atual Igreja Matriz dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Nesse período, já estava na Paróquia Sagrado Coração de Jesus o Pe. Clemente Preima que assume como pároco a partir de 1941.

A partir do “Estado Novo” houve a proibição do uso da língua estrangeira, com isso foram fechados os clubes literários e escolas de língua estrangeira e a continuidade do ensino da língua ficou a cargo da família. Os livros das bibliotecas existentes foram distribuídos entre os seus sócios, para que se mantivessem bem protegidos contra possível confisco. A partir de 1946, novamente os padres e religiosos puderam orientar os colonos com a língua europeia, no sentido de preservar a língua e cultura ucraniana. Alguns imigrantes como Sr. Bronislau Wronski (1935); e a partir de 1950 Szeremeta, Choma, Lopacinski, Bilek, Matioski, Zanko, já participavam da administração do município de Mallet.

Mais tarde, por volta de 1950 a 1952, a igreja matriz foi ampliada em 1967 sob a administração dos Padres Clemente e Severo Preima. A igreja foi inaugurada em 1952. Foi pintada e decorada pelo pintor Antônio Petryk.

A estatística de 2003 mostra a cifra de 1013 famílias e um total de 4.116 indivíduos. Em 2002, houve 125 batizados, 52 crismas, 86 primeiras comunhões 46 comunhões e 115 confissões, 331 comunhões e 18 unções dos enfermos.

Padres que ocuparam o cargo de Pároco

Revmo. Pe. Nicon Rozdolski, Revmo. Pe. Pedro Protzkiy, Revmo. Pe. Emiliano Ananevich, Revmo. Monsenhor Pe. Clemente Preima, Revmo. Pe. Severo Preima, Revmo. Pe. Josafat Gaudeda, Revmo. Pe. Edson Luiz Boiko, Revmo. Pe. Daniel Kozlinski, Revmo. Pe. Sergio Krasnhak, Revmo. Pe. Bogdan Fleituch, Revmo. Pe. José Hadada, Revmo. Pe. Jorge Chainiuk, Revmo. Pe. Mario Lazoski, Revmo. Pe. Daniel Kozlinski, Revmo. Pe. Joaquim Sedorovich, Revmo. Pe. Luiz Pedro Polomanei, Revmo. Pe. Irineu Vaselkoski.

Irmãs Servas de Maria Imaculada

Muito importante para a história da Paróquia foi a presença das religiosas. Em 1925, aqui se fixaram as   Irmãs Servas de Maria Imaculada, a pedido dos sacerdotes e do povo.

Qual a missão das Irmãs? Em primeiro lugar vem a função religiosa: o cuidado com a igreja e com o que é necessário para as celebrações dos cultos. Depois, vem o ensino religioso: não só a catequese para as crianças, mas a organização dos movimentos com os adultos e jovens. Sempre procurou-se transmitir a todos o ensino do canto, melodias indispensáveis para a celebração da Divina Liturgia e demais celebrações litúrgicas.

Junto com as funções religiosas, as Irmãs exercem a função do desenvolvimento cultural do povo: dirigiram a escola local. Em 1956, as Irmãs deram início à Escola de Profissões Domésticas com cursos de corte e costura, arte culinária, bordados e muita arte do artesanato ucraniano e ensino da língua ucraniana para crianças, jovens e adultos

O projeto teve o apoio do Pe. Clemente Preima, então Vigário Geral para os católicos ucranianos, e do Cardeal Arcebispo D. Jaime de Barros Câmara, então o Ordinário para todos os católicos de Rito Oriental no Brasil.

Casa de Repouso São Francisco

Em 1932, o Revmo. Pe. Emiliano Ananevicz fundou a Congregação das Irmãs Catequistas de Sant’Ana. No dia 24 de maio do mesmo ano, três jovens foram espiritualmente preparadas e receberam o hábito. A Congregação foi aprovada por Dom Constantino Bohatchevskei de Filadélfia, EUA, que no ano 1930 fazia a visita apostólica aos ucranianos do Brasil.

Do início até o ano 1948 funcionava a Casa Geral e Noviciado. Após a transferência da Casa Geral e Noviciado para Vera Guarani, as Irmãs trabalhavam na pastoral pelas colônias que pertencem a Paróquia de Mallet. Nesta casa, funcionava o Asilo para Velhos Desamparados, dando assistência material e espiritual.

Quando o asilo foi transferido para Vera Guarani, nessa casa se deu início à Assistência ao Menor Abandonado, onde eram atendidas as crianças tanto ucranianas como as que o Governo do Estado mandava de Curitiba.

A partir de 1993 a atual casa passou a ser a residência para as Irmãs idosas e doentes, com o nome Casa de Repouso São Francisco.

Apostolado da Oração

Dados históricos confirmam que já em 1898 havia um grupo do Apostolado de Oração em Rio Claro, fundado pelo Pe. Nikon Rozdolsky. Escreve-se sobre os frutos abençoados do Apostolado da Oração que, desde quando foi instituído, acabou a falta de fé, a imoralidade e a bebedeira. A capela não fechava, uns saem outros entram. Na véspera da 1ª. Sexta-feira do mês confessam-se até a madrugada. Os membros se confessam e comungam a cada 2 ou 3 meses no máximo.

Seminário Menor São Josafat

O Pe. Protskiy fundou a Fraternidade São Cirilo e Metódio, que teria a função de formar sacerdotes seculares (diocesanos) para o rito bizantino ucraniano católico. Foi por meio desta organização que surgiram os primeiros padres diocesanos ucranianos: Pe. Valdomiro Haneiko, Clemente Preima e Pedro Busko.

Durante a administração do Monsenhor Clemente Preima, no final dos anos 50 e início dos anos 60, foi fundado o Seminário Menor São Josafat, denominado primeiramente Cardeal Tisserant, que visava preparar os meninos para a vida religiosa.

O Seminário São Josafat viveu a mais triste página de sua história: o incêndio ocorrido no 19 de agosto de 1993. Não houve vítimas fatais, mas o fogo destruiu totalmente a construção.

A reconstrução foi planejada pelo eparca D. Efraim Krevey, OSBM com a ajuda do Pe. Sérgio Krasniak e do povo de Mallet e também com ajuda vindo de outras comunidades e instituições internacionais. A formação das novas vocações continuou e está viva até hoje. Mas precisa ser renovada e incentivada por todos.

Vocações frutos do Seminário São Josafat: Pe. Edson Boiko, Pe. Sergio Hrenievicz, Pe. Mario Lazoski, Pe. Sergio Chmil, Pe. Josafat Firman, Josafat Roiko, Diácono João Basniak.

Grupo Foclórico Ucraniano Spomen

Em 1993, os jovens da Paróquia Ucraniana Sagrado Coração de Jesus, com o incentivo do Governo Municipal de Mallet e ajuda da comunidade ucraniana, criaram o Grupo Folclórico Ucraniano Spomen.

O nome do grupo foi uma sugestão dos Padres Sergio Krasniak e Samuel Kozelinski, que na época era o diretor espiritual do grupo de jovens da Paróquia. A palavra ucraniana “Spomen” significa reminiscência, lembrança e foi relacionada ao objetivo do grupo, numa espécie de homenagem às lembranças que os imigrantes trouxeram da terra natal.

Em 1997, atendendo aos pedidos da comunidade, foi criado o grupo infantil de danças, chamado “Sadok”. Inicialmente, o grupo era formado por cerca de 30 crianças, de 3 a 12 anos.

Em 2001, por iniciativa dos diretores do Grupo, o Spomen foi regulamentado e registrado de acordo com as leis brasileiras. Em 2008, através de uma Lei do Município de Mallet, o grupo foi reconhecido como entidade sem fins lucrativos e de relevante interesse para a cultura local.