Mallet em solenidade presbiteral

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mallet e a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista celebraram uma festa muito especial: no mês em que ambas as instituições comemoram seus padroeiros – Sagrado Coração de Jesus (23 de junho) e São João Batista (24 de junho) – no dia 11 de junho, Domingo de Todos os Santos, receberam mais um reforço significativo, ou seja, um novo padre na pessoa de Juliano Cezar Rumoviski.

Diácono Juliano

Filho de Sirlei Lichevicz Rumoviski, Juliano nasceu em 15 de julho do ano de 1991 na cidade de Mallet. No dia 4 de agosto do mesmo ano, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ele recebeu os Sacramentos do Batismo e da Crisma do Pároco Sérgio Krasnhak (in memoriam). No dia 7 de dezembro de 2002, na capela São Sebastião em Mallet, recebeu o Sacramento da Eucaristia, sendo celebrante o Pároco Zdibszlaw Nabialczyk S. C. (Rito latino). Sua Mãe Sirlei é cozinheira do Seminário Menor São Josafat há vários anos.

Juliano recebeu a alfabetização na Escola Municipal Romão Paul. O estudo fundamental realizou na Escola Estadual Nicolau Copérnico e o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Dario Veloso. Após acompanhamento e discernimento vocacional, no ano de 2006, ingressou no Seminário Menor São Josafat na cidade de Mallet. Neste período, que compõe quatro anos, concluiu o Ensino Fundamental e Médio. No ano de 2010, ingressou no Seminário Maior São Josafat em Curitiba. Neste mesmo ano, na Faculdade São Basílio Magno – FASBAM, iniciou os estudos de Filosofia que foram concluídos no ano de 2012. No ano de 2013, na Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Theologicum, iniciou os estudos teológicos que foram concluídos no dia 2 de dezembro de 2016.

Sábado, dia 07 de janeiro de 2017, às 19 horas, na igreja Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Mallet, Juliano recebeu as ordens menores do acolitato e leitorado durante a Divina Liturgia presidida por Sua Excelência Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. Sua Ordenação Diaconal ocorreu no dia 12 de fevereiro de 2017, na Catedral de Curitiba, celebrada pelo Metropolita.

Na entrevista à Rádio Cidadão FM, concedida nas vésperas da solenidade de Ordenação Sacerdotal, o Diácono Juliano falou sobre a sua vocação e sobre sua longa caminhada rumo ao sacerdócio. Perguntado sobre a motivação, Juliano disse que desde criança, quando vinha para a missa com sua mãe, a figura do padre sempre lhe chamava atenção. A vocação foi amadurecendo junto aos familiares, no decorrer dos estudos na escola elementar e principalmente nos seminários em Mallet e Curitiba. “Todo o trabalho dos padres e das irmãs foi fazendo com que a minha vocação fosse amadurecendo, o que me fez abraçar com fé e certeza a minha vocação”, afirmou o Diácono.

Recepção

O tempo de treinamento diaconal passou rapidamente e chegou o dia escolhido para ordenação sacerdotal – 11 de junho, Domingo de Todos os Santos. A celebração teve um momento inicial de saudações por parte dos catequizandos, das lideranças paroquiais e do próprio Pároco, que falaram em ucraniano e português. Às 09h30min, a procissão dos celebrantes com 25 presbíteros saiu da casa paroquial e se firmou no portão de entrada ao pátio da igreja, onde os catequizandos, sob a coordenação das Irmãs Servas de Maria Imaculada, cantaram saudando o Arcebispo Metropolita e o Diácono Juliano e lhes entregaram buquês de flores. “És aquele que vem em nome de Jesus para fortalecer nosso espírito!”, disseram as crianças ao Arcebispo; e ao Diácono: “Olhamos para você e nossos corações emocionados se aceleram, porque és filho desta terra, aqui nasceu e cresceu e está sempre entre nós! Pedimos-lhe licença para dizer, que: é nosso! Estamos felizes pela graça de poder partilhar com você este momento solene e de grande alegria! Deus o criou, Jesus o chamou e o Espírito Santo hoje o confirma: sacerdote para sempre!”

A procissão prosseguiu até a entrada da igreja. Aqui, o Sr. Lourenço Muran proferiu um discurso de saudação, enfatizando o significado desta celebração: “Como pastor deste rebanho, sabemos que seus olhos estão sempre voltados para as nossas necessidades. Os nossos anseios tornam-se seus. Porém, o motivo hoje é muito mais especial; o senhor vem até esta comunidade para, em poucos instantes, através de suas mãos consagradas, diante do altar, ordenar sacerdote o Diácono Juliano: presente de Deus para a nossa comunidade e para a Metropolia”. O Presidente-Executivo Sr. Severo Glushka e sua Esposa Inez saudaram o Metropolita com pão e sal.

Tomando a palavra, o Pároco Irineu Vaselkoski encerrou a recepção com palavras de louvor a Deus pelo momento vivido. “Hoje vivemos um momento muito especial, celebramos a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus e hoje acolhemos Vossa Excelência, para impor as suas abençoadas mãos sobre este jovem Diácono, concedendo-lhe o dom do sacerdócio, para pastorear o rebanho de Cristo. Pedimos a vossa bênção e rezamos para que ele seja um ‘bom pastor’, pois um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina. A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do sacerdote, que em cada celebração eucarística o coloca vivo a nós, pleno de misericórdia, perdão e amor” pronunciou o Pároco.

Ordenação presbiteral

Fotos – Wilson Surmacz

Com a entoação das palavras do Salmo e incensamento do Diácono, o Arcebispo Metropolita adentrou a igreja abençoando o povo presente e se posicionou no meio da igreja. O Seminarista Samoel Hupolo fez uma introdução à celebração na qual apresentou uma rápida biografia do Diácono Juliano e deu-se início à Divina Liturgia.

Em sua homilia, seguindo a temática deste domingo, Dom Volodemer discorreu sobre a santidade em geral e depois focando a santidade presbiteral. “Por cumprirem funções específicas para o bem do Reino de Deus, da comunidade e da Igreja, algumas categorias de pessoas devem se esforçar muito mais em cultivar a santidade, a perfeição evangélica-cristã: religiosos e religiosas, todos os agentes de pastoral, catequistas, e, especialmente, os membros da hierarquia, bispos, diáconos e sacerdotes. Conhecemos o exemplo de santidade sacerdotal de São João Vianey, São Francisco de Sales e de muitos outros”, disse o pregador. Lembrou o ensinamento do Santo Papa João Paulo que diz que o sacerdote tem uma vocação “específica” à santidade. A afirmação do Concílio sobre o chamado de todos os fiéis à santidade “encontra particular aplicação no caso dos presbíteros: estes são chamados não só enquanto batizados, mas também e especificamente enquanto presbíteros, ou seja, por um título novo e de um modo original, derivado do sacramento da Ordem” (Pastores dabo vobis, 19). O Metropolita concluiu a homilia orando para que o neossacerdote Juliano seja agraciado e santificado no sacerdócio: “Toda a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, todo o povo de Deus aqui reunido, juntamente com sua Mãe e seus familiares, torce e reza para que você seja realizado e feliz no eterno sacerdócio de Cristo, sendo um instrumento de primeira categoria de sua graça salvadora e de sua santidade”.

Após a procissão com os Santos Dons e o Canto dos Querubins, procedeu-se o rito da Ordenação Presbiteral em que o Diácono Juliano pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolita e pela invocação do Espírito Santo tornou-se sacerdote de Cristo: “A graça divina que sempre purifica as imperfeições do homem e preenche as suas carências, consagra o digno e piedoso diácono Juliano, presbítero, oremos por ele, para que a abundância do espírito divino desça sobre ele, cantemos todos”.

O Vigário Geral e Pároco do Pinheiro Pe. Edison Luis Boiko fez o papel de arquidiácono. O Seminarista Michael Barbusa anunciou os passos rituais e fez as devidas explicações a fim de que os participantes à cerimônia pudessem acompanhar melhor e sintonizar-se com o sublime momento. Toda a cantoria litúrgica ficou por conta do Coral da Catedral São João Batista, sob a regência do maestro Sr. Leonardo Davibida. A Capela de Bandurristas Fialka também de Curitiba entoou algumas canções religiosas durante a Santa Comunhão. O Chanceler da Metropolia Pe. Basilio Koubetch, OSBM foi o mestre de cerimônia. Até o momento da ordenação o Diácono Juliano, juntamente com o Diácono Romeu Smach de Curitiba, serviu a celebração na função diaconal. Após a ordenação, o Diácono João Basniak, daqui mesmo de Mallet, assumiu seu lugar. O Subdiácono Clayton Martins Katerenhuk e os Seminaristas Maiores de Curitiba Michael Barbusa, Jairo Kutianski e Ivan Kernitski serviram de acólitos; Tiago Protexe alcançou o incenso. A celebração foi transmitida pela Rádio Educadora de União da Vitória e Rádio Studio W de Mallet, que é rádio e internet.

Foi uma solenidade realmente presbiteral, com a participação de muitos sacerdotes. Dos padres latinos estavam: Silvano Surmacz – Pároco da Catedral de União da Vitória, Evaldo Karpinski – Reitor do Seminário Maior de União da Vitória, Anderson Spegiorin – Reitor do Santuário Mariano Diocesano de Rio Claro do Sul, João Francisco Sichecki – Vigário Paroquial de São Mateus do Sul. Padres ucranianos: Edison Luis Boiko – Vigário Geral da Metropolia, Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, Edson Ternoski – Reitor do Seminário Maior de Curitiba, Mário Marinhuk, OSBM – Superior do Convento Basiliano de Curitiba, Joaquim Sedorowicz – Pároco da Catedral de Curitiba, Sérgio Hryniewicz – Pároco de Vera Guarani, Daniel Horodeski – Pároco de Canoinhas, Sérgio Chmil – Pároco de Pato Branco, Vassílio Burko Neto – Pároco de Dorizon, Josafá Firman – Pároco de União da Vitória, Josafat Roiko – Pároco de Reserva, Ricardo Mazurek Ternouski – Pároco de São Cristóvão, Luiz Pedro Polomanei – Pároco de Rio das Antas, Cristiano Lobas da Silva, OSBM – Pároco de Vila Iguaçu, Prudentópolis, Sérgio Baran Ivankio, OSBM – Superior do Convento de Ivaí

Antes da bênção final, o Arcebispo Metropolita cumprimentou especialmente o neossacerdote Juliano, sua Mãe Sirlei e familiares. Prestigiou todos os padres provenientes da região de Mallet, incluindo os latinos. Os seguintes oradores tomaram a palavra para cumprimentar o neossacerdote: Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM – Superior Provincial, Pe. Joaquim Sedorowicz – Pároco da Catedral de Curitiba, Pe. Levi Godoy – Pároco de Paulo Frontin (latino), Pe. Sérgio Chmil – Pároco de Pato Branco. A Capela de Bandurristas Fialka fez uma homenagem especial e entregou ao Pe. Juliano flores e presentes. Finalmente, o próprio neossacerdote tomou a palavra para fazer seus agradecimentos e colocou-se definitivamente a serviço da Metropolia: “Eis-me aqui, Senhor. Conduzi meus passos”, palavras colocadas nos folders, por ele pronunciadas e que constituem seu lema sacerdotal.

Festividade

Várias comunidades paroquiais se envolveram intensamente nos preparativos da Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus e na organização da celebração da Ordenação Sacerdotal do Diácono Juliano: Mallet, Rio Azul e Colônia 5, Lageado e alguns voluntários de outras comunidades.

Após a solene Divina Liturgia Pontifical, os familiares e convidados especiais foram recepcionados na sala nobre do Seminário São Josafat. Os visitantes em geral puderam almoçar no centro de eventos da paróquia.

Certamente, a pessoa que mais profundamente festeja e vivencia uma solenidade como a Ordenação Presbiteral de um filho é a mãe do sacerdote. E a Sra. Sirlei, Mãe do neossacerdote Juliano, disse durante a confraternização que hoje já está um pouco mais calma, mas que a felicidade e a emoção é muito grande, porque “é uma coisa muito boa que ele escolheu… eu sempre apoiei ele, no que pude ajudei desde o começo”. Ao ser perguntada sobre algum conselho a dar ao filho padre, ela recomendou muita oração e prometeu continuar rezando por ele “para que siga firme na sua vocação”.

Durante a tarde, a festa continuou com serviços de cozinha, diversos sorteios de prêmios e diversões populares.

Com temperatura bastante baixa, porque o inverno chegou de verdade, dia contribuiu com um sol radiante para completar ainda mais a alegria dos organizadores da belíssima solenidade.

Parabéns Metropolia! Parabéns Paróquia de Mallet! Parabéns Padre Juliano! Mnohaia lita!!!