Legru: última colônia da Paróquia São Basílio visitada pelo Metropolita

 

Aconteceu no dia 06 de agosto, dia em que celebramos a Festa da Transfiguração de Nosso Senhor, a Visita Canônica do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer OSBM à comunidade ucraniana do Legru, pertencente à Paróquia São Basílio Magno de União da Vitória.

Às 9.00hs, Dom Volodemer foi recepcionado em frente à igreja São João Batista por alguns membros do Conselho Administrativo Paroquial – CAP – para o início da visita. Juntamente com o presidente do CAP, Sr. Márcio Schipanski e demais membros, ele fez uma breve averiguação de toda a parte externa e interna da igreja, das dependências do pavilhão e também do cemitério.

Terminada a inspeção, aconteceu a verificação dos livros documentais, parabenizando-os pelo bom trabalho de preservação e assinalou-os com o carimbo da Visita Canônica.

Após este momento, o Arcebispo foi conduzido pelo Sr. Marcio Schipanski à casa da família do Sr. Ilineu Salvi e Sra. Lucia Czeczotko, onde foi servido o almoço. Nesta família há uma senhora de 103 anos, mãe da Sra. Lucia, Sra. Eudócia Czeczotko, que é natural de Prudentópolis e que ainda conserva uma boa memória.

Retornando para a igreja, o Metropolita fez mais algumas anotações sobre sua visita. Em seguida, teve início à recepção oficial ao Arcebispo. Paramentados, às 15.00hs, o Metropolita com o Pe. Josafá Firman saíram em procissão junto com o povo até a porta da igreja, onde aconteceram as saudações: primeiramente pelo Sr. André Pereima que fez a saudação em ucraniano; em seguida, a jovem Andressa Scambara Schipanski, em português. A menina Ana Julia Blatmann entregou flores ao Metropolita. Finalizando, o Pe. Josafá saudou o Arcebispo. Todo o povo presente saudou Dom Volodemer cantando Nai radie svit tzilei, uma canção a São João Batista, e adentraram a igreja. A Divina Liturgia foi cantada pela comunidade em geral, sob a direção das Ir. Alice Bartoski, SMI e Dorilde Chiarentin, SMI.

No final, foi feita a bênção das frutas e das sementes e uma pequena homenagem aos padres de todas as comunidades pela passagem do seu dia, e também ao Pe. Josafá e ao Arcebispo. O Sr. Márcio – Presidente-Executivo agradeceu ao Metropolita pelas palavras e pela visita. Alguns membros da comunidade tiraram fotos com o Arcebispo.

A visita terminou com uma pequena confraternização no centro de eventos, organizada pela comunidade à qual todos os presentes foram convidados.

Fotos:

  1. Casa da família do Sr. Ilineu Salvi e Sra. Lucia Czeczotko Salvi
  2. Ilineu Salvi, Sra. Eudocia Czeczotko, Dom Volodemer, RSa. Lucia Czeczotko Salvi
  3. Casa da família do Sr. Marcio Schipanski e Sra. Otilia Scambara Schipanski
  4. Otilia Scambara Schipanski, Sr. Marcio Schipanski, Andressa Scambara Schipanski, Dom Volodemer, Alessandra Scambara Schipanski, Amanda Scambara Schipanski, Gabriel Marcio Schipanski
  5. Recepção de Dom Volodemer
  6. Discurso – Sr. Andre Pereima
  7. Discurso – jovem Andressa Scambara Schipanski
  8. Pão e Sal – Sra. Otilia Scambara Schipanski e Sr. Marcio Schpanski
  9. Entrega das flores – Ana Julia Blatmann
  10. Discurso – Pe. Josafá Firman
  11. Homilia – Dom Volodemer
  12. Procissão com os Santos Dons
  13. Santa Comunhão
  14. Oração de bênção das frutas e sementes
  15. Bênção
  16. Homenagem ao dia do padre
  17. Conselho Administrativo Paroquial
  18. Lucia Czeczotko – coordenadora atual do Apostolado da Oração, Dom Volodemer, Sr. Andre Pereima – coordenador anterior
  19. Jovens da comunidade
  20. Confraternização