Juventude ucraniana reunida em Ponta Grossa

Sábado e domingo, dia 30 e 31 de janeiro de 2016, nas dependências da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor, realizou-se o 43º Congresso da Juventude Ucraniano Brasileira, cujo objetivo foi o de discutir os problemas que envolvem a identidade cultural dos descendentes de ucranianos no Brasil, numa tentativa de resgatar e preservar os valores que os identificam. “O nosso compromisso é, contando com a colaboração dos nossos assessores, conhecedores da nossa realidade histórica e cultural, nos enriquecer com o seu conhecimento e nos conscientizar da nossa realidade atual, visto que celebramos 125 anos da nossa imigração da Ucrânia para o Brasil”, anunciou o apresentador e animador do congresso Samuel Semchechen – o Samuca. Aproximadamente 200 jovens participaram do evento.

O congresso iniciou pouco depois das 9 horas com a composição da mesa de honra: Dom Volodemer Koubetch – Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista; Dom Meron Mazur – Bispo Eparca da Eparquia Imaculada Conceição; Pe. Metódio Techy, OSBM  – Pároco da Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor de Ponta Grossa; Basílio Novossad Neto – Presidente do 43º Congresso da Juventude Ucraniano Brasileira; Marcos Roberto Leão – Presidente da AJUB – Associação da Juventude Ucraniano Brasileira; Sr. Marcio Schirlo – Vereador da cidade de Ponta Grossa e que representou neste evento o Prefeito municipal Sr. Marcelo Rangel; Sr. Marcio Paulik – Deputado Estadual; Sr. Rostyslav Tronenko – Embaixador da Ucrânia no Brasil; Sr. Vitório Sorotiuk – Presidente da RCUB – Representação Central Ucraniano Brasileira.

A seguir, o jovem Basílio Novossad Neto, Presidente do congresso, declarou aberto o mesmo, e se fez a exposição das bandeiras do Brasil, Ucrânia, Paraná e Ponta Grossa, seguida da execução dos hinos nacionais brasileiro e ucraniano por uma banda de cinco jovens músicos ucranianos de Ponta Grossa.

O Arcebispo Volodemer e o Eparca Meron conduziram a oração e concederam a bênção inicial. Os componentes da mesa foram convidados a tomarem a palavra. Antes da saudação do Pároco, a Embaixatriz Fabiana Tronenko também fez uso da palavra.

O cineasta e ator Guto Pasko desenvolveu o tema principal do congresso: Identidade ucraniana nos 125 anos de presença no Brasil – Os desafios de se manter uma identidade cultural dentro de uma realidade multicultural.

Após o almoço, os participantes da mesa redonda debateram a questão da identidade ucraniana a partir de uma abordagem cultural, religiosa e sócio histórica. O cineasta Guto ficou com a perspectiva cultural, o professor Pe. Teodoro Hanicz, OSBM explanou a perspectiva religiosa e o professor Anderson Prado desenvolveu a perspectiva sócio histórica. Foram colocações muito procedentes para o momento religioso, social e cultural em que vive a Igreja Católica Ucraniana no Brasil e despertou o interesse dos jovens ouvintes, que, colocaram perguntas aos palestrantes e, após os trabalhos em grupos, relataram em plenário ideias e sugestões práticas para o cultivo dos valores, que garantirão a preservação das tradições e a continuidade da etnia ucraniana em solo brasileiro por muitos e muitos anos.

À tarde, os congressistas foram para os locais de alojamento e tiveram uma pausa para seus cuidados pessoais, retornando às 20 horas para o Momento Cultural em que Guto Pasko apresentou os trabalhos de filmagem de “Iván de volta ao passado”, seu filme lançado recentemente.

O jantar foi servido às 21 horas e, como em todos os congressos, houve também o momento de entretenimento animado pela equipe do Samuca.

Domingo, às 9 horas, foi celebrada a Divina Liturgia, presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e concelebrada por Dom Meron e pelos seguintes sacerdotes: Pe. Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa, Pe. Arcenio Krefer, OSBM – Administrador de Antonio Olinto, Pe. Melécio Kraiczyi, OSBM – Vigário Paroquial de Ponta Grosa, Pe. Cristiano Lobas Silva, OSBM – Vigário Paroquial de Roncador. O missionário Pe. Gregório Hunka, OSBM estava atendendo confissões. Em sua homilia, Dom Volodemer fez uma conclusão das reflexões sobre a identidade, trabalhando o conceito de ethos como morada do homem e usando a analogia da casa sabiamente construída sobre a rocha (Mt 7,24-29).

Às 11 horas, a AJUB teve sua programação dirigida pelo seu Presidente Marcos Roberto Leão. O Professor Clodogil Fabiano Ribeiro fez uma explanação sobre o Núcleo de Estados Eslavos da Unicentro, campus de Irati. O Sr. Felipo Nichetti – Executivo Nacional e o Sr. Oscar Victor Palmquist – Vice-presidente Nacional dos Escoteiros do Brasil, auxiliado pela escoteira voluntária Luana Todt, apresentaram o Movimento Escoteiro, o maior movimento educacional do mundo, e sua atuação específica em relação ao auxílio prestado pelos escoteiros brasileiros aos refugiados da guerra no leste da Ucrânia. Tendo o aval do Arcebispo Maior Dom Sviatoslav Schevchuk, do Arcebispo Metropolita Dom Volodemer e do Bispo Eparca Dom Meron, eles apresentaram ainda o projeto de implantação do movimento no âmbito da Metropolia São João Batista, incluindo a nova Eparquia. Foi decidido que o próximo congresso será em Cascavel.

Seguiram as considerações finais com palavras de agradecimento por parte do Presidente da AJUB, do Pároco de Ponta Grossa e do Presidente do congresso. Alguns jovens estavam fazendo a entrega dos certificados. Um pouco cansados, mas felizes por ter participado de um congresso muito bem organizado e proveitoso, os jovens almoçaram e aos poucos foram “pegando” a estrada de volta aos seus lares e comunidades.

Coragem jovens! A Metropolia confia em vocês!

FOTOS: Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor
1. Sr. Rostyslav Tronenko – Embaixador da Ucrânia no Brasil faz seu pronunciamento na abertura do congresso
2. Congressistas
3. Cineasta Guto Pasko em palestra
4. Congressistas
5. Mesa redonda com o Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, Prof. Anderson Prado e Cineasta Guto Pasko
6. Congressistas
7. Um dos 10 grupos de estudo
8. Exposição em plenário
9. Congressistas
10. Exposição em plenário
11. Paroquianos e congressistas durante a Divina Liturgia
12. Procissão com os Santos Dons
13. Celebrantes no final da Divina Liturgia
14. Grupo de trabalho da paróquia – organização geral
15. Grupo de trabalho da paróquia – carnes
16. Grupo de trabalho da paróquia – cozinheiras
17. Jovem de Cascavel anuncia que sua paróquia sediará o congresso de 2017
18. Presidente do congresso Basílio Novossad Neto faz seus agradecimentos
19. Ir. Anizia agradece pela homenagem recebida
20. Presidente-executivo Sr. João Broniski recebe homenagem de agradecimento