Jubileus Basilianos em Prudentópolis

 

Participar da celebração do jubileu de uma só pessoa já é confortante e animador. Essa vivência se duplica e triplica e vai aumentando quando várias pessoas comemoram datas importantes de suas vidas. Quanto trabalho, quanta luta e quanta superação! Testemunhos de vida! Foi o que aconteceu no dia 12 de novembro de 2015 na Igreja São Josafat de Prudentópolis. O Bispo Eparca da nova Eparquia Nossa Senhora Imaculada Conceição Dom Meron Mazur, OSBM celebrou seu Jubileu de Prata Sacerdotal e com ele os Padres Teodoro Hanicz, OSBM e Basilio Koubetch, OSBM também celebraram seus 25 anos de vida sacerdotal. O Pe. Marciano Pensak, OSBM não estava presente fisicamente, mas foram lembrados os 60 anos de seu sacerdócio. O Irmão João Korolhuk, OSBM comemorou 25 anos de vida consagrada. Com destaque mais do que merecido, os Padres Tarcísio Zaluski, OSBM e Januário Prestauski, OSBM foram homenageados pelo Jubileu de Ouro Sacerdotal – 50 anos de muita dedicação à Igreja por meio da Ordem Basiliana de São Josafat.

No dia anterior, os membros da Província São José estiveram reunidos em assembleia e à tarde rezaram a Lytia. Precedida pelas Matinas, a Divina Liturgia iniciou às 09:30 com a procissão de entrada, saindo da sacristia. O Pe. Antônio Roik Sobrinho, OSBM fez uma introdução, lembrando o Ano da Vida Consagrada e o grande valor de todos os consagrados, sobretudo de cada jubilando dentro da Ordem Basiliana e dentro da Igreja. Pediu orações pela união: “Neste dia tão importante para a Ordem Basiliana e para esta Paróquia, nós noviços, irmãos, diácono, padres e bispos, saudamos a todos aqui presentes e radiouvintes: sejam todos bem-vindos. Celebremos juntos na mesma intenção que rezava São Josafat e pela qual ele entregou sua vida – A UNIÃO DE TODOS OS CRISTÃOS”.

O Superior Geral Pe. Genésio Viomar, OSBM e o Superior Provincial Pe. Paulo Markiv, OSBM marcaram presença, concelebrando com os Jubilandos presentes. Outros aproximadamente 30 sacerdotes concelebraram a Divina Liturgia presidida por Dom Volodemer Koubetch, OSBM – Arcebispo Metropolita. Com a entoação das ektenias feitas pelo do Diácono Elton Estefano Wonsik, OSBM e a cantoria-resposta do Coral Paroquial São Josafat, dirigido pela Ir. Celina Sloboda, SMI, todo o povo cantou, e cantou muito bonito.

Em sua homilia, proferida um pouco em ucraniano e o desenvolvimento em português, Dom Volodemer lembrou a santidade multiforme do grande santo mártir São Josafat Kuntzevitch: santidade familiar cristã, monástica, sacerdotal, episcopal e santidade de martírio. Sobre sua santidade episcopal o Metropolita disse: “Trabalhou pela unidade com tal firmeza e brandura e também com tanto fruto que os próprios adversários o chamaram ‘conquistador de almas’. Seu trabalho ecumênico pela causa da união plena no âmbito da Igreja Católica tinha por objetivo apenas a verdade e o desejo de ir ao encontro do ideal proposto por Jesus no discurso de despedida durante a última ceia: para “que todos sejam um” (Jo 17,21), unidos numa única Igreja sob a direção do representante visível de Cristo na terra, São Pedro e seus sucessores. Por esta unidade, Josafat lutou toda a sua vida, morrendo como mártir”.

Ao final da celebração litúrgica, o Superior Provincial Paulo fez uso da palavra e lembrou brevemente a biografia de cada Jubilando, reconhecendo sua consagração e agradecendo pelos seus serviços à Província Basiliana e à Metropolia. Ele disse: “Em nome da Província São José dos Padres Basilianos no Brasil, agradeço aos senhores pela resposta que dais a Deus, no serviço dentro da Ordem Basiliana e da Igreja. Estamos cientes de que temos necessidade de membros competentes, capazes de responder com coragem e sabedoria aos desafios da sociedade e da Igreja atual. E os senhores estão nessa via”. Pe. Paulo lembrou especialmente o valor da família e da comunidade eclesial na questão vocacional: “Sabemos que, formar um padre ou um irmão, requer investimentos não só econômicos, mas investimentos a partir da força da fé nas famílias que incentivam a vocação a partir do seu meio; depois é que se soma o incentivo dos padres, irmãs, catequistas, grupos das igrejas e de todos os fiéis. Nesse sentido, agradeço de todo o coração para as famílias, irmãs, catequistas, aos grupos de jovens, do Apostolado e demais grupos das nossas igrejas, que seguidamente colaboram com pequenas quantias para as vocações. A vossa colaboração testemunha que um padre não é questão só da Ordem Basiliana, mas é questão da força da fé da comunidade na qual se participa e de todos nós juntos. O Bispo Dom Meron, os Padres Marciano, Tarcísio, Januário, Basílio, Teodoro e o Ir. João não caíram prontos, mas são consequência do sacrifício pessoal, das respectivas famílias e da comunidade de fé, que rezou e apoiou de muitas maneiras”.

Após o solene e altissonante “Mnohaia lita” cantado aos Jubilandos, foi feita a procissão em torno da histórica e arquitetônica igreja, com o alegre repicar dos sinos e da execução das canções em homenagem a São Josafat – renovador da Ordem Basiliana e Padroeiro da Paróquia.

“Ícone dos religiosos”, “estrela da santidade”, “padroeiro do ecumenismo”, “padroeiro da união entre ortodoxos e católicos”: que São Josafat seja a nossa luz e encorajamento em nossa caminhada em direção da perfeição cristã, da vida plena segundo o Evangelho do Reino, da santidade e da unidade! “Que todos sejam um” em Cristo, pelo poder do Espírito Santo!

Parabéns Dom Meron, Pe. Tarcísio, Pe. Januário, Pe. Teodoro, Pe. Basilio, Pe. Marciano e Irmão João! A Metropolia vos agradece por tudo! Mnohaia lita!

FOTOS: Pe. Walmor Szeremeta, OSBM