Jovens Servas de Maria Imaculada

Dia 8 de dezembro foi um dia muito especial para a Província São Miguel Arcanjo da Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Na Festa da Imaculada Conceição e exatamente no dia da abertura do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia pelo Santo Padre, duas jovens religiosas professaram os votos perpétuos e uma professou os primeiros votos.

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch, OSBM, sacerdotes, irmãs, noviças, pais e parentes, reunidos de manhã no saguão da Casa de Retiro Irmã Josafata Hordachevska em Ponta Grossa, seguindo ritual próprio, celebraram o início do Ano Santo da Misericórdia. Sob a direção das Irmãs Celina Sloboda e Maria Simone Dmeterco foram apresentados alguns símbolos do Ano Santo: cruz, vela acesa, ícone de Maria. Citando palavras do Papa Francisco no documento Misericordiae vultus, as irmãs locutoras explicaram a simbologia evangélica da porta: “Será então uma Porta de Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. A Porta Santa é um dos símbolos do Ano Santo, representa Jesus, a porta das ovelhas (cf. Jo 10,7). Quem quiser chegar a Deus, precisa passar por esta Porta: “Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14,6). Passar pela Porta Santa significa confessar que Jesus é o Senhor, assumindo a decisão de deixar para trás o pecado para entrar na vida nova que Ele nos deu com sua morte e ressurreição. “Entremos por ela”, concluíram as irmãs. A seguir, Dom Volodemer abriu a porta da capela com uma cruz e todos a adentraram cantando hinos religiosos.

Após a introdução feita pela Ir. Celina, foi dado início à Divina Liturgia durante a qual, após os tropários, aconteceu a cerimônia da profissão dos votos: Ir. Ana Claudia Stibor fez os primeiros votos e as Irmãs Inez Gorete Kinal e Marta Antonio professaram os votos perpétuos. Ir. Celina pediu orações pelas jovens professantes: “Vamos rezar pela fidelidade delas no caminho escolhido – seguir Jesus e trabalhar na sua messe, segundo o carisma da Bem-Aventurada Josafata. Louvamos a Deus pelo ‘sim’ de cada irmã pedindo a intercessão da Virgem Maria e Bem-Aventurada Madre Josafata, pela fidelidade e santidade de suas vocações. E que esse momento suscite muitas vocações religiosas”.

A homilia do Arcebispo Metropolita abordou o Ano da Misericórdia, as obras concretas de misericórdia corporal e espiritual e expôs algumas passagens de Santo Afonso Maria de Ligório sobre Maria Santíssima como exemplo máximo de misericórdia. O Santo utilizou símbolos e metáforas do amor matrimonial descrito no Cântico dos Cânticos, que é uma série de poemas sobre o amor mútuo de um amado e de uma amada e também citou frases de outros santos e santas. Leia-se, por exemplo, a frase seguinte: “Deus, que é amor, veio ao mundo para acender em todos a chama do seu divino amor; mas nenhum coração ficou tão abrasado como o Coração de sua Mãe, o qual, sendo todo puro dos afetos terrenos, estava todo disposto para arder neste santo fogo. Por isso o Coração de Maria se tornou todo fogo e chamas, como se lê nos Cântico dos Cânticos: “As suas lâmpadas são umas lâmpadas de fogo e de chamas” (8,6). Fogo, ardendo interiormente, como explica Santo Anselmo, e chamas, resplandecendo para fora com o exercício das virtudes”.

Além dos pais, padrinhos e parentes das jovens religiosas, a bela celebração contou com a participação dos seguintes sacerdotes: Pe. Valmor Szeremeta, OSBM – Prudentópolis, Pe. Sérgio Hriniewicz – Pároco de Vera Guarani, Pe. Paulo Markiv, OSBM – Superior Provincial, Pe. Basilio Koubetch, OSBM – Pregador do Retiro e Pe. Metódio Techy, OSBM – Pároco de Ponta Grossa.

Maria Santíssima, pelo seu grande amor a Deus, interceda junto a seu Filho a fim de que Ele conceda todas as bênçãos necessárias para as novas religiosas e a todas as Irmãs Servas da Província São Miguel Arcanjo!